A INFLUÊNCIA DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA A SAÚDE NA CAPACIDADE DE TRABALHO DE MILITARES DO 33Ú BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO DA CIDADE DE CASCAVEL, PARANÁ.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Rômulo Nascimento
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno de Educação Física e Esporte
Texto Completo: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1401
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar os indicadores da aptidão física relacionada à saúde de militares do 33Ú batalhão de Infantaria Motorizado. A amostra foi composta por 30 militares do sexo masculino. Para a seleção da amostra foram selecionados militares aleatoriamente, independente de seus postos ou graduações. Os dados foram coletados através de medidas e desempenhos nos testes de aptidão física utilizando os protocolos utilizados pelo Exército Brasileiro e outros protocolos validados na literatura. Para a verificação do presente estudo, foi utilizado a estatística descritiva, contendo freqüência relativa absoluta(f.rel.abs), média(X), desvio padrão (DP), valor máximo (VM), valor mínimo (VM) e amplitude (A). Os resultados apontaram que os valores de flexibilidade e composição corporal apresentaram índices desproporcionais aos outros indicadores analisados, devido a falta de treinamento destes dois parâmetros da aptidão física por não participarem da bateria de teste utilizada pelo Exército Brasileiro, o que não se faz obrigatório no Treinamento Físico Militar(TFM). Quando analisado o índice geral de aptidão física relacionada à saúde, são apresentados resultados de maneira satisfatória, principalmente nos indicadores que são avaliados pelo Exército Brasileiro.
id UNIOESTE-3_0ffea5f067bead67545e942100a99cee
oai_identifier_str oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/1401
network_acronym_str UNIOESTE-3
network_name_str Caderno de Educação Física e Esporte
repository_id_str
spelling A INFLUÊNCIA DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA A SAÚDE NA CAPACIDADE DE TRABALHO DE MILITARES DO 33Ú BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO DA CIDADE DE CASCAVEL, PARANÁ.TreinamentoAptidão FísicaSaúde.O presente estudo teve como objetivo analisar os indicadores da aptidão física relacionada à saúde de militares do 33Ú batalhão de Infantaria Motorizado. A amostra foi composta por 30 militares do sexo masculino. Para a seleção da amostra foram selecionados militares aleatoriamente, independente de seus postos ou graduações. Os dados foram coletados através de medidas e desempenhos nos testes de aptidão física utilizando os protocolos utilizados pelo Exército Brasileiro e outros protocolos validados na literatura. Para a verificação do presente estudo, foi utilizado a estatística descritiva, contendo freqüência relativa absoluta(f.rel.abs), média(X), desvio padrão (DP), valor máximo (VM), valor mínimo (VM) e amplitude (A). Os resultados apontaram que os valores de flexibilidade e composição corporal apresentaram índices desproporcionais aos outros indicadores analisados, devido a falta de treinamento destes dois parâmetros da aptidão física por não participarem da bateria de teste utilizada pelo Exército Brasileiro, o que não se faz obrigatório no Treinamento Físico Militar(TFM). Quando analisado o índice geral de aptidão física relacionada à saúde, são apresentados resultados de maneira satisfatória, principalmente nos indicadores que são avaliados pelo Exército Brasileiro.Universidade Estadual do Oeste do Paraná2008-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1401Caderno de Educação Física e Esporte; V. 6, N. 11, 2004 | Caderno de Educação Física; 442318-50902318-5104reponame:Caderno de Educação Física e Esporteinstname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)instacron:UNIOESTEporhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1401/1141Pinho, Rômulo Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-23T11:11:21Zoai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/1401Revistahttps://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/indexPUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/oairevista.cefe@unioeste.br || projeto.saber@unioeste.br2318-50902318-5090opendoar:2020-04-23T11:11:21Caderno de Educação Física e Esporte - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv A INFLUÊNCIA DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA A SAÚDE NA CAPACIDADE DE TRABALHO DE MILITARES DO 33Ú BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO DA CIDADE DE CASCAVEL, PARANÁ.
title A INFLUÊNCIA DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA A SAÚDE NA CAPACIDADE DE TRABALHO DE MILITARES DO 33Ú BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO DA CIDADE DE CASCAVEL, PARANÁ.
spellingShingle A INFLUÊNCIA DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA A SAÚDE NA CAPACIDADE DE TRABALHO DE MILITARES DO 33Ú BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO DA CIDADE DE CASCAVEL, PARANÁ.
