Influência do lean Six SIGMA - aumento da capacidade de produção na linha da travessa do kwid
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional Uninter |
Texto Completo: | https://repositorio.uninter.com/handle/1/1510 |
Resumo: | Este projeto tem como base a filosofia de melhoria contínua em processos de produção, inspirada no Sistema Toyota de Produção e no Lean Manufacturing. A abordagem Lean Six Sigma, combinando os princípios de Lean e Six Sigma, é adotada para aumentar a capacidade de produção na linha da Travessa do Kwid da Magna em São José dos Pinhais – PR. O objetivo geral é elevar a capacidade da linha de 26 para 35 peças por hora em seis meses, alinhado com a previsão de demanda positiva até 2028. A metodologia DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Implementar, Controlar) é aplicada, envolvendo colaboradores de toda a fábrica e o time de melhoria contínua. A análise inicial revela desequilíbrios e gargalos na OP 30/40, sendo o foco principal. O uso de ferramentas como o Diagrama de Pareto, Teste de Normalidade, Brainstorming, 5 Porquês e QFD identifica causas raízes, como a falta de robôs e espaço, orientando as ações de implementação. A implementação inclui a criação da OP 10/20, redistribuição de postos, reorganização do layout e otimização do abastecimento de componentes. Após as melhorias, a capacidade da linha sobe para 41 peças por hora, superando a meta estabelecida. Os indicadores de CP e CPK também apresentam melhorias significativas. Os resultados incluem um aumento de 58% na capacidade de produção anual, gerando um saving de R$ 547.272,70 por ano. A implementação da Carta de Controle assegura o controle estatístico do processo, com análises constantes para manter a qualidade e a eficiência. Além dos ganhos financeiros, a iniciativa também contempla melhorias no ambiente de trabalho, visando a limpeza e a estética da linha de produção. Em resumo, o projeto demonstra uma abordagem abrangente para aprimorar a eficiência, qualidade e capacidade de produção, resultando em benefícios tangíveis para a empresa Magna. |
id |
UNINTER-3_96493b15b0157a0e7d1c05537b586ef5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uninter.com:1/1510 |
network_acronym_str |
UNINTER-3 |
network_name_str |
Repositório Institucional Uninter |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Flávio Delgado daTratz, Renan RodriguesSilva, Lucas Vieira daSeixas, Emerson da Silva2024-01-30T11:43:01Z2024-01-30T11:43:01Z2023https://repositorio.uninter.com/handle/1/1510Este projeto tem como base a filosofia de melhoria contínua em processos de produção, inspirada no Sistema Toyota de Produção e no Lean Manufacturing. A abordagem Lean Six Sigma, combinando os princípios de Lean e Six Sigma, é adotada para aumentar a capacidade de produção na linha da Travessa do Kwid da Magna em São José dos Pinhais – PR. O objetivo geral é elevar a capacidade da linha de 26 para 35 peças por hora em seis meses, alinhado com a previsão de demanda positiva até 2028. A metodologia DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Implementar, Controlar) é aplicada, envolvendo colaboradores de toda a fábrica e o time de melhoria contínua. A análise inicial revela desequilíbrios e gargalos na OP 30/40, sendo o foco principal. O uso de ferramentas como o Diagrama de Pareto, Teste de Normalidade, Brainstorming, 5 Porquês e QFD identifica causas raízes, como a falta de robôs e espaço, orientando as ações de implementação. A implementação inclui a criação da OP 10/20, redistribuição de postos, reorganização do layout e otimização do abastecimento de componentes. Após as melhorias, a capacidade da linha sobe para 41 peças por hora, superando a meta estabelecida. Os indicadores de CP e CPK também apresentam melhorias significativas. Os resultados incluem um aumento de 58% na capacidade de produção anual, gerando um saving de R$ 547.272,70 por ano. A implementação da Carta de Controle assegura o controle estatístico do processo, com análises constantes para manter a qualidade e a eficiência. Além dos ganhos financeiros, a iniciativa também contempla melhorias no ambiente de trabalho, visando a limpeza e a