O professor de ciências da educação de jovens e adultos: impasses na formação, impasses na atuação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bär, Maira Vanessa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTE
Texto Completo: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/895
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino formal, incisa na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9394/96, artigo 37, seção V, sendo destinada às pessoas que não concluíram os estudos no tempo considerado regular. Os alunos jovens e adultos participantes desse ensino possuem algumas especificidades, entre elas, a experiência de vida e a opinião já formada para determinados conceitos e conteúdos. Do outro lado, estão os professores, buscando na formação continuada e em outros meios, uma forma de suprir as necessidades e dificuldades advindas na sua maioria, da própria formação inicial. Nesse trabalho buscou-se identificar, descrever e analisar aspectos da formação de professores de Ciências Biológicas da região Oeste do Paraná para a atuação na EJA. Foram utilizados para o desenvolvimento da pesquisa, o método de revisão bibliográfica onde autores como Gatti e Nunes (2008), Gil-Perez e Carvalho (2009), Freire (2011), Tardif (2011), entre outros, serviram de embasamento e fundamentação teórica. Dialogando com os autores, também foi utilizada a pesquisa documental, pautada em Leis, Resoluções e Deliberações Nacionais, Estaduais e Municipais. E a pesquisa de campo, a qual foi desenvolvida em quatro Universidades da região Oeste do Paraná ofertantes do curso de Ciências Biológicas Licenciatura presencial e também no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) da cidade de Cascavel/PR. Nas Universidades foram entrevistados o coordenador do curso e os professores da área de ensino. Também foi aplicado questionários para os alunos que estavam cursando o último ano/período do curso. Já no CEEBJA, foram entrevistados os professores do ensino de ciências. Para organização dos dados coletados formou-se categorias dispostas em vários quadros buscando representar a realidade encontrada nas universidades e com os professores da EJA. Os dados obtidos foram separados por universidade, descritos e discutidos. O mesmo ocorreu com os dados coletados no CEEBJA. Entre os resultados obtidos, observou-se que o curso de Ciências Biológicas Licenciatura presente nas quatro Universidades investigadas, pouco enfatizam sobre a EJA na formação inicial, refletindo assim, na atuação do professor nos centros da EJA.
id UNIOESTE-1_a8c2b81866d5ee58eb6415d40d77c68e
oai_identifier_str oai:tede.unioeste.br:tede/895
network_acronym_str UNIOESTE-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTE
repository_id_str
spelling Malacarne, VilmarCPF:48314021091http://lattes.cnpq.br/2174433445359774Strieder, Dulce MariaCPF:77143442020http://lattes.cnpq.br/4981747301070724Polinarski, Celso AparecidoCPF:91196558949http://lattes.cnpq.br/5887561895831576Barcelos, Valdo Hermes de LimaCPF:21577129091http://lattes.cnpq.br/7447760896466057CPF:07263373904http://lattes.cnpq.br/3236329252076996Bär, Maira Vanessa2017-07-10T16:17:08Z2016-04-202014-03-24BÄR, Maira Vanessa. O professor de ciências da educação de jovens e adultos: impasses na formação, impasses na atuação. 2014. 131 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Estado e Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2014.http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/895Made available in DSpace on 2017-07-10T16:17:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maira_ Vanessa Bar.pdf: 1661616 bytes, checksum: fd7b79bccb07f0cbaaf3731fd8d5b96b (MD5) Previous issue date: 2014-03-24A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino formal, incisa na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9394/96, artigo 37, seção V, sendo destinada às pessoas que não concluíram os estudos no tempo considerado regular. Os alunos jovens e adultos participantes desse ensino possuem algumas especificidades, entre elas, a experiência de vida e a opinião já formada para determinados conceitos e conteúdos. Do outro lado, estão os professores, buscando na formação continuada e em outros meios, uma forma de suprir as necessidades e dificuldades advindas na sua maioria, da própria formação inicial. Nesse trabalho buscou-se identificar, descrever e analisar aspectos da formação de professores de Ciências Biológicas da região Oeste do Paraná para a atuação na EJA. Foram utilizados para o desenvolvimento da pesquisa, o método de revisão bibliográfica onde autores como Gatti e Nunes (2008), Gil-Perez e Carvalho (2009), Freire (2011), Tardif (2011), entre outros, serviram de embasamento e fundamentação teórica. Dialogando com os autores, também foi utilizada a pesquisa documental, pautada em Leis, Resoluções e Deliberações Nacionais, Estaduais e Municipais. E a pesquisa de campo, a qual foi desenvolvida em quatro Universidades da região Oeste do Paraná ofertantes do curso de Ciências Biológicas Licenciatura presencial e também no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) da cidade de Cascavel/PR. Nas Universidades foram entrevistados o coordenador do curso e os professores da área de ensino. Também foi aplicado questionários para os alunos que estavam cursando o último ano/período do curso. Já no CEEBJA, foram entrevistados os professores do ensino de ciências. Para organização dos dados coletados formou-se categorias dispostas em vários quadros buscando representar a realidade encontrada nas universidades e com os professores da EJA. Os dados obtidos foram separados por universidade, descritos e discutidos. O mesmo ocorreu com os dados coletados no CEEBJA. Entre os resultados obtidos, observou-se que o curso de Ciências Biológicas Licenciatura presente nas quatro Universidades investigadas, pouco enfatizam sobre a EJA na formação inicial, refletindo assim, na atuação do professor nos centros da EJA.application/pdfporUniversidade Estadual do Oeste do ParanaPrograma de Pós-Graduação stricto sensu em EducaçãoUNIOESTEBRSociedade, Estado e EducaçãoEducação de Jovens e Adultos (EJA)formação de professoresensino de ciênciasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO professor de ciências da educação de jovens e adultos: impasses na formação, impasses na atuaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTEinstname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)instacron:UNIOESTEORIGINALMaira_ Vanessa Bar.pdfapplication/pdf1661616http://tede.unioeste.br:8080/tede/bitstream/tede/895/1/Maira_+Vanessa+Bar.pdffd7b79bccb07f0cbaaf3731fd8d5b96bMD51tede/8952017-07-10 13:17:08.464oai:tede.unioeste.br:tede/895Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.unioeste.br/PUBhttp://tede.unioeste.br/oai/requestbiblioteca.repositorio@unioeste.bropendoar:2017-07-10T16:17:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)false
