DESEMPENHO MOTOR DE PRÉ-ESCOLARES PARTICIPANTES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Alline Sayuri Tacaki
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gonzaga, Caroline Nunes, Guerrero, Katiane Mayara, Defende, Ana Paula Guirro, Frasson, Isabela Bortolim, Oliveira, Mileide Cristina Stoco de, André, Larissa Borba, Cesinando de Carvalho, Augusto, Bofi, Tânia Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Colloquium Vitae
Texto Completo: http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1980
Resumo: O objetivo desse estudo foi avaliar o desenvolvimento motor de crianças inseridas na Educação Infantil e participante do Atendimento Educacional Especializado, encaminhadas pela Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente – SP. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, do tipo estudo de caso com natureza descritiva. Foi utilizado como instrumento de pesquisa a Escala de Desenvolvimento Motor – EDM. Amostragem foi composta por 18 crianças de ambos os sexos, com idade média 4,4±1,05 anos. Dessas crianças, 5 foram classificadas em seu desempenho motor em normal médio, 5 em normal baixo, 4 em inferior e 4 em muito inferior. A maior parte apresentou lacunas em seu desenvolvimento, tornando-se possível à identificação dos atrasos e o encaminhamento para serviços especializados.
id UNIOESTE-2_d66045b3506066df5f88ca2ec8ade37f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1980
network_acronym_str UNIOESTE-2
network_name_str Colloquium Vitae
repository_id_str
spelling DESEMPENHO MOTOR DE PRÉ-ESCOLARES PARTICIPANTES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADODesenvolvimento Infantileducação infantilfisioterapiapré-escolaravaliação de resultado de ações preventivasO objetivo desse estudo foi avaliar o desenvolvimento motor de crianças inseridas na Educação Infantil e participante do Atendimento Educacional Especializado, encaminhadas pela Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente – SP. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, do tipo estudo de caso com natureza descritiva. Foi utilizado como instrumento de pesquisa a Escala de Desenvolvimento Motor – EDM. Amostragem foi composta por 18 crianças de ambos os sexos, com idade média 4,4±1,05 anos. Dessas crianças, 5 foram classificadas em seu desempenho motor em normal médio, 5 em normal baixo, 4 em inferior e 4 em muito inferior. A maior parte apresentou lacunas em seu desenvolvimento, tornando-se possível à identificação dos atrasos e o encaminhamento para serviços especializados.Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE2017-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1980Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436; v. 9 n. 1 (2017): Colloquium Vitae, Vol. 9, n. 1; 34-381984-6436reponame:Colloquium Vitaeinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNIOESTEporhttp://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1980/1877Alves, Alline Sayuri TacakiGonzaga, Caroline NunesGuerrero, Katiane MayaraDefende, Ana Paula GuirroFrasson, Isabela BortolimOliveira, Mileide Cristina Stoco deAndré, Larissa BorbaCesinando de Carvalho, AugustoBofi, Tânia Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-01T16:53:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1980Revistahttps://revistas.unoeste.br/index.php/cv/indexONGhttp://revistas.unoeste.br/revistas/ojs/index.php/cv/oaijgjunior@unoeste.br||jgjunior@unoeste.br1984-64361984-6436opendoar:2017-09-01T16:53:51Colloquium Vitae - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv DESEMPENHO MOTOR DE PRÉ-ESCOLARES PARTICIPANTES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
title DESEMPENHO MOTOR DE PRÉ-ESCOLARES PARTICIPANTES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
spellingShingle DESEMPENHO MOTOR DE PRÉ-ESCOLARES PARTICIPANTES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Alves, Alline Sayuri Tacaki
Desenvolvimento Infantil
educação infantil
fisioterapia
pré-escolar
avaliação de resultado de ações preventivas
title_short DESEMPENHO MOTOR DE PRÉ-ESCOLARES PARTICIPANTES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
title_full DESEMPENHO MOTOR DE PRÉ-ESCOLARES PARTICIPANTES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
title_fullStr DESEMPENHO MOTOR DE PRÉ-ESCOLARES PARTICIPANTES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
title_full_unstemmed DESEMPENHO MOTOR DE PRÉ-ESCOLARES PARTICIPANTES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
title_sort DESEMPENHO MOTOR DE PRÉ-ESCOLARES PARTICIPANTES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
author Alves, Alline Sayuri Tacaki
author_facet Alves, Alline Sayuri Tacaki
Gonzaga, Caroline Nunes
Guerrero, Katiane Mayara
Defende, Ana Paula Guirro
Frasson, Isabela Bortolim
Oliveira, Mileide Cristina Stoco de
André, Larissa Borba
Cesinando de Carvalho, Augusto
Bofi, Tânia Cristina
author_role author
author2 Gonzaga, Caroline Nunes
Guerrero, Katiane Mayara
Defende, Ana Paula Guirro
Frasson, Isabela Bortolim
Oliveira, Mileide Cristina Stoco de
André, Larissa Borba
Cesinando de Carvalho, Augusto
Bofi, Tânia Cristina
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Alline Sayuri Tacaki
Gonzaga, Caroline Nunes
Guerrero, Katiane Mayara
Defende, Ana Paula Guirro
Frasson, Isabela Bortolim
Oliveira, Mileide Cristina Stoco de
André, Larissa Borba
Cesinando de Carvalho, Augusto
Bofi, Tânia Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento Infantil
educação infantil
fisioterapia
pré-escolar
avaliação de resultado de ações preventivas
topic Desenvolvimento Infantil
educação infantil
fisioterapia
pré-escolar
avaliação de resultado de ações preventivas
description O objetivo desse estudo foi avaliar o desenvolvimento motor de crianças inseridas na Educação Infantil e participante do Atendimento Educacional Especializado, encaminhadas pela Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente – SP. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, do tipo estudo de caso com natureza descritiva. Foi utilizado como instrumento de pesquisa a Escala de Desenvolvimento Motor – EDM. Amostragem foi composta por 18 crianças de ambos os sexos, com idade média 4,4±1,05 anos. Dessas crianças, 5 foram classificadas em seu desempenho motor em normal médio, 5 em normal baixo, 4 em inferior e 4 em muito inferior. A maior parte apresentou lacunas em seu desenvolvimento, tornando-se possível à identificação dos atrasos e o encaminhamento para serviços especializados.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1980
url http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1980
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1980/1877
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
dc.source.none.fl_str_mv Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436; v. 9 n. 1 (2017): Colloquium Vitae, Vol. 9, n. 1; 34-38
1984-6436
reponame:Colloquium Vitae
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNIOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNIOESTE
institution UNIOESTE
reponame_str Colloquium Vitae
collection Colloquium Vitae
repository.name.fl_str_mv Colloquium Vitae - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv jgjunior@unoeste.br||jgjunior@unoeste.br
_version_ 1800218925430996992