estética da linha de produção. Em resumo, o projeto demonstra uma abordagem abrangente para aprimorar a eficiência, qualidade e capacidade de produção, resultando em benefícios tangíveis para a empresa Magna.application/pdfSistema Toyota de ProduçãoLean ManufacturingLean Six SigmaInfluência do lean Six SIGMA - aumento da capacidade de produção na linha da travessa do kwidinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCentro Internacional UninterEscola Superior PolitécnicaCuritiba/Paraná2023Engenharia da ProduçãoGraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional Uninterinstname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)instacron:UNINTERORIGINAL2023-6-LUCAS VIEIRA DA SILVA^G(RU 2588339) RENAN RODRIGUES TRATZ (RU 2603075) FLÁVIO DELGADO DA SILVA (RU 2619028) - CuritibaPR.pdf2023-6-LUCAS VIEIRA DA SILVA^G(RU 2588339) RENAN RODRIGUES TRATZ (RU 2603075) FLÁVIO DELGADO DA SILVA (RU 2619028) - CuritibaPR.pdfapplication/pdf2068312https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/1510/1/2023-6-LUCAS%20VIEIRA%20DA%20SILVA%5eG%28RU%202588339%29%20RENAN%20RODRIGUES%20TRATZ%20%28RU%202603075%29%20%20FL%c3%81VIO%20DELGADO%20DA%20SILVA%20%28RU%202619028%29%20-%20CuritibaPR.pdf65be6229dc6b93ef33814245322313d7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81824https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/1510/2/license.txt2e7759ff8e68ded7b971b4e386cd3852MD52TEXT2023-6-LUCAS VIEIRA DA SILVA^G(RU 2588339) RENAN RODRIGUES TRATZ (RU 2603075) FLÁVIO DELGADO DA SILVA (RU 2619028) - CuritibaPR.pdf.txt2023-6-LUCAS VIEIRA DA SILVA^G(RU 2588339) RENAN RODRIGUES TRATZ (RU 2603075) FLÁVIO DELGADO DA SILVA (RU 2619028) - CuritibaPR.pdf.txtExtracted texttext/plain37345https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/1510/3/2023-6-LUCAS%20VIEIRA%20DA%20SILVA%5eG%28RU%202588339%29%20RENAN%20RODRIGUES%20TRATZ%20%28RU%202603075%29%20%20FL%c3%81VIO%20DELGADO%20DA%20SILVA%20%28RU%202619028%29%20-%20CuritibaPR.pdf.txtc4808040630ad2df17ddc56eb1ddb8b5MD53THUMBNAIL2023-6-LUCAS VIEIRA DA SILVA^G(RU 2588339) RENAN RODRIGUES TRATZ (RU 2603075) FLÁVIO DELGADO DA SILVA (RU 2619028) - CuritibaPR.pdf.jpg2023-6-LUCAS VIEIRA DA SILVA^G(RU 2588339) RENAN RODRIGUES TRATZ (RU 2603075) FLÁVIO DELGADO DA SILVA (RU 2619028) - CuritibaPR.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1600https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/1510/4/2023-6-LUCAS%20VIEIRA%20DA%20SILVA%5eG%28RU%202588339%29%20RENAN%20RODRIGUES%20TRATZ%20%28RU%202603075%29%20%20FL%c3%81VIO%20DELGADO%20DA%20SILVA%20%28RU%202619028%29%20-%20CuritibaPR.pdf.jpgf61f0ff131e860c6d8f396112bff4449MD541/15102024-01-30 09:00:21.747oai:repositorio.uninter.com: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ório Institucionalhttps://repositorio.uninter.com/oai/requestopendoar:2024-01-30T12:00:21falseRepositório Institucionalhttps://repositorio.uninter.com/oai/requestopendoar:2024-01-30T12:00:21Repositório Institucional Uninter - Centro Universitário Internacional (UNINTER)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Influência do lean Six SIGMA - aumento da capacidade de produção na linha da travessa do kwid |
title |
Influência do lean Six SIGMA - aumento da capacidade de produção na linha da travessa do kwid |
spellingShingle |
Influência do lean Six SIGMA - aumento da capacidade de produção na linha da travessa do kwid Silva, Flávio Delgado da Sistema Toyota de Produção Lean Manufacturing Lean Six Sigma |
title_short |
Influência do lean Six SIGMA - aumento da capacidade de produção na linha da travessa do kwid |
title_full |
Influência do lean Six SIGMA - aumento da capacidade de produção na linha da travessa do kwid |
title_fullStr |
Influência do lean Six SIGMA - aumento da capacidade de produção na linha da travessa do kwid |
title_full_unstemmed |
Influência do lean Six SIGMA - aumento da capacidade de produção na linha da travessa do kwid |
title_sort |
Influência do lean Six SIGMA - aumento da capacidade de produção na linha da travessa do kwid |
author |
Silva, Flávio Delgado da |
author_facet |
Silva, Flávio Delgado da Tratz, Renan Rodrigues Silva, Lucas Vieira da |
author_role |
