O ensino de história na EJA: o uso da televisão como recurso metodológico e a telenovela “vale tudo” como documento histórico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional Uninter |
Texto Completo: | https://repositorio.uninter.com/handle/1/1194 |
Resumo: | Essa pesquisa se insere no contexto de discussões sobre metodologias de ensino e aprendizagem para a Educação de Jovens e Adultos - EJA. O objetivo principal desse trabalho, é a criação de um material audiovisual para a disciplina de História voltado para docentes e estudantes do Ensino Médio da EJA. A justificativa para essa pesquisa é a carência de condições de trabalho docente que perpassam o dia a dia dessa modalidade de ensino. O emprego de metodologias adequadas, em muito se pode amenizar essas dificuldades. Nos fundamentos da Educomunicação, buscamos recursos metodológicos para essa proposta. Essa é uma pesquisa bibliográfica documental, que buscou mapear as discussões sobre o trabalho docente na Educação de Jovens e Adultos. Iniciamos esse trabalho com uma discussão sobre a Indústria Cultural e a Cultura de Massa, com vistas a entender a televisão como mídia e seus conteúdos como produtos para o consumo. Para isso, nos amparamos em autores como Theodor Adorno, Umberto Eco, Marshall Mcluhan, Jésus MartinBarbero, Guillermo Gómez Orozco. Para discutir os fundamentos da televisão e sua linguagem, enquanto mídia nos ancoramos em François Jost, Marcos Napolitano e Rodrigo Otávio dos Santos. Buscamos apresentar um panorama histórico sobre a televisão no Brasil. Para isso, destacamos os trabalhos de Esther Hambuger e Patrícia Kogut, junto com outros estudiosos da televisão no Brasil. Ressaltamos a consolidação da hegemonia TV Globo diante do público brasileiro e sua estreita relação com o regime militar. Sobre esse contexto histórico, consideramos principalmente os seguintes autores: Thomas Skidmore, Oscar Pilagallo, Elio Gaspari. Ao lançar luz sobre a EJA e seu percurso histórico no Brasil, destacamos seus avanços e recuos até sua consolidação como modalidade de ensino. Fundamental para essa pesquisa é a referência ao educador Paulo Freire, que junto com outros autores, ofereceram o aporte teórico para uma identificação sobre o público da EJA e a função de resgate dos estudantes que não concluíram seus estudos em idade adequada. Por fim, tratamos de apresentar uma discussão sobre a conceituação de documento histórico, a partir da telenovela “Vale Tudo”, exibida pela Rede Globo de Televisão. Os autores Maria Auxiliadora Schimidt e Geyso Germinari, entre outros, embasaram essa abordagem. O produto dessa pesquisa, é uma produção audiovisual, disponibilizada nas plataformas YouTube e Vimeo. |
id |
UNINTER-3_e73fb4bd953776b120d3e9090ad5c2fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uninter.com:1/1194 |
network_acronym_str |
UNINTER-3 |
network_name_str |
Repositório Institucional Uninter |
repository_id_str |
|
spelling |
Lourenço, EliasSantos, Rodrigo Otávio dosGerminari, Geyso DongleyRomanowski, Joana PaulinSantos, Rodrigo Otávio Dos2022-08-26T20:24:20Z2022-08-26T20:24:20Z2022https://repositorio.uninter.com/handle/1/1194Essa pesquisa se insere no contexto de discussões sobre metodologias de ensino e aprendizagem para a Educação de Jovens e Adultos - EJA. O objetivo principal desse trabalho, é a criação de um material audiovisual para a disciplina de História voltado para docentes e estudantes do Ensino Médio da EJA. A justificativa para essa pesquisa é a carência de condições de trabalho docente que perpassam o dia a dia dessa modalidade de ensino. O emprego de metodologias adequadas, em muito se pode amenizar essas dificuldades. Nos fundamentos da Educomunicação, buscamos recursos metodológicos para essa proposta. Essa é uma pesquisa bibliográfica documental, que buscou mapear as discussões sobre o trabalho docente na Educação de Jovens e Adultos. Iniciamos esse trabalho com uma discussão sobre a Indústria Cultural e a Cultura de Massa, com vistas a entender a televisão como mídia e seus conteúdos como