PREVALÊNCIA DAS MALOCLUSÕES EM CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE LAVRINHAS, SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Werneck, Eduardo César
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Mattos, Fernanda Silva, da Silva, Márcio Garcia, do Prado, Renata Falchete, Carvalho, Gustavo Lopes, Araújo, Adriano Marotta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Colloquium Vitae
Texto Completo: http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/603
Resumo: O objetivo deste trabalho foi verificar a prevalência das maloclusões em crianças pré-escolares, das escolas de Lavrinhas/SP, para se conhecer os problemas ortodônticos mais frequentes, permitindo uma orientação adequada. Exames clínicos de 257 crianças foram realizados através da visualização dos arcos dentários em oclusão, relacionando-os aos critérios adotados para classificar as oclusões normais, os problemas transversais, verticais, sagitais e de espaço. Os dados obtidos foram tabulados e submetidos à análise estatística descritiva (%) e teste de correlação de Pearson (5%). Um alto índice de maloclusão (91,05%) foi encontrado além de correlação negativa (-0,189) e estatisticamente significante (0,002) entre cárie e diastema, e entre ausência de maloclusão e cáries (-0,668/p=0,000); e correlação positiva (0,418) e estatisticamente significante entre Classe II e mordida aberta (0,000), atresia e mordida cruzada (0,425/p=0,000); atresia, mordida cruzada e mordida aberta (0,235/p=0,000) e Classe II, mordida aberta, atresia e cruzamento (0,443/p=0,000). Os resultados demonstraram a necessidade de instituição de tratamento ortodôntico, além de orientações adequadas de higienização, nutrição e da remoção de hábitos parafuncionais. A integralização da ortodontia nos serviços públicos de saúde é importante e, quando iniciada em fase precoce, possui custos mais baixos viabilizando um possível tratamento.
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