AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ATRAVÉS DO INVENTÁRIO PORTAGE OPERACIONALIZADO EM CRIANÇAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Artero Prado, Maria Tereza
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Fabiane Fell, Rayza, Spiguel Salmazo, Ariane, Claudino Gomes, Graziela Cristina, Santana Silva, Milena, Tanaka dos Santos, Suéllen Mayara, Fernani, Deborah Cristina Gonçalves Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Colloquium Vitae
Texto Completo: http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/535
Resumo: Os objetivos deste estudo foram avaliar o crescimento e o desenvolvimento de crianças de creche e intervir naquelas com atraso do desenvolvimento motor. Participaram do referido estudo 15 crianças de 0 a 2 anos, frequentadoras de uma creche de Presidente Prudente/SP. Para avaliação do crescimento, utilizou-se os gráficos do IMC/idade do Center for Disease Control and Prevention e para análise do desenvolvimento o Inventário Portage Operacionalizado, que é composto de testes divididos em cinco áreas: socialização, autocuidados, linguagem, cognição e desenvolvimento motor, podendo estabelecer se a idade da área apresenta-se menor (atraso), igual ou maior que a cronológica em cada criança. As crianças apresentaram idade média de 17,86 meses (8 do gênero masculino e 7 do feminino) e classificação eutrófica, ou seja, normal do IMC/idade. A amostra apresentou-se acima da idade cronológica nas áreas de socialização (11 crianças), autocuidados (13), e desenvolvimento motor (13). A área da cognição mostrou-se igualmente distribuída em menor, igual e maior que a idade cronológica. E, somente a área da linguagem (13 crianças) apresentou-se abaixo da idade cronológica. Receberam intervenção motora as duas crianças que apresentaram atraso do desenvolvimento motor e após a reavaliação observou-se evolução expressiva da idade motora, sem alteração da classificação do IMC/idade. Portanto, a maioria destas crianças apresentou o crescimento e o desenvolvimento adequados para a idade cronológica, exceto na área da linguagem. Além disso, a intervenção motora mostrou-se eficaz, confirmando a importância da atuação de profissionais especializados da área da saúde e educação na creche, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento infantil.
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