AVALIAÇÃO DO EFEITO DE SUBSTÂNCIAS ANTIOXIDANTES NO CRESCIMENTO DE CULTURAS CELULARES DE CANA-DE-AÇÚCAR (Saccharum spp.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Bruno de Lima
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Lima, Iris Glaucia Guedes de Moura, Fluminhan Jr, Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Colloquium Vitae
Texto Completo: http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1194
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo avaliar culturas celulares estabelecidas a partir de meristemas apicais de dois cultivares de cana-de-açúcar: SP 813250 e RB 845210, com vistas à identificação das melhores combinações entre material biológico e composições de meios de cultura, que assegurem uma elevada capacidade de manutenção no cultivo in vitro, com multiplicação celular mesmo após longos períodos. Meios de cultura preparados com sais de Murashige-Skoog foram acrescidos de ácido ascórbico, glicina, glutamina, ácido nicotínico, prolina, piridoxina, tiamina, ácido aspártico e arginina, além de sacarose, inositol e a auxina 2,4-D. As avaliações das taxas de crescimento e proliferação celulares foram realizadas através da mensuração do peso vivo das culturas após a manutenção por período de tempo determinado em meios com composições diferentes. Foi observado que a adição de substâncias antioxidantes aos meios está correlacionada com uma maior viabilidade das culturas celulares e maior taxa de proliferação durante o cultivo in vitro.
id UNIOESTE-2_a4798ef20f9d0fb8d2fa678d62a5d010
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1194
network_acronym_str UNIOESTE-2
network_name_str Colloquium Vitae
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DO EFEITO DE SUBSTÂNCIAS ANTIOXIDANTES NO CRESCIMENTO DE CULTURAS CELULARES DE CANA-DE-AÇÚCAR (Saccharum spp.)Cana-de-açúcar. Antioxidantes. Envelhecimento Celular. Estresse Oxidativo. Biotecnologia VegetalEsta pesquisa teve por objetivo avaliar culturas celulares estabelecidas a partir de meristemas apicais de dois cultivares de cana-de-açúcar: SP 813250 e RB 845210, com vistas à identificação das melhores combinações entre material biológico e composições de meios de cultura, que assegurem uma elevada capacidade de manutenção no cultivo in vitro, com multiplicação celular mesmo após longos períodos. Meios de cultura preparados com sais de Murashige-Skoog foram acrescidos de ácido ascórbico, glicina, glutamina, ácido nicotínico, prolina, piridoxina, tiamina, ácido aspártico e arginina, além de sacarose, inositol e a auxina 2,4-D. As avaliações das taxas de crescimento e proliferação celulares foram realizadas através da mensuração do peso vivo das culturas após a manutenção por período de tempo determinado em meios com composições diferentes. Foi observado que a adição de substâncias antioxidantes aos meios está correlacionada com uma maior viabilidade das culturas celulares e maior taxa de proliferação durante o cultivo in vitro.Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE2015-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1194Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436; v. 6 n. 2 (2014): Colloquium Vitae. DOI: 10.5747/cv.2014.v06.n2; 43-521984-6436reponame:Colloquium Vitaeinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNIOESTEporhttp://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1194/1285Melo, Bruno de LimaLima, Iris Glaucia Guedes de MouraFluminhan Jr, Antonioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-27T14:42:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1194Revistahttps://revistas.unoeste.br/index.php/cv/indexONGhttp://revistas.unoeste.br/revistas/ojs/index.php/cv/oaijgjunior@unoeste.br||jgjunior@unoeste.br1984-64361984-6436opendoar:2015-05-27T14:42:15Colloquium Vitae - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DO EFEITO DE SUBSTÂNCIAS ANTIOXIDANTES NO CRESCIMENTO DE CULTURAS CELULARES DE CANA-DE-AÇÚCAR (Saccharum spp.)
title AVALIAÇÃO DO EFEITO DE SUBSTÂNCIAS ANTIOXIDANTES NO CRESCIMENTO DE CULTURAS CELULARES DE CANA-DE-AÇÚCAR (Saccharum spp.)
spellingShingle AVALIAÇÃO DO EFEITO DE SUBSTÂNCIAS ANTIOXIDANTES NO CRESCIMENTO DE CULTURAS CELULARES DE CANA-DE-AÇÚCAR (Saccharum spp.)