produtos para o consumo. Para isso, nos amparamos em autores como Theodor Adorno, Umberto Eco, Marshall Mcluhan, Jésus MartinBarbero, Guillermo Gómez Orozco. Para discutir os fundamentos da televisão e sua linguagem, enquanto mídia nos ancoramos em François Jost, Marcos Napolitano e Rodrigo Otávio dos Santos. Buscamos apresentar um panorama histórico sobre a televisão no Brasil. Para isso, destacamos os trabalhos de Esther Hambuger e Patrícia Kogut, junto com outros estudiosos da televisão no Brasil. Ressaltamos a consolidação da hegemonia TV Globo diante do público brasileiro e sua estreita relação com o regime militar. Sobre esse contexto histórico, consideramos principalmente os seguintes autores: Thomas Skidmore, Oscar Pilagallo, Elio Gaspari. Ao lançar luz sobre a EJA e seu percurso histórico no Brasil, destacamos seus avanços e recuos até sua consolidação como modalidade de ensino. Fundamental para essa pesquisa é a referência ao educador Paulo Freire, que junto com outros autores, ofereceram o aporte teórico para uma identificação sobre o público da EJA e a função de resgate dos estudantes que não concluíram seus estudos em idade adequada. Por fim, tratamos de apresentar uma discussão sobre a conceituação de documento histórico, a partir da telenovela “Vale Tudo”, exibida pela Rede Globo de Televisão. Os autores Maria Auxiliadora Schimidt e Geyso Germinari, entre outros, embasaram essa abordagem. O produto dessa pesquisa, é uma produção audiovisual, disponibilizada nas plataformas YouTube e Vimeo.119 f.application/pdfEnsino de HistóriaEducomunicaçãoTelevisãoTelenovelaEJAO ensino de história na EJA: o uso da televisão como recurso metodológico e a telenovela “vale tudo” como documento históricoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCentro Universitário Internacional UninterPró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e ExtensãoCuritiba, Brasil/Paraná2022Mestrado Profissional em Educação e Novas TecnologiasMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional Uninterinstname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)instacron:UNINTERORIGINALDissertação Final_Elias Lourenço.pdfDissertação Final_Elias Lourenço.pdfapplication/pdf2123503https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/1194/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final_Elias%20Louren%c3%a7o.pdf4ebed3a94efecb85fedad8a085588ac4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81824https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/1194/2/license.txt2e7759ff8e68ded7b971b4e386cd3852MD52TEXTDissertação Final_Elias Lourenço.pdf.txtDissertação Final_Elias Lourenço.pdf.txtExtracted texttext/plain279934https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/1194/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final_Elias%20Louren%c3%a7o.pdf.txt535fa874c92fbed13833476b1152d8abMD53THUMBNAILDissertação Final_Elias Lourenço.pdf.jpgDissertação Final_Elias Lourenço.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1260https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/1194/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final_Elias%20Louren%c3%a7o.pdf.jpg65600c7d56e22be7cef97c26988e3822MD541/11942022-08-26 17:30:37.091oai:repositorio.uninter.com:1/1194TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTyBFWENMVVNJVkEKCkFvIGFjZWl0YXIgZSBzdWJtZXRlciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyhzKSBhdXRvcihlcykgb3UgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcykgZ2FyYW50ZShtKSBhIFVuaW50ZXIsIG8gZGlyZWl0byBuw6NvIGV4Y2x1c2l2byBwYXJhIHJlcHJvZHV6aXIsIHRyYWR1emlyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBzdWEgc3VibWlzc8OjbyAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBubyBtdW5kbyB0b2RvIG5vcyBmb3JtYXRvcyBlbGV0csO0bmljbyBlIGltcHJlc3NvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG1hcyBuw6NvIHNlIGxpbWl0YW5kbyBhb3MgZm9ybWF0b3MgZGUgYXVkaW8gZSB2w61kZW8uCgpWb2PDqiBlc3TDoSBhY2VpdGFuZG8gcXVlIGEgVW5pbnRlciBwb2RlLCBzZW0gbW9kaWZpY2FyIG8gY29udGXDumRvLCB0cmFkdXppciBlc3RhIHN1Ym1pc3PDo28gