Escola inclusiva e autismo: saberes e práticas educativas para a alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Liliane
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional Uninter
Texto Completo: https://repositorio.uninter.com/handle/1/1678
Resumo: As pessoas com transtorno do espectro do autismo, apresentam comprometimento na linguagem e na interação social. Ambos fatores, são percebidos como elementos significativos para a comunicação clara e objetiva e, tais situações comunicacionais, estão relacionadas com a aprendizagem, bem como com a alfabetização, cenário desse estudo. Para a superação desse comprometimento, é relevante a criação de um ambiente inclusivo que favoreça o desenvolvimento da aprendizagem, e a superação das limitações. Essa pesquisa, intitulada “Escola Inclusiva e autismo:saberes e práticas educativas”, explora informações e dados que permitem a compreensão de elementos necessários para propiciar esse ambiente escolar de aprendizagem. O referente estudo apresenta como objetivo geral, refletir o processo de alfabetização de crianças com autismo, dentro de uma classe regular e, como objetivos específicos, identificar como a criança autista aprende, discutir o papel do professor no processo de ensino aprendizagem e como mediador de inclusão. A pesquisa se justifica na necessidade de propiciar conhecimento, por meio de informações acerca do espectro do autismo e sua aprendizagem, tanto para as instituições de ensino quanto para a sociedade. Nessa perspectiva, a pesquisa se volta para a metodologia bibliográfica, embasada em Valle (2013), Brites (2019) e na lei de diretrizes e bases da educação nacional (2018), e política nacional de proteção dos direitos da pessoa com transtorno do Espectro Autista (2012). Acreditamos, como possíveis resultados que há uma defasagem nesse movimento educacional e de construção de desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes do espectro do autismo, mesmo com a existência da legislação específica para esse público. Para que ocorra um processo significativo de inclusão do público alvo da educação especial e inclusiva, sobretudo do espectro do autismo, se faz necessário mudanças inclusivas e significativas que partam do âmbito educacional, como uma ruptura dos paradigmas educacionais e capacitação dos professores e demais envolvidos no processo.
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