Um estudo retórico do discurso publicitário: a metáfora e sua funcionalidade persuasiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pilatti, Patricia Maria
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTE
Texto Completo: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2474
Resumo: The present study aims at analysing, based on the Rhetorical theory, the rhetorical arguments used in printed advertisements, focusing the ones in which metaphorical phrases are used as an argumentative/persuasive strategy. The corpus of this research constitutes of advertisements which deal with the most preferred topics by the young audience, both masculine and feminine, taken from nationwide magazines of 2006. The theoretical framework that supports the corpus analysis consists of the Rhetorical theory proposed by Aristotle and Perelman, the advertising theories by Sant Anna, Gomes, Gade and Carrascoza, the theories of metaphor postulated by Richards, Ricoeur, Lakoff and Johnson, as well as the Semiotic theory by Barthes, Barros and Santaella. This study has the purpose of promoting a reflection on the usefulness of Rhetorics as a device of self-defense and acting, verifying that the argumentativity is found in the discursive activity, as well as the globalizing character of Rhetorics is found in printed advertisements.
id UNIOESTE-1_a74ef78ea644da1336cd4349162e99f8
oai_identifier_str oai:tede.unioeste.br:tede/2474
network_acronym_str UNIOESTE-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTE
repository_id_str
spelling Dittrich, Ivo JoséCPF:36827932915http://lattes.cnpq.br/9420421193388790CPF:96929685968http://lattes.cnpq.br/4964637606456282Pilatti, Patricia Maria2017-07-10T18:56:15Z2011-01-042011-11-23PILATTI, Patricia Maria. Um estudo retórico do discurso publicitário: a metáfora e sua funcionalidade persuasiva. 2011. 153 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2011.http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2474The present study aims at analysing, based on the Rhetorical theory, the rhetorical arguments used in printed advertisements, focusing the ones in which metaphorical phrases are used as an argumentative/persuasive strategy. The corpus of this research constitutes of advertisements which deal with the most preferred topics by the young audience, both masculine and feminine, taken from nationwide magazines of 2006. The theoretical framework that supports the corpus analysis consists of the Rhetorical theory proposed by Aristotle and Perelman, the advertising theories by Sant Anna, Gomes, Gade and Carrascoza, the theories of metaphor postulated by Richards, Ricoeur, Lakoff and Johnson, as well as the Semiotic theory by Barthes, Barros and Santaella. This study has the purpose of promoting a reflection on the usefulness of Rhetorics as a device of self-defense and acting, verifying that the argumentativity is found in the discursive activity, as well as the globalizing character of Rhetorics is found in printed advertisements.O presente trabalho tem por objetivo analisar, com base na teoria Retórica, os mecanismos retóricos utilizados na publicidade impressa, atendo-se a anúncios em que as expressões metafóricas são usadas como estratégia argumentativa/persuasiva. O corpus da pesquisa constitui-se de anúncios publicitários de maior preferência entre o público jovem masculino e feminino, retirados de revistas de circulação nacional no ano de 2006. O referencial teórico que fundamenta e sustenta a análise do corpus apóia-se na teoria Retórica proposta por Aristóteles e Perelman, ancoradas nas teorias da publicidade de Sant Anna, Gomes, Gade e Carrascoza, juntamente com as teorias da metáfora postuladas por Ricoeur e Lakoff e Johnson, além de apoiar-se na teoria Semiótica de Barthes, Barros e Santaella. O estudo propõe levantar reflexões acerca da funcionalidade da retórica como um mecanismo de defesa e de atuação do sujeito, verificando que a argumentatividade está presente na atividade discursiva, assim como o caráter globalizante da retórica está presente nos anúncios da publicidade impressa.Made available in DSpace on 2017-07-10T18:56:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PATRICIA MARIA PILATTI.pdf: 4095463 bytes, checksum: 8fa8a4315be023021a273f595b3ce4ce (MD5) Previous issue date: 2011-11-23application/pdfporUniversidade Estadual do Oeste do ParanaPrograma de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em LetrasUNIOESTEBRLinguagem e SociedadeRetóricadiscurso publicitáriometáforaargumentosRhetoricsadvertising discoursemetaphorargumentsCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASUm estudo retórico do discurso publicitário: a metáfora e sua funcionalidade persuasivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTEinstname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)instacron:UNIOESTEORIGINALPATRICIA MARIA PILATTI.pdfapplication/pdf4095463http://tede.unioeste.br:8080/tede/bitstream/tede/2474/1/PATRICIA+MARIA+PILATTI.pdf8fa8a4315be023021a273f595b3ce4ceMD51tede/24742017-07-10 15:56:15.22oai:tede.unioeste.br:tede/2474Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.unioeste.br/PUBhttp://tede.unioeste.br/oai/requestbiblioteca.repositorio@unioeste.bropendoar:2017-07-10T18:56:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)false