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8sIGNvbSBvIHByb3DDs3NpdG8gZGUgcHJlc2VydmHDp8Ojby4KClZvY8OqIHRhbWLDqW0gZXN0w6EgYWNlaXRhbmRvIHF1ZSBhIFVuaW50ZXIgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIGRlc3RhIHN1Ym1pc3PDo28gY29tbyBtZWRpZGEgZGUgc2VndXJhbsOnYSwgYmFjay11cCBlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1Ym1pc3PDo28gw6kgbyBzZXUgdHJhYmFsaG8gb3JpZ2luYWwsIGUgcXVlIHZvY8OqIHRlbSBvIGRpcmVpdG8gZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIFZvY8OqIHRhbWLDqW0gZGVjbGFyYSBxdWUgc3VhIHN1Ym1pc3PDo28gbsOjbywgZGUgYWNvcmRvIGNvbSBzZXUgY29uaGVjaW1lbnRvLCBpbmZyaW5qYSBvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkZSBxdWFscXVlciBwZXNzb2EuCgpTZSBhIHN1Ym1pc3PDo28gY29udGl2ZXIgbWF0ZXJpYWwgcGFyYSBvIHF1YWwgdm9jw6ogbsOjbyBwb3NzdWkgb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIHZvY8OqIGRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3PDo28gc2VtIHJlc3RyacOnw7VlcyBkbyBwcm9wcmlldMOhcmlvIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBwYXJhIGNvbmNlZGVyIGEgVW5pbnRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBleGlnaWRvcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgZSBxdWUgZXN0ZSBtYXRlcmlhbCBkZSBwcm9wcmllZGFkZSBkZSB0ZXJjZWlyb3Mgw6kgY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBjb250ZcO6ZG8gZGEgc3VibWlzc8Ojby4KClNFIEEgU1VCTUlTU8ODTyBFU1TDgSBCQVNFQURBIEVNIEFMR1VNIFRSQUJBTEhPIFFVRSBGT0kgUEFUUk9DSU5BRE8gT1UgQVBPSUFETyBQT1IgQUxHVU1BIElOU1RJVFVJw4fDg08gRElGRVJFTlRFIERBIFVOSU5URVIsIFZPQ8OKIERFQ0xBUkEgUVVFIEZPSSBDVU1QUklETyBRVUFMUVVFUiBESVJFSVRPIERFIFJFVklTw4NPIE9VIE9VVFJBUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgUkVRVUVSSURBUyBQT1IgVEFMIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCkEgVW5pbnRlciBpZGVudGlmaWNhcsOhIGNsYXJhbWVudGUgbyhzKSBzZXUocykgbm9tZShzKSBjb21vIG8ocykgYXV0b3IoZXMpIG91IG8ocykgcHJvcHJpZXTDoXJpbyhzKSBkYSBzdWJtaXNzw6NvIGUgbsOjbyBmYXLDo28gcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIGV4Y2V0byBhIHBlcm1pdGlkYSBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgcGFyYSBzdWEgc3VibWlzc8Ojby4KRepositório Institucionalhttps://repositorio.uninter.com/oai/requestopendoar:2022-08-26T20:30:37falseRepositório Institucionalhttps://repositorio.uninter.com/oai/requestopendoar:2022-08-26T20:30:37Repositório Institucional Uninter - Centro Universitário Internacional (UNINTER)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino de história na EJA: o uso da televisão como recurso metodológico e a telenovela “vale tudo” como documento histórico |
title |
O ensino de história na EJA: o uso da televisão como recurso metodológico e a telenovela “vale tudo” como documento histórico |
spellingShingle |
O ensino de história na EJA: o uso da televisão como recurso metodológico e a telenovela “vale tudo” como documento histórico Lourenço, Elias Ensino de História Educomunicação Televisão Telenovela EJA |
title_short |
O ensino de história na EJA: o uso da televisão como recurso metodológico e a telenovela “vale tudo” como documento histórico |
title_full |
O ensino de história na EJA: o uso da televisão como recurso metodológico e a telenovela “vale tudo” como documento histórico |
title_fullStr |
O ensino de história na EJA: o uso da televisão como recurso metodológico e a telenovela “vale tudo” como documento histórico |
title_full_unstemmed |
O ensino de história na EJA: o uso da televisão como recurso metodológico e a telenovela “vale tudo” como documento histórico |
title_sort |
O ensino de história na EJA: o uso da televisão como recurso metodológico e a telenovela “vale tudo” como documento histórico |
author |
Lourenço, Elias |
author_facet |
Lourenço, Elias |
author_role |
author |
dc.contributor.referee.none.fl_str_mv |
Santos, Rodrigo Otávio dos Germinari, Geyso Dongley Romanowski, Joana Paulin |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lourenço, Elias |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Rodrigo Otávio Dos |
contributor_str_mv |
Santos, Rodrigo Otávio Dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História Educomunicação Televisão Telenovela EJA |
topic |