Pinho, Rômulo Nascimento
Treinamento
Aptidão Física
Saúde.
title_short A INFLUÊNCIA DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA A SAÚDE NA CAPACIDADE DE TRABALHO DE MILITARES DO 33Ú BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO DA CIDADE DE CASCAVEL, PARANÁ.
title_full A INFLUÊNCIA DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA A SAÚDE NA CAPACIDADE DE TRABALHO DE MILITARES DO 33Ú BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO DA CIDADE DE CASCAVEL, PARANÁ.
title_fullStr A INFLUÊNCIA DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA A SAÚDE NA CAPACIDADE DE TRABALHO DE MILITARES DO 33Ú BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO DA CIDADE DE CASCAVEL, PARANÁ.
title_full_unstemmed A INFLUÊNCIA DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA A SAÚDE NA CAPACIDADE DE TRABALHO DE MILITARES DO 33Ú BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO DA CIDADE DE CASCAVEL, PARANÁ.
title_sort A INFLUÊNCIA DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA A SAÚDE NA CAPACIDADE DE TRABALHO DE MILITARES DO 33Ú BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO DA CIDADE DE CASCAVEL, PARANÁ.
author Pinho, Rômulo Nascimento
author_facet Pinho, Rômulo Nascimento
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinho, Rômulo Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Treinamento
Aptidão Física
Saúde.
topic Treinamento
Aptidão Física
Saúde.
description O presente estudo teve como objetivo analisar os indicadores da aptidão física relacionada à saúde de militares do 33Ú batalhão de Infantaria Motorizado. A amostra foi composta por 30 militares do sexo masculino. Para a seleção da amostra foram selecionados militares aleatoriamente, independente de seus postos ou graduações. Os dados foram coletados através de medidas e desempenhos nos testes de aptidão física utilizando os protocolos utilizados pelo Exército Brasileiro e outros protocolos validados na literatura. Para a verificação do presente estudo, foi utilizado a estatística descritiva, contendo freqüência relativa absoluta(f.rel.abs), média(X), desvio padrão (DP), valor máximo (VM), valor mínimo (VM) e amplitude (A). Os resultados apontaram que os valores de flexibilidade e composição corporal apresentaram índices desproporcionais aos outros indicadores analisados, devido a falta de treinamento destes dois parâmetros da aptidão física por não participarem da bateria de teste utilizada pelo Exército Brasileiro, o que não se faz obrigatório no Treinamento Físico Militar(TFM). Quando analisado o índice geral de aptidão física relacionada à saúde, são apresentados resultados de maneira satisfatória, principalmente nos indicadores que são avaliados pelo Exército Brasileiro.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1401
url https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1401/1141
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Oeste do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Oeste do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Caderno de Educação Física e Esporte; V. 6, N. 11, 2004 | Caderno de Educação Física; 44
2318-5090
2318-5104
reponame:Caderno de Educação Física e Esporte
instname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
instacron:UNIOESTE
instname_str Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
instacron_str UNIOESTE
institution UNIOESTE
reponame_str Caderno de Educação Física e Esporte
collection Caderno de Educação Física e Esporte
repository.name.fl_str_mv Caderno de Educação Física e Esporte - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
repository.mail.fl_str_mv revista.cefe@unioeste.br || projeto.saber@unioeste.br
_version_ 1798313412676026368