Proposta de desenvolvimento de instrumento de aplicação de atividades gamificadas para disciplinas do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sobreiro, Jason Antonio Pedroso
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional Uninter
Texto Completo: https://repositorio.uninter.com/handle/1/130
Resumo: Considerando que a desmotivação dos alunos em sala de aula no ensino superior é um dos grandes desafios que os professores sempre enfrentaram, torna-se, mais do que nunca, necessário buscar alternativas que possibilitem aos docentes engajar e motivar seus alunos em tempos de era da informação. Apresentaremos neste trabalho uma das chamadas metodologias diferenciadas como alternativa à solução deste problema, a gamificação, que consiste no uso de elementos de jogos em situações de não-jogo. Para tanto, iniciaremos esta pesquisa analisando as possíveis definições do que pode ser considerado um “jogo”. Em seguida, analisamos quais elementos de jogos que podem estar inseridos em atividades gamificadas para então debatermos sobre como a gamificação pode contribuir para melhorar o engajamento e motivação dos alunos em sala de aula. A partir destas análises, apresentaremos a proposta de desenvolvimento de um instrumento de aplicação de atividades gamificadas para a aplicação em disciplinas do ensino superior com objetivo de melhorar a dinâmica das aulas e contribuir para o aumento da motivação dos alunos na realização das atividades propostas. Como resultado, espera-se que esta proposta atinja seu objetivo e consiga manter o interesse do aluno na disciplina em que for aplicada e contribua de forma impactante na construção do seu conhecimento.
id UNINTER-3_b211a2c83f22f0061fe6d119d50fded2
oai_identifier_str oai:repositorio.uninter.com:1/130
network_acronym_str UNINTER-3
network_name_str Repositório Institucional Uninter
repository_id_str
spelling Sobreiro, Jason Antonio PedrosoMattar Neto, João AugustoDubiela, Rafael PereiraSantos, Rodrigo Otávio dos2018-11-19T14:09:01Z2018-11-19T14:09:01Z2017https://repositorio.uninter.com/handle/1/130Considerando que a desmotivação dos alunos em sala de aula no ensino superior é um dos grandes desafios que os professores sempre enfrentaram, torna-se, mais do que nunca, necessário buscar alternativas que possibilitem aos docentes engajar e motivar seus alunos em tempos de era da informação. Apresentaremos neste trabalho uma das chamadas metodologias diferenciadas como alternativa à solução deste problema, a gamificação, que consiste no uso de elementos de jogos em situações de não-jogo. Para tanto, iniciaremos esta pesquisa analisando as possíveis definições do que pode ser considerado um “jogo”. Em seguida, analisamos quais elementos de jogos que podem estar inseridos em atividades gamificadas para então debatermos sobre como a gamificação pode contribuir para melhorar o engajamento e motivação dos alunos em sala de aula. A partir destas análises, apresentaremos a proposta de desenvolvimento de um instrumento de aplicação de atividades gamificadas para a aplicação em disciplinas do ensino superior com objetivo de melhorar a dinâmica das aulas e contribuir para o aumento da motivação dos alunos na realização das atividades propostas. Como resultado, espera-se que esta proposta atinja seu objetivo e consiga manter o interesse do aluno na disciplina em que for aplicada e contribua de forma impactante na construção do seu conhecimento.Since student’s lack of motivation during graduation classes is a big and contemporary challenge that teachers face, it’s crucial, more than ever, looking for alternatives that motivates and engages students amidst this age of information. In this study, we’ll introduce a distinct methodology as an alternative solution to the issue: gamification, which consists in using gaming elements in non-game situations. For that matter, we’ll start this research by analyzing possible definitions of what can be considered a “game”. Subsequently, evaluating which type of gaming elements can be introduced to gamified activities, and with regard to all that, debate about how much can gamification contribute and increase student’s involvement and motivation during classes. From those analysis, we’ll propose the development of an application instrument for gamified activities, aiming its use towards subjects in graduation, to increase student’s motivation when working on designated activities. As a result, it’s expected that the proposal reaches its goal, keeping the student’s appeal to the subject, and greatly impacting their knowledge’s growth.118 f.application/pdfJogos educativosMotivação na educaçãoEnsino Superior - MetodologiaTecnologia educacionalInovações educacionaisProposta de desenvolvimento de instrumento de aplicação de atividades gamificadas para disciplinas do ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCentro Universitário Internacional UninterPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e ExtensãoCuritiba/PR2017Mestrado Profissional em Educação e Novas TecnologiasMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional Uninterinstname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)instacron:UNINTERORIGINALJASON ANTONIO PEDROSO SOBREIRO.pdfJASON ANTONIO PEDROSO SOBREIRO.pdfProposta de desenvolvimento de instrumento de aplicação de atividades gamificadas para disciplinas do ensino superiorapplication/pdf4116590https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/130/1/JASON%20ANTONIO%20PEDROSO%20SOBREIRO.pdf7ed974fd8710d34bffcd6d190995250fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81824https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/130/2/license.txt2e7759ff8e68ded7b971b4e386cd3852MD52TEXTJASON