dc.title.por.fl_str_mv O professor de ciências da educação de jovens e adultos: impasses na formação, impasses na atuação
title O professor de ciências da educação de jovens e adultos: impasses na formação, impasses na atuação
spellingShingle O professor de ciências da educação de jovens e adultos: impasses na formação, impasses na atuação
Bär, Maira Vanessa
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
formação de professores
ensino de ciências
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O professor de ciências da educação de jovens e adultos: impasses na formação, impasses na atuação
title_full O professor de ciências da educação de jovens e adultos: impasses na formação, impasses na atuação
title_fullStr O professor de ciências da educação de jovens e adultos: impasses na formação, impasses na atuação
title_full_unstemmed O professor de ciências da educação de jovens e adultos: impasses na formação, impasses na atuação
title_sort O professor de ciências da educação de jovens e adultos: impasses na formação, impasses na atuação
author Bär, Maira Vanessa
author_facet Bär, Maira Vanessa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Malacarne, Vilmar
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:48314021091
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2174433445359774
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Strieder, Dulce Maria
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:77143442020
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4981747301070724
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Polinarski, Celso Aparecido
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:91196558949
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5887561895831576
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Barcelos, Valdo Hermes de Lima
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv CPF:21577129091
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7447760896466057
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:07263373904
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3236329252076996
dc.contributor.author.fl_str_mv Bär, Maira Vanessa
contributor_str_mv Malacarne, Vilmar
Strieder, Dulce Maria
Polinarski, Celso Aparecido
Barcelos, Valdo Hermes de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos (EJA)
formação de professores
ensino de ciências
topic Educação de Jovens e Adultos (EJA)
formação de professores
ensino de ciências
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino formal, incisa na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9394/96, artigo 37, seção V, sendo destinada às pessoas que não concluíram os estudos no tempo considerado regular. Os alunos jovens e adultos participantes desse ensino possuem algumas especificidades, entre elas, a experiência de vida e a opinião já formada para determinados conceitos e conteúdos. Do outro lado, estão os professores, buscando na formação continuada e em outros meios, uma forma de suprir as necessidades e dificuldades advindas na sua maioria, da própria formação inicial. Nesse trabalho buscou-se identificar, descrever e analisar aspectos da formação de professores de Ciências Biológicas da região Oeste do Paraná para a atuação na EJA. Foram utilizados para o desenvolvimento da pesquisa, o método de revisão bibliográfica onde autores como Gatti e Nunes (2008), Gil-Perez e Carvalho (2009), Freire (2011), Tardif (2011), entre outros, serviram de embasamento e fundamentação teórica. Dialogando com os autores, também foi utilizada a pesquisa documental, pautada em Leis, Resoluções e Deliberações Nacionais, Estaduais e Municipais. E a pesquisa de campo, a qual foi desenvolvida em quatro Universidades da região Oeste do Paraná ofertantes do curso de Ciências Biológicas Licenciatura presencial e também no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) da cidade de Cascavel/PR. Nas Universidades foram entrevistados o coordenador do curso e os professores da área de ensino. Também foi aplicado questionários para os alunos que estavam cursando o último ano/período do curso. Já no CEEBJA, foram entrevistados os professores do ensino de ciências. Para organização dos dados coletados formou-se categorias dispostas em vários quadros buscando representar a realidade encontrada nas universidades e com os professores da EJA. Os dados obtidos foram separados por universidade, descritos e discutidos. O mesmo ocorreu com os dados coletados no CEEBJA. Entre os resultados obtidos, observou-se que o curso de Ciências Biológicas Licenciatura presente nas quatro Universidades investigadas, pouco enfatizam sobre a EJA na formação inicial, refletindo assim, na atuação do professor nos centros da EJA.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-03-24
dc.date.available.fl_str_mv 2016-04-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-10T16:17:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BÄR, Maira Vanessa. O professor de ciências da educação de jovens e adultos: impasses na formação, impasses na atuação. 2014. 131 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Estado e Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/895
identifier_str_mv BÄR, Maira Vanessa. O professor de ciências da educação de jovens e adultos: impasses na formação, impasses na atuação. 2014. 131 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Estado e Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2014.
url http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/895
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Oeste do Parana
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIOESTE
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Sociedade, Estado e Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Oeste do Parana
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTE
instname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
instacron:UNIOESTE
instname_str Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
instacron_str UNIOESTE
institution UNIOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTE
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.unioeste.br:8080/tede/bitstream/tede/895/1/Maira_+Vanessa+Bar.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fd7b79bccb07f0cbaaf3731fd8d5b96b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.repositorio@unioeste.br
_version_ 1811723344374923264