O professor de ciências da educação de jovens e adultos: impasses na formação, impasses na atuação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTE |
Texto Completo: | http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/895 |
Resumo: | A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino formal, incisa na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9394/96, artigo 37, seção V, sendo destinada às pessoas que não concluíram os estudos no tempo considerado regular. Os alunos jovens e adultos participantes desse ensino possuem algumas especificidades, entre elas, a experiência de vida e a opinião já formada para determinados conceitos e conteúdos. Do outro lado, estão os professores, buscando na formação continuada e em outros meios, uma forma de suprir as necessidades e dificuldades advindas na sua maioria, da própria formação inicial. Nesse trabalho buscou-se identificar, descrever e analisar aspectos da formação de professores de Ciências Biológicas da região Oeste do Paraná para a atuação na EJA. Foram utilizados para o desenvolvimento da pesquisa, o método de revisão bibliográfica onde autores como Gatti e Nunes (2008), Gil-Perez e Carvalho (2009), Freire (2011), Tardif (2011), entre outros, serviram de embasamento e fundamentação teórica. Dialogando com os autores, também foi utilizada a pesquisa documental, pautada em Leis, Resoluções e Deliberações Nacionais, Estaduais e Municipais. E a pesquisa de campo, a qual foi desenvolvida em quatro Universidades da região Oeste do Paraná ofertantes do curso de Ciências Biológicas Licenciatura presencial e também no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) da cidade de Cascavel/PR. Nas Universidades foram entrevistados o coordenador do curso e os professores da área de ensino. Também foi aplicado questionários para os alunos que estavam cursando o último ano/período do curso. Já no CEEBJA, foram entrevistados os professores do ensino de ciências. Para organização dos dados coletados formou-se categorias dispostas em vários quadros buscando representar a realidade encontrada nas universidades e com os professores da EJA. Os dados obtidos foram separados por universidade, descritos e discutidos. O mesmo ocorreu com os dados coletados no CEEBJA. Entre os resultados obtidos, observou-se que o curso de Ciências Biológicas Licenciatura presente nas quatro Universidades investigadas, pouco enfatizam sobre a EJA na formação inicial, refletindo assim, na atuação do professor nos centros da EJA. |
id |
UNIOESTE-1_a8c2b81866d5ee58eb6415d40d77c68e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.unioeste.br:tede/895 |
network_acronym_str |
UNIOESTE-1 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTE |
repository_id_str |
|
spelling |
Malacarne, VilmarCPF:48314021091http://lattes.cnpq.br/2174433445359774Strieder, Dulce MariaCPF:77143442020http://lattes.cnpq.br/4981747301070724Polinarski, Celso AparecidoCPF:91196558949http://lattes.cnpq.br/5887561895831576Barcelos, Valdo Hermes de LimaCPF:21577129091http://lattes.cnpq.br/7447760896466057CPF:07263373904http://lattes.cnpq.br/3236329252076996Bär, Maira Vanessa2017-07-10T16:17:08Z2016-04-202014-03-24BÄR, Maira Vanessa. O professor de ciências da educação de jovens e adultos: impasses na formação, impasses na atuação. 2014. 131 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Estado e Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2014.http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/895Made available in DSpace on 2017-07-10T16:17:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maira_ Vanessa Bar.pdf: 1661616 bytes, checksum: fd7b79bccb07f0cbaaf3731fd8d5b96b (MD5) Previous issue date: 2014-03-24A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino formal, incisa na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9394/96, artigo 37, seção V, sendo destinada às pessoas que não concluíram os estudos no tempo considerado regular. Os alunos jovens e adultos participantes desse ensino possuem algumas especificidades, entre elas, a experiência de vida e a opinião já formada para determinados conceitos e conteúdos. Do outro lado, estão os professores, buscando na formação continuada e em outros meios, uma forma de suprir as necessidades e dificuldades advindas na sua maioria, da própria formação inicial. Nesse trabalho buscou-se identificar, descrever e analisar aspectos da formação de professores de Ciências Biológicas da região Oeste do Paraná para a atuação na EJA. Foram utilizados para o desenvolvimento da pesquisa, o método de revisão bibliográfica onde autores como Gatti e Nunes (2008), Gil-Perez e Carvalho (2009), Freire (2011), Tardif (2011), entre outros, serviram de embasamento e fundamentação teórica. Dialogando com os autores, também foi utilizada a pesquisa documental, pautada em Leis, Resoluções e Deliberações Nacionais, Estaduais e Municipais. E a pesquisa de campo, a qual foi desenvolvida em quatro Universidades da região Oeste do Paraná ofertantes do curso de Ciências Biológicas Licenciatura presencial e também no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) da cidade de Cascavel/PR. Nas Universidades foram entrevistados o coordenador do curso e os professores da área de ensino. Também foi aplicado questionários para os alunos que estavam cursando o último ano/período do curso. Já no CEEBJA, foram entrevistados os professores do ensino de ciências. Para organização dos dados coletados formou-se categorias dispostas em vários quadros buscando representar a realidade encontrada nas universidades e com os professores da EJA. Os dados obtidos foram separados por universidade, descritos e discutidos. O mesmo ocorreu com os dados coletados no CEEBJA. Entre os resultados obtidos, observou-se que o curso de Ciências Biológicas Licenciatura presente nas quatro Universidades investigadas, pouco enfatizam sobre a EJA na formação inicial, refletindo assim, na atuação do professor nos centros da EJA.application/pdfporUniversidade Estadual do Oeste do ParanaPrograma de Pós-Graduação stricto sensu em EducaçãoUNIOESTEBRSociedade, Estado e EducaçãoEducação de Jovens e Adultos (EJA)formação de professoresensino de ciênciasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO professor de ciências da educação de jovens e adultos: impasses na formação, impasses na atuaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTEinstname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)instacron:UNIOESTEORIGINALMaira_ Vanessa Bar.pdfapplication/pdf1661616http://tede.unioeste.br:8080/tede/bitstream/tede/895/1/Maira_+Vanessa+Bar.pdffd7b79bccb07f0cbaaf3731fd8d5b96bMD51tede/8952017-07-10 13:17:08.464oai:tede.unioeste.br:tede/895Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.unioeste.br/PUBhttp://tede.unioeste.br/oai/requestbiblioteca.repositorio@unioeste.bropendoar:2017-07-10T16:17:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O professor de ciências da educação de jovens e adultos: impasses na formação, impasses na atuação |
