Visibilidade feminina: Histórias não ditas e reveladas por meio da exposição do acervo de obras realizadas por mulheres no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mallmann, Camila Liandra
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional Uninter
Texto Completo: https://repositorio.uninter.com/handle/1/1437
Resumo: Embora a História da Arte tenha esquecido as mulheres enquanto artistas, elas nunca estiveram ausentes. O presente Trabalho de Conclusão de Curso trata da presença feminina no acervo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, disponibilizado virtualmente pelo museu em seu site institucional. A pesquisa circunscreve e considera a cultura do período entre 1954 a 1960, procurando expor as limitações que interviram nas experiências do grupo feminino na arte da época. O texto redigido, através da construção de um estado da arte e uma pesquisa de cunho observativo direto e indireto, buscou entrelaçar os temas de cultura, arte e gênero, com o objetivo de apresentar as possíveis leituras do acervo virtual do MARGS, dentro do período citado, quando atrelado à visibilidade feminina, no sentido de diminuir as invisibilidades que nos cercam cotidianamente. Os resultados demonstraram que as barreiras impostas às mulheres influenciaram negativamente na sua trajetória no âmbito artístico, trazendo consigo estigmas dos quais até hoje as artistas não foram capazes de se libertar por completo. Os dados coletados através do acervo virtual do MARGS confirmam as ideias já analisadas.
id UNINTER-3_e7c129d2075cb90fe044c9d28df64036
oai_identifier_str oai:repositorio.uninter.com:1/1437
network_acronym_str UNINTER-3
network_name_str Repositório Institucional Uninter
repository_id_str
spelling Mallmann, Camila LiandraSantos, André Luiz2023-08-11T14:28:21Z2023-08-11T14:28:21Z2021https://repositorio.uninter.com/handle/1/1437Embora a História da Arte tenha esquecido as mulheres enquanto artistas, elas nunca estiveram ausentes. O presente Trabalho de Conclusão de Curso trata da presença feminina no acervo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, disponibilizado virtualmente pelo museu em seu site institucional. A pesquisa circunscreve e considera a cultura do período entre 1954 a 1960, procurando expor as limitações que interviram nas experiências do grupo feminino na arte da época. O texto redigido, através da construção de um estado da arte e uma pesquisa de cunho observativo direto e indireto, buscou entrelaçar os temas de cultura, arte e gênero, com o objetivo de apresentar as possíveis leituras do acervo virtual do MARGS, dentro do período citado, quando atrelado à visibilidade feminina, no sentido de diminuir as invisibilidades que nos cercam cotidianamente. Os resultados demonstraram que as barreiras impostas às mulheres influenciaram negativamente na sua trajetória no âmbito artístico, trazendo consigo estigmas dos quais até hoje as artistas não foram capazes de se libertar por completo. Os dados coletados através do acervo virtual do MARGS confirmam as ideias já analisadas.application/pdfVisibilidade femininaArte e gêneroMulher e arteMARGSVisibilidade feminina: Histórias não ditas e reveladas por meio da exposição do acervo de obras realizadas por mulheres no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoliinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCentro Universitário Internacional UninterEscola de EducaçãoPorto Alegre-RS2021Bacharelado em Artes VisuaisGraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional Uninterinstname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)instacron:UNINTERORIGINALMALLMANN, Camila Liandra - Copia.pdfMALLMANN, Camila Liandra - Copia.pdfapplication/pdf724613https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/1437/1/MALLMANN%2c%20Camila%20Liandra%20-%20Copia.pdf8b9bf7c4b89a6cc6f28f60eb6c24b0caMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81824https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/1437/2/license.txt2e7759ff8e68ded7b971b4e386cd3852MD52TEXTMALLMANN, Camila Liandra - Copia.pdf.txtMALLMANN, Camila Liandra - Copia.pdf.txtExtracted texttext/plain80373https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/1437/3/MALLMANN%2c%20Camila%20Liandra%20-%20Copia.pdf.txtf914e4fb1286ad693fe4f4c6acf79fe6MD53THUMBNAILMALLMANN, Camila Liandra - Copia.pdf.jpgMALLMANN, Camila Liandra - Copia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1368https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/1437/4/MALLMANN%2c%20Camila%20Liandra%20-%20Copia.pdf.jpgdc284a12950b74da06fd545dea820fa5MD541/14372023-08-11 11:30:22.595oai:repositorio.uninter.com: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ório Institucionalhttps://repositorio.uninter.com/oai/requestopendoar:2023-08-11T14:30:22falseRepositório Institucionalhttps://repositorio.uninter.com/oai/requestopendoar:2023-08-11T14:30:22Repositório Institucional Uninter - Centro Universitário Internacional (UNINTER)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Visibilidade feminina: Histórias não ditas e reveladas por meio da exposição do acervo de obras realizadas por mulheres no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli
title Visibilidade feminina: Histórias não ditas e reveladas por meio da exposição do acervo de obras realizadas por mulheres no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli
spellingShingle Visibilidade feminina: Histórias não ditas e reveladas por meio da exposição do acervo de obras realizadas por mulheres no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli
Mallmann, Camila Liandra
Visibilidade feminina
Arte e gênero
Mulher e arte
MARGS
title_short Visibilidade feminina: Histórias não ditas e reveladas por meio da exposição do acervo de obras realizadas por mulheres no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli
title_full Visibilidade feminina: Histórias não ditas e reveladas por meio da exposição do acervo de obras realizadas por mulheres no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli
title_fullStr Visibilidade feminina: Histórias não ditas e reveladas por meio da exposição do acervo de obras realizadas por mulheres no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli
title_full_unstemmed Visibilidade feminina: Histórias não ditas e reveladas por meio da exposição do acervo de obras realizadas por mulheres no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli
title_sort Visibilidade feminina: Histórias não ditas e reveladas por meio da exposição do acervo de obras realizadas por mulheres no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli
author Mallmann, Camila Liandra
author_facet Mallmann, Camila Liandra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mallmann, Camila Liandra
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, André Luiz
contributor_str_mv Santos, André Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Visibilidade feminina
Arte e gênero
Mulher e arte
MARGS
topic Visibilidade feminina
Arte e gênero
Mulher e arte
MARGS
description Embora a História da Arte tenha esquecido as mulheres enquanto artistas, elas nunca estiveram ausentes. O presente Trabalho de Conclusão de Curso trata da presença feminina no acervo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, disponibilizado virtualmente pelo museu em seu site institucional. A pesquisa circunscreve e considera a cultura do período entre 1954 a 1960, procurando expor as limitações que interviram nas experiências do grupo feminino na arte da época. O texto redigido, através da construção de um estado da arte e uma pesquisa de cunho observativo direto e indireto, buscou entrelaçar os temas de cultura, arte e gênero, com o objetivo de apresentar as possíveis leituras do acervo virtual do MARGS, dentro do período citado, quando atrelado à visibilidade feminina, no sentido de diminuir as invisibilidades que nos cercam cotidianamente. Os resultados demonstraram que as barreiras impostas às mulheres influenciaram negativamente na sua trajetória no âmbito artístico, trazendo consigo estigmas dos quais até hoje as artistas não foram capazes de se libertar por completo. Os dados coletados através do acervo virtual do MARGS confirmam as ideias já analisadas.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-11T14:28:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-11T14:28:21Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uninter.com/handle/1/1437
url https://repositorio.uninter.com/handle/1/1437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional Uninter
instname:Centro Universitário Internacional (UNINTER)
instacron:UNINTER
instname_str Centro Universitário Internacional (UNINTER)
instacron_str UNINTER
institution UNINTER
reponame_str Repositório Institucional Uninter
collection Repositório Institucional Uninter
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/1437/1/MALLMANN%2c%20Camila%20Liandra%20-%20Copia.pdf
https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/1437/2/license.txt
https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/1437/3/MALLMANN%2c%20Camila%20Liandra%20-%20Copia.pdf.txt
https://repositorio.uninter.com/bitstream/1/1437/4/MALLMANN%2c%20Camila%20Liandra%20-%20Copia.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8b9bf7c4b89a6cc6f28f60eb6c24b0ca
2e7759ff8e68ded7b971b4e386cd3852
f914e4fb1286ad693fe4f4c6acf79fe6
dc284a12950b74da06fd545dea820fa5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional Uninter - Centro Universitário Internacional (UNINTER)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809270234648936448