Melo, Bruno de Lima
Cana-de-açúcar. Antioxidantes. Envelhecimento Celular. Estresse Oxidativo. Biotecnologia Vegetal
title_short AVALIAÇÃO DO EFEITO DE SUBSTÂNCIAS ANTIOXIDANTES NO CRESCIMENTO DE CULTURAS CELULARES DE CANA-DE-AÇÚCAR (Saccharum spp.)
title_full AVALIAÇÃO DO EFEITO DE SUBSTÂNCIAS ANTIOXIDANTES NO CRESCIMENTO DE CULTURAS CELULARES DE CANA-DE-AÇÚCAR (Saccharum spp.)
title_fullStr AVALIAÇÃO DO EFEITO DE SUBSTÂNCIAS ANTIOXIDANTES NO CRESCIMENTO DE CULTURAS CELULARES DE CANA-DE-AÇÚCAR (Saccharum spp.)
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DO EFEITO DE SUBSTÂNCIAS ANTIOXIDANTES NO CRESCIMENTO DE CULTURAS CELULARES DE CANA-DE-AÇÚCAR (Saccharum spp.)
title_sort AVALIAÇÃO DO EFEITO DE SUBSTÂNCIAS ANTIOXIDANTES NO CRESCIMENTO DE CULTURAS CELULARES DE CANA-DE-AÇÚCAR (Saccharum spp.)
author Melo, Bruno de Lima
author_facet Melo, Bruno de Lima
Lima, Iris Glaucia Guedes de Moura
Fluminhan Jr, Antonio
author_role author
author2 Lima, Iris Glaucia Guedes de Moura
Fluminhan Jr, Antonio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Bruno de Lima
Lima, Iris Glaucia Guedes de Moura
Fluminhan Jr, Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Cana-de-açúcar. Antioxidantes. Envelhecimento Celular. Estresse Oxidativo. Biotecnologia Vegetal
topic Cana-de-açúcar. Antioxidantes. Envelhecimento Celular. Estresse Oxidativo. Biotecnologia Vegetal
description Esta pesquisa teve por objetivo avaliar culturas celulares estabelecidas a partir de meristemas apicais de dois cultivares de cana-de-açúcar: SP 813250 e RB 845210, com vistas à identificação das melhores combinações entre material biológico e composições de meios de cultura, que assegurem uma elevada capacidade de manutenção no cultivo in vitro, com multiplicação celular mesmo após longos períodos. Meios de cultura preparados com sais de Murashige-Skoog foram acrescidos de ácido ascórbico, glicina, glutamina, ácido nicotínico, prolina, piridoxina, tiamina, ácido aspártico e arginina, além de sacarose, inositol e a auxina 2,4-D. As avaliações das taxas de crescimento e proliferação celulares foram realizadas através da mensuração do peso vivo das culturas após a manutenção por período de tempo determinado em meios com composições diferentes. Foi observado que a adição de substâncias antioxidantes aos meios está correlacionada com uma maior viabilidade das culturas celulares e maior taxa de proliferação durante o cultivo in vitro.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1194
url http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1194/1285
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
dc.source.none.fl_str_mv Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436; v. 6 n. 2 (2014): Colloquium Vitae. DOI: 10.5747/cv.2014.v06.n2; 43-52
1984-6436
reponame:Colloquium Vitae
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNIOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNIOESTE
institution UNIOESTE
reponame_str Colloquium Vitae
collection Colloquium Vitae
repository.name.fl_str_mv Colloquium Vitae - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv jgjunior@unoeste.br||jgjunior@unoeste.br
_version_ 1800218924989546496