Cenários imersivos de aprendizagem: a construção do conhecimento em ambientes de pós-graduação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corcini, Luiz Fernando
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional Uninter
Texto Completo: https://repositorio.uninter.com/handle/1/65
Resumo: Está sobejamente comprovado que as NTICs (Novas Tecnologias da Informação e Comunicação) exigem dos educadores e docentes novas posturas e metodologias. Os jovens digitais almejam por respostas mais rápidas para as suas ações; contextualização, objetividade e aplicabilidade nos assuntos tratados em sala de aula; interação e conectividade com seus pares e preferem aprender fazendo. Isso requer dos docentes uma postura diferente, um esforço de renovação tanto na didática aplicada quanto na utilização de novas técnicas de ensino, passando de simples transmissores de conteúdo para emancipadores de conhecimento. Esses pressupostos orientam o projeto da criação de um Ambiente Virtual Imersivo - 3D Gamificado (AVI-3DG), que utiliza uma plataforma de servidor open-source para hospedagem de mundos virtuais. A interface do AVI-3DG com o STI se dará mediante um servidor web e para o armazenamento dos dados será utilizada o banco de dados relacional. Nesse AVI-3DG o discente terá a possibilidade de explorar um campus virtual, com salas de atividades (que seguem as exigências curriculares), biblioteca (documentos, links, vídeos, sites, jogos), sala de estudo, ambientes de interação e de codesign em que o mesmo será constantemente desafiado a resolver tarefas, realizar ou completar pesquisas, apresentar propostas, entre outras. Como resultado espera-se um produto que estimule a curiosidade e direcione a resolução de tarefas para despertar e manter o interesse do estudante em seu caminho no processo de aprendizado, superando suas limitações e atingindo os objetivos propostos.
id UNINTER-3_71bbf939471feecf93e3dcd7d0fd0f09
oai_identifier_str oai:repositorio.uninter.com:1/65
network_acronym_str UNINTER-3
network_name_str Repositório Institucional Uninter
repository_id_str
spelling Corcini, Luiz FernandoMoser, AlvinoLeite, Álvaro EmilioMedeiros, Luciano Frontino de2018-08-02T14:03:19Z2018-08-02T14:03:19Z2016https://repositorio.uninter.com/handle/1/65Está sobejamente comprovado que as NTICs (Novas Tecnologias da Informação e Comunicação) exigem dos educadores e docentes novas posturas e metodologias. Os jovens digitais almejam por respostas mais rápidas para as suas ações; contextualização, objetividade e aplicabilidade nos assuntos tratados em sala de aula; interação e conectividade com seus pares e preferem aprender fazendo. Isso requer dos docentes uma postura diferente, um esforço de renovação tanto na didática aplicada quanto na utilização de novas técnicas de ensino, passando de simples transmissores de conteúdo para emancipadores de conhecimento. Esses pressupostos orientam o projeto da criação de um Ambiente Virtual Imersivo - 3D Gamificado (AVI-3DG), que utiliza uma plataforma de servidor open-source para hospedagem de mundos virtuais. A interface do AVI-3DG com o STI se dará mediante um servidor web e para o armazenamento dos dados será utilizada o banco de dados relacional. Nesse AVI-3DG o discente terá a possibilidade de explorar um campus virtual, com salas de atividades (que seguem as exigências curriculares), biblioteca (documentos, links, vídeos, sites, jogos), sala de estudo, ambientes de interação e de codesign em que o mesmo será constantemente desafiado a resolver tarefas, realizar ou completar pesquisas, apresentar propostas, entre outras. Como resultado espera-se um produto que estimule a curiosidade e direcione a resolução de tarefas para despertar e manter o interesse do estudante em seu caminho no processo de aprendizado, superando suas limitações e atingindo os objetivos propostos.It is widely proven that the NICTs (New Information and Communication Technologies) require educators and teacher’s new attitudes and methodologies. Digital youth crave for faster response to their actions; contextualization, objectivity and applicability in the subject matter in the classroom; connectivity and interaction with their peers and they prefer the doing-based learning. This requires a different approach, an effort of renewal in applied teaching and in the use of new teaching techniques in education process, to transform the teacher from a simple transmitter of content to an emancipator of knowledge. These assumptions guide the project of creating a gamified 3D virtual learning environment that uses an open-source server platform for hosting virtual worlds. The 3D virtual learning environment’s interface to the ITS will be done by a web server and for data storage will used a relational database. In this 3D Gamified and Virtual Environment the student will be able to explore a virtual campus, with activity rooms (that follow the curriculum requirements), library (documents, links, videos, websites, games), study room, interaction environments and codesign and he (the student) will be constantly challenged to solve tasks, carry out or complete the surveys, submit proposals, among others tasks. As a result, a product that stimulates curiosity and directs the task resolution is expected to awaken and keep the student's interest in the learning process, overcoming its limitations and reaching the proposed goals.123 f.application/pdfJogos eletrônicosRealidade virtual na educaçãoSistemas de indicação visual tridimensionalInteligência artificialTecnologia educacionalInovações educacionaisCenários imersivos de aprendizagem: a construção do conhecimento em ambientes de pós-graduação.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCentro Universitário Internacional UninterPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e ExtensãoCuritiba/PR2016Mestrado Profissional em Educação e Novas TecnologiasMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional Uninterinstname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)instacron:UNINTERORIGINALLUIZ-FERNANDO-CORCINI.pdfLUIZ-FERNANDO-CORCINI.pdfCenários imersivos de aprendizagem: a construção do conhecimento em ambientes de pós-graduação.application/pdf4754328https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/65/1/LUIZ-FERNANDO-CORCINI.pdfb219495ff6e31854686f5d631ccda856MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81824https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/65/2/license.txt2e7759ff8e68ded7b971b4e386cd3852MD52TEXTLUIZ-FERNANDO-CORCINI.pdf.txtLUIZ-FERNANDO-CORCINI.pdf.txtExtracted texttext/plain217260https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/65/3/LUIZ-FERNANDO-CORCINI.pdf.txt08a794795457bf4d29b74bf2193cbea8MD53THUMBNAILLUIZ-FERNANDO-CORCINI.pdf.jpgLUIZ-FERNANDO-CORCINI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1160https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/65/4/LUIZ-FERNANDO-CORCINI.pdf.jpg857f3f1a3fbbab4252e75d23631fb4b3MD541/652022-03-21 19:58:17.293oai:repositorio.uninter.com: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ório Institucionalhttps://repositorio.uninter.com/oai/requestopendoar:2022-03-21T22:58:17falseRepositório Institucionalhttps://repositorio.uninter.com/oai/requestopendoar:2022-03-21T22:58:17Repositório Institucional Uninter - Centro Universitário Internacional (UNINTER)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cenários imersivos de aprendizagem: a construção do conhecimento em ambientes de pós-graduação.