ANTONIO PEDROSO SOBREIRO.pdf.txtJASON ANTONIO PEDROSO SOBREIRO.pdf.txtExtracted texttext/plain241758https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/130/3/JASON%20ANTONIO%20PEDROSO%20SOBREIRO.pdf.txt8b41aec7d69145f3de249d9d03f952e5MD53THUMBNAILJASON ANTONIO PEDROSO SOBREIRO.pdf.jpgJASON ANTONIO PEDROSO SOBREIRO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1179https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/130/4/JASON%20ANTONIO%20PEDROSO%20SOBREIRO.pdf.jpg820af9ff9071ec593d6fb2a01034f937MD541/1302022-03-21 19:59:13.844oai:repositorio.uninter.com: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ório Institucionalhttps://repositorio.uninter.com/oai/requestopendoar:2022-03-21T22:59:13falseRepositório Institucionalhttps://repositorio.uninter.com/oai/requestopendoar:2022-03-21T22:59:13Repositório Institucional Uninter - Centro Universitário Internacional (UNINTER)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta de desenvolvimento de instrumento de aplicação de atividades gamificadas para disciplinas do ensino superior
title Proposta de desenvolvimento de instrumento de aplicação de atividades gamificadas para disciplinas do ensino superior
spellingShingle Proposta de desenvolvimento de instrumento de aplicação de atividades gamificadas para disciplinas do ensino superior
Sobreiro, Jason Antonio Pedroso
Jogos educativos
Motivação na educação
Ensino Superior - Metodologia
Tecnologia educacional
Inovações educacionais
title_short Proposta de desenvolvimento de instrumento de aplicação de atividades gamificadas para disciplinas do ensino superior
title_full Proposta de desenvolvimento de instrumento de aplicação de atividades gamificadas para disciplinas do ensino superior
title_fullStr Proposta de desenvolvimento de instrumento de aplicação de atividades gamificadas para disciplinas do ensino superior
title_full_unstemmed Proposta de desenvolvimento de instrumento de aplicação de atividades gamificadas para disciplinas do ensino superior
title_sort Proposta de desenvolvimento de instrumento de aplicação de atividades gamificadas para disciplinas do ensino superior
author Sobreiro, Jason Antonio Pedroso
author_facet Sobreiro, Jason Antonio Pedroso
author_role author
dc.contributor.referee.none.fl_str_mv Mattar Neto, João Augusto
Dubiela, Rafael Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Sobreiro, Jason Antonio Pedroso
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Rodrigo Otávio dos
contributor_str_mv Santos, Rodrigo Otávio dos
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos educativos
Motivação na educação
Ensino Superior - Metodologia
Tecnologia educacional
Inovações educacionais
topic Jogos educativos
Motivação na educação
Ensino Superior - Metodologia
Tecnologia educacional
Inovações educacionais
description Considerando que a desmotivação dos alunos em sala de aula no ensino superior é um dos grandes desafios que os professores sempre enfrentaram, torna-se, mais do que nunca, necessário buscar alternativas que possibilitem aos docentes engajar e motivar seus alunos em tempos de era da informação. Apresentaremos neste trabalho uma das chamadas metodologias diferenciadas como alternativa à solução deste problema, a gamificação, que consiste no uso de elementos de jogos em situações de não-jogo. Para tanto, iniciaremos esta pesquisa analisando as possíveis definições do que pode ser considerado um “jogo”. Em seguida, analisamos quais elementos de jogos que podem estar inseridos em atividades gamificadas para então debatermos sobre como a gamificação pode contribuir para melhorar o engajamento e motivação dos alunos em sala de aula. A partir destas análises, apresentaremos a proposta de desenvolvimento de um instrumento de aplicação de atividades gamificadas para a aplicação em disciplinas do ensino superior com objetivo de melhorar a dinâmica das aulas e contribuir para o aumento da motivação dos alunos na realização das atividades propostas. Como resultado, espera-se que esta proposta atinja seu objetivo e consiga manter o interesse do aluno na disciplina em que for aplicada e contribua de forma impactante na construção do seu conhecimento.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-19T14:09:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-11-19T14:09:01Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uninter.com/handle/1/130
url https://repositorio.uninter.com/handle/1/130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 118 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional Uninter
instname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)
instacron:UNINTER
instname_str Centro Universitário Internacional (UNINTER)
instacron_str UNINTER
institution UNINTER
reponame_str Repositório Institucional Uninter
collection Repositório Institucional Uninter
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/130/1/JASON%20ANTONIO%20PEDROSO%20SOBREIRO.pdf
https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/130/2/license.txt
https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/130/3/JASON%20ANTONIO%20PEDROSO%20SOBREIRO.pdf.txt
https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/130/4/JASON%20ANTONIO%20PEDROSO%20SOBREIRO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7ed974fd8710d34bffcd6d190995250f
2e7759ff8e68ded7b971b4e386cd3852
8b41aec7d69145f3de249d9d03f952e5
820af9ff9071ec593d6fb2a01034f937
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional Uninter - Centro Universitário Internacional (UNINTER)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809270233637060608