title |
O professor de ciências da educação de jovens e adultos: impasses na formação, impasses na atuação |
spellingShingle |
O professor de ciências da educação de jovens e adultos: impasses na formação, impasses na atuação Bär, Maira Vanessa Educação de Jovens e Adultos (EJA) formação de professores ensino de ciências CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
O professor de ciências da educação de jovens e adultos: impasses na formação, impasses na atuação |
title_full |
O professor de ciências da educação de jovens e adultos: impasses na formação, impasses na atuação |
title_fullStr |
O professor de ciências da educação de jovens e adultos: impasses na formação, impasses na atuação |
title_full_unstemmed |
O professor de ciências da educação de jovens e adultos: impasses na formação, impasses na atuação |
title_sort |
O professor de ciências da educação de jovens e adultos: impasses na formação, impasses na atuação |
author |
Bär, Maira Vanessa |
author_facet |
Bär, Maira Vanessa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Malacarne, Vilmar |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:48314021091 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2174433445359774 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Strieder, Dulce Maria |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:77143442020 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4981747301070724 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Polinarski, Celso Aparecido |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
CPF:91196558949 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5887561895831576 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Barcelos, Valdo Hermes de Lima |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
CPF:21577129091 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7447760896466057 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:07263373904 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3236329252076996 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bär, Maira Vanessa |
contributor_str_mv |
Malacarne, Vilmar Strieder, Dulce Maria Polinarski, Celso Aparecido Barcelos, Valdo Hermes de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos (EJA) formação de professores ensino de ciências |
topic |
Educação de Jovens e Adultos (EJA) formação de professores ensino de ciências CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino formal, incisa na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9394/96, artigo 37, seção V, sendo destinada às pessoas que não concluíram os estudos no tempo considerado regular. Os alunos jovens e adultos participantes desse ensino possuem algumas especificidades, entre elas, a experiência de vida e a opinião já formada para determinados conceitos e conteúdos. Do outro lado, estão os professores, buscando na formação continuada e em outros meios, uma forma de suprir as necessidades e dificuldades advindas na sua maioria, da própria formação inicial. Nesse trabalho buscou-se identificar, descrever e analisar aspectos da formação de professores de Ciências Biológicas da região Oeste do Paraná para a atuação na EJA. Foram utilizados para o desenvolvimento da pesquisa, o método de revisão bibliográfica onde autores como Gatti e Nunes (2008), Gil-Perez e Carvalho (2009), Freire (2011), Tardif (2011), entre outros, serviram de embasamento e fundamentação teórica. Dialogando com os autores, também foi utilizada a pesquisa documental, pautada em Leis, Resoluções e Deliberações Nacionais, Estaduais e Municipais. E a pesquisa de campo, a qual foi desenvolvida em quatro Universidades da região Oeste do Paraná ofertantes do curso de Ciências Biológicas Licenciatura presencial e também no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) da cidade de Cascavel/PR. Nas Universidades foram entrevistados o coordenador do curso e os professores da área de ensino. Também foi aplicado questionários para os alunos que estavam cursando o último ano/período do curso. Já no CEEBJA, foram entrevistados os professores do ensino de ciências. Para organização dos dados coletados formou-se categorias dispostas em vários quadros buscando representar a realidade encontrada nas universidades e com os professores da EJA. Os dados obtidos foram separados por universidade, descritos e discutidos. O mesmo ocorreu com os dados coletados no CEEBJA. Entre os resultados obtidos, observou-se que o curso de Ciências Biológicas Licenciatura presente nas quatro Universidades investigadas, pouco enfatizam sobre a EJA na formação inicial, refletindo assim, na atuação do professor nos centros da EJA. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-03-24 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-04-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-07-10T16:17:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BÄR, Maira Vanessa. O professor de ciências da educação de jovens e adultos: impasses na formação, impasses na atuação. 2014. 131 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Estado e Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/895 |
identifier_str_mv |
BÄR, Maira Vanessa. O professor de ciências da educação de jovens e adultos: impasses na formação, impasses na atuação. 2014. 131 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Estado e Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2014. |
url |
http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/895 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Oeste do Parana |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNIOESTE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Sociedade, Estado e Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Oeste do Parana |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTE instname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) instacron:UNIOESTE |
instname_str |
Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) |
instacron_str |
UNIOESTE |
institution |
UNIOESTE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTE |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTE |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede.unioeste.br:8080/tede/bitstream/tede/895/1/Maira_+Vanessa+Bar.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fd7b79bccb07f0cbaaf3731fd8d5b96b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.repositorio@unioeste.br |
_version_ |
1811723344374923264 |