title Cenários imersivos de aprendizagem: a construção do conhecimento em ambientes de pós-graduação.
spellingShingle Cenários imersivos de aprendizagem: a construção do conhecimento em ambientes de pós-graduação.
Corcini, Luiz Fernando
Jogos eletrônicos
Realidade virtual na educação
Sistemas de indicação visual tridimensional
Inteligência artificial
Tecnologia educacional
Inovações educacionais
title_short Cenários imersivos de aprendizagem: a construção do conhecimento em ambientes de pós-graduação.
title_full Cenários imersivos de aprendizagem: a construção do conhecimento em ambientes de pós-graduação.
title_fullStr Cenários imersivos de aprendizagem: a construção do conhecimento em ambientes de pós-graduação.
title_full_unstemmed Cenários imersivos de aprendizagem: a construção do conhecimento em ambientes de pós-graduação.
title_sort Cenários imersivos de aprendizagem: a construção do conhecimento em ambientes de pós-graduação.
author Corcini, Luiz Fernando
author_facet Corcini, Luiz Fernando
author_role author
dc.contributor.referee.pt_BR.fl_str_mv Moser, Alvino
Leite, Álvaro Emilio
dc.contributor.author.fl_str_mv Corcini, Luiz Fernando
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medeiros, Luciano Frontino de
contributor_str_mv Medeiros, Luciano Frontino de
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos eletrônicos
Realidade virtual na educação
Sistemas de indicação visual tridimensional
Inteligência artificial
Tecnologia educacional
Inovações educacionais
topic Jogos eletrônicos
Realidade virtual na educação
Sistemas de indicação visual tridimensional
Inteligência artificial
Tecnologia educacional
Inovações educacionais
description Está sobejamente comprovado que as NTICs (Novas Tecnologias da Informação e Comunicação) exigem dos educadores e docentes novas posturas e metodologias. Os jovens digitais almejam por respostas mais rápidas para as suas ações; contextualização, objetividade e aplicabilidade nos assuntos tratados em sala de aula; interação e conectividade com seus pares e preferem aprender fazendo. Isso requer dos docentes uma postura diferente, um esforço de renovação tanto na didática aplicada quanto na utilização de novas técnicas de ensino, passando de simples transmissores de conteúdo para emancipadores de conhecimento. Esses pressupostos orientam o projeto da criação de um Ambiente Virtual Imersivo - 3D Gamificado (AVI-3DG), que utiliza uma plataforma de servidor open-source para hospedagem de mundos virtuais. A interface do AVI-3DG com o STI se dará mediante um servidor web e para o armazenamento dos dados será utilizada o banco de dados relacional. Nesse AVI-3DG o discente terá a possibilidade de explorar um campus virtual, com salas de atividades (que seguem as exigências curriculares), biblioteca (documentos, links, vídeos, sites, jogos), sala de estudo, ambientes de interação e de codesign em que o mesmo será constantemente desafiado a resolver tarefas, realizar ou completar pesquisas, apresentar propostas, entre outras. Como resultado espera-se um produto que estimule a curiosidade e direcione a resolução de tarefas para despertar e manter o interesse do estudante em seu caminho no processo de aprendizado, superando suas limitações e atingindo os objetivos propostos.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-02T14:03:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-02T14:03:19Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uninter.com/handle/1/65
url https://repositorio.uninter.com/handle/1/65
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 123 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional Uninter
instname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)
instacron:UNINTER
instname_str Centro Universitário Internacional (UNINTER)
instacron_str UNINTER
institution UNINTER
reponame_str Repositório Institucional Uninter
collection Repositório Institucional Uninter
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/65/1/LUIZ-FERNANDO-CORCINI.pdf
https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/65/2/license.txt
https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/65/3/LUIZ-FERNANDO-CORCINI.pdf.txt
https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/65/4/LUIZ-FERNANDO-CORCINI.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b219495ff6e31854686f5d631ccda856
2e7759ff8e68ded7b971b4e386cd3852
08a794795457bf4d29b74bf2193cbea8
857f3f1a3fbbab4252e75d23631fb4b3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional Uninter - Centro Universitário Internacional (UNINTER)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809270231362699264