Ensino de História Educomunicação Televisão Telenovela EJA |
description |
Essa pesquisa se insere no contexto de discussões sobre metodologias de ensino e aprendizagem para a Educação de Jovens e Adultos - EJA. O objetivo principal desse trabalho, é a criação de um material audiovisual para a disciplina de História voltado para docentes e estudantes do Ensino Médio da EJA. A justificativa para essa pesquisa é a carência de condições de trabalho docente que perpassam o dia a dia dessa modalidade de ensino. O emprego de metodologias adequadas, em muito se pode amenizar essas dificuldades. Nos fundamentos da Educomunicação, buscamos recursos metodológicos para essa proposta. Essa é uma pesquisa bibliográfica documental, que buscou mapear as discussões sobre o trabalho docente na Educação de Jovens e Adultos. Iniciamos esse trabalho com uma discussão sobre a Indústria Cultural e a Cultura de Massa, com vistas a entender a televisão como mídia e seus conteúdos como produtos para o consumo. Para isso, nos amparamos em autores como Theodor Adorno, Umberto Eco, Marshall Mcluhan, Jésus MartinBarbero, Guillermo Gómez Orozco. Para discutir os fundamentos da televisão e sua linguagem, enquanto mídia nos ancoramos em François Jost, Marcos Napolitano e Rodrigo Otávio dos Santos. Buscamos apresentar um panorama histórico sobre a televisão no Brasil. Para isso, destacamos os trabalhos de Esther Hambuger e Patrícia Kogut, junto com outros estudiosos da televisão no Brasil. Ressaltamos a consolidação da hegemonia TV Globo diante do público brasileiro e sua estreita relação com o regime militar. Sobre esse contexto histórico, consideramos principalmente os seguintes autores: Thomas Skidmore, Oscar Pilagallo, Elio Gaspari. Ao lançar luz sobre a EJA e seu percurso histórico no Brasil, destacamos seus avanços e recuos até sua consolidação como modalidade de ensino. Fundamental para essa pesquisa é a referência ao educador Paulo Freire, que junto com outros autores, ofereceram o aporte teórico para uma identificação sobre o público da EJA e a função de resgate dos estudantes que não concluíram seus estudos em idade adequada. Por fim, tratamos de apresentar uma discussão sobre a conceituação de documento histórico, a partir da telenovela “Vale Tudo”, exibida pela Rede Globo de Televisão. Os autores Maria Auxiliadora Schimidt e Geyso Germinari, entre outros, embasaram essa abordagem. O produto dessa pesquisa, é uma produção audiovisual, disponibilizada nas plataformas YouTube e Vimeo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-26T20:24:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-26T20:24:20Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uninter.com/handle/1/1194 |
url |
https://repositorio.uninter.com/handle/1/1194 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
119 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional Uninter instname:Centro Universitário Internacional (UNINTER) instacron:UNINTER |
instname_str |
Centro Universitário Internacional (UNINTER) |
instacron_str |
UNINTER |
institution |
UNINTER |
reponame_str |
Repositório Institucional Uninter |
collection |
Repositório Institucional Uninter |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/1194/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final_Elias%20Louren%c3%a7o.pdf https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/1194/2/license.txt https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/1194/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final_Elias%20Louren%c3%a7o.pdf.txt https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/1194/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final_Elias%20Louren%c3%a7o.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4ebed3a94efecb85fedad8a085588ac4 2e7759ff8e68ded7b971b4e386cd3852 535fa874c92fbed13833476b1152d8ab 65600c7d56e22be7cef97c26988e3822 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional Uninter - Centro Universitário Internacional (UNINTER) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809270226119819264 |