author |
author2 |
Tratz, Renan Rodrigues Silva, Lucas Vieira da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Flávio Delgado da Tratz, Renan Rodrigues Silva, Lucas Vieira da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Seixas, Emerson da Silva |
contributor_str_mv |
Seixas, Emerson da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistema Toyota de Produção Lean Manufacturing Lean Six Sigma |
topic |
Sistema Toyota de Produção Lean Manufacturing Lean Six Sigma |
description |
Este projeto tem como base a filosofia de melhoria contínua em processos de produção, inspirada no Sistema Toyota de Produção e no Lean Manufacturing. A abordagem Lean Six Sigma, combinando os princípios de Lean e Six Sigma, é adotada para aumentar a capacidade de produção na linha da Travessa do Kwid da Magna em São José dos Pinhais – PR. O objetivo geral é elevar a capacidade da linha de 26 para 35 peças por hora em seis meses, alinhado com a previsão de demanda positiva até 2028. A metodologia DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Implementar, Controlar) é aplicada, envolvendo colaboradores de toda a fábrica e o time de melhoria contínua. A análise inicial revela desequilíbrios e gargalos na OP 30/40, sendo o foco principal. O uso de ferramentas como o Diagrama de Pareto, Teste de Normalidade, Brainstorming, 5 Porquês e QFD identifica causas raízes, como a falta de robôs e espaço, orientando as ações de implementação. A implementação inclui a criação da OP 10/20, redistribuição de postos, reorganização do layout e otimização do abastecimento de componentes. Após as melhorias, a capacidade da linha sobe para 41 peças por hora, superando a meta estabelecida. Os indicadores de CP e CPK também apresentam melhorias significativas. Os resultados incluem um aumento de 58% na capacidade de produção anual, gerando um saving de R$ 547.272,70 por ano. A implementação da Carta de Controle assegura o controle estatístico do processo, com análises constantes para manter a qualidade e a eficiência. Além dos ganhos financeiros, a iniciativa também contempla melhorias no ambiente de trabalho, visando a limpeza e a estética da linha de produção. Em resumo, o projeto demonstra uma abordagem abrangente para aprimorar a eficiência, qualidade e capacidade de produção, resultando em benefícios tangíveis para a empresa Magna. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-01-30T11:43:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-01-30T11:43:01Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uninter.com/handle/1/1510 |
url |
https://repositorio.uninter.com/handle/1/1510 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional Uninter instname:Centro Universitário Internacional (UNINTER) instacron:UNINTER |
instname_str |
Centro Universitário Internacional (UNINTER) |
instacron_str |
UNINTER |
institution |
UNINTER |
reponame_str |
Repositório Institucional Uninter |
collection |
Repositório Institucional Uninter |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/1510/1/2023-6-LUCAS%20VIEIRA%20DA%20SILVA%5eG%28RU%202588339%29%20RENAN%20RODRIGUES%20TRATZ%20%28RU%202603075%29%20%20FL%c3%81VIO%20DELGADO%20DA%20SILVA%20%28RU%202619028%29%20-%20CuritibaPR.pdf https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/1510/2/license.txt https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/1510/3/2023-6-LUCAS%20VIEIRA%20DA%20SILVA%5eG%28RU%202588339%29%20RENAN%20RODRIGUES%20TRATZ%20%28RU%202603075%29%20%20FL%c3%81VIO%20DELGADO%20DA%20SILVA%20%28RU%202619028%29%20-%20CuritibaPR.pdf.txt https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/1510/4/2023-6-LUCAS%20VIEIRA%20DA%20SILVA%5eG%28RU%202588339%29%20RENAN%20RODRIGUES%20TRATZ%20%28RU%202603075%29%20%20FL%c3%81VIO%20DELGADO%20DA%20SILVA%20%28RU%202619028%29%20-%20CuritibaPR.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
65be6229dc6b93ef33814245322313d7 2e7759ff8e68ded7b971b4e386cd3852 c4808040630ad2df17ddc56eb1ddb8b5 f61f0ff131e860c6d8f396112bff4449 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional Uninter - Centro Universitário Internacional (UNINTER) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809270232802394112 |