dc.title.por.fl_str_mv Um estudo retórico do discurso publicitário: a metáfora e sua funcionalidade persuasiva
title Um estudo retórico do discurso publicitário: a metáfora e sua funcionalidade persuasiva
spellingShingle Um estudo retórico do discurso publicitário: a metáfora e sua funcionalidade persuasiva
Pilatti, Patricia Maria
Retórica
discurso publicitário
metáfora
argumentos
Rhetorics
advertising discourse
metaphor
arguments
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short Um estudo retórico do discurso publicitário: a metáfora e sua funcionalidade persuasiva
title_full Um estudo retórico do discurso publicitário: a metáfora e sua funcionalidade persuasiva
title_fullStr Um estudo retórico do discurso publicitário: a metáfora e sua funcionalidade persuasiva
title_full_unstemmed Um estudo retórico do discurso publicitário: a metáfora e sua funcionalidade persuasiva
title_sort Um estudo retórico do discurso publicitário: a metáfora e sua funcionalidade persuasiva
author Pilatti, Patricia Maria
author_facet Pilatti, Patricia Maria
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dittrich, Ivo José
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:36827932915
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9420421193388790
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:96929685968
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4964637606456282
dc.contributor.author.fl_str_mv Pilatti, Patricia Maria
contributor_str_mv Dittrich, Ivo José
dc.subject.por.fl_str_mv Retórica
discurso publicitário
metáfora
argumentos
topic Retórica
discurso publicitário
metáfora
argumentos
Rhetorics
advertising discourse
metaphor
arguments
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Rhetorics
advertising discourse
metaphor
arguments
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description The present study aims at analysing, based on the Rhetorical theory, the rhetorical arguments used in printed advertisements, focusing the ones in which metaphorical phrases are used as an argumentative/persuasive strategy. The corpus of this research constitutes of advertisements which deal with the most preferred topics by the young audience, both masculine and feminine, taken from nationwide magazines of 2006. The theoretical framework that supports the corpus analysis consists of the Rhetorical theory proposed by Aristotle and Perelman, the advertising theories by Sant Anna, Gomes, Gade and Carrascoza, the theories of metaphor postulated by Richards, Ricoeur, Lakoff and Johnson, as well as the Semiotic theory by Barthes, Barros and Santaella. This study has the purpose of promoting a reflection on the usefulness of Rhetorics as a device of self-defense and acting, verifying that the argumentativity is found in the discursive activity, as well as the globalizing character of Rhetorics is found in printed advertisements.
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-01-04
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-11-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-10T18:56:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PILATTI, Patricia Maria. Um estudo retórico do discurso publicitário: a metáfora e sua funcionalidade persuasiva. 2011. 153 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2474
identifier_str_mv PILATTI, Patricia Maria. Um estudo retórico do discurso publicitário: a metáfora e sua funcionalidade persuasiva. 2011. 153 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2011.
url http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Oeste do Parana
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação "Stricto Sensu" em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIOESTE
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Linguagem e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Oeste do Parana
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTE
instname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
instacron:UNIOESTE
instname_str Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
instacron_str UNIOESTE
institution UNIOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTE
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.unioeste.br:8080/tede/bitstream/tede/2474/1/PATRICIA+MARIA+PILATTI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8fa8a4315be023021a273f595b3ce4ce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.repositorio@unioeste.br
_version_ 1811723369885728768