ESTILO DE VIDA DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grisa, Roberto Antonio
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno de Educação Física e Esporte
Texto Completo: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1399
Resumo: O objetivo deste estudo foi: conhecer o estilo de vida dos profissionais da área de ciências da saúde do Município de Marechal Cândido Rondon, considerando seis fatores (nutrição, atividade física, comportamento preventivo, relacionamento social, estresse e espiritualidade) individuais relacionados ao bem-estar. Foram avaliados 37 profissionais, onde, 10 foram do sexo feminino, com idade variando entre 26 e 57 anos e 27 foram do sexo masculino com idade variando entre 28 e 62 anos. Foi utilizado como instrumento para coletar as informações desejadas o Questionário do Perfil de Estilo de Vida, proposto por NAHAS (2000), incluindo mais um comportamento o Espiritual, proposto por MADUREIRA (2001), caracterizando o Hexagrama. Pelas respostas apresentadas no instrumento, nas questões relacionadas ao estilo de vida, após proceder-se ao cálculo da media no sexo feminino e no sexo masculino de modo geral com a participação dos seis componentes relacionados ao bem-estar individual, percebeu-se que estes indivíduos apresentam um comportamento saudável, ou seja um perfil positivo somente nos componentes, COMPORTAMENTO PREVENTIVO e RELACIONAMENTO SOCIAL. Já, os componentes: NUTRIÇÃO, ATIVIDADE FÍSICA, CONTROLE DO ESTRESSE e ESPIRITUALIDADE apresentaram um comportamento desfavorável, revelando um perfil negativo, indicando que os grupos devem ser orientados e ajudados a mudarem seus comportamentos, pois eles oferecem riscos à saúde e afetam a qualidade de vida e seu bem-estar. Percebe-se que os indivíduos de ambos os sexos demonstram ter cuidados em alguns aspectos com relação ao seu comportamento no cotidiano, mas deixam a desejar em outros. Infere-se desta forma que os indivíduos do sexo masculino assim como do sexo feminino não devem descuidar-se desses cuidados e buscar alternativas para melhorar alguns comportamentos indesejáveis, presentes no seu dia-a-dia.
id UNIOESTE-3_bfe10b054e283eab87b21c99d2f1afc9
oai_identifier_str oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/1399
network_acronym_str UNIOESTE-3
network_name_str Caderno de Educação Física e Esporte
repository_id_str
spelling ESTILO DE VIDA DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE MARECHAL CÂNDIDO RONDONEstilo de vidaprofissionaissaúde.O objetivo deste estudo foi: conhecer o estilo de vida dos profissionais da área de ciências da saúde do Município de Marechal Cândido Rondon, considerando seis fatores (nutrição, atividade física, comportamento preventivo, relacionamento social, estresse e espiritualidade) individuais relacionados ao bem-estar. Foram avaliados 37 profissionais, onde, 10 foram do sexo feminino, com idade variando entre 26 e 57 anos e 27 foram do sexo masculino com idade variando entre 28 e 62 anos. Foi utilizado como instrumento para coletar as informações desejadas o Questionário do Perfil de Estilo de Vida, proposto por NAHAS (2000), incluindo mais um comportamento o Espiritual, proposto por MADUREIRA (2001), caracterizando o Hexagrama. Pelas respostas apresentadas no instrumento, nas questões relacionadas ao estilo de vida, após proceder-se ao cálculo da media no sexo feminino e no sexo masculino de modo geral com a participação dos seis componentes relacionados ao bem-estar individual, percebeu-se que estes indivíduos apresentam um comportamento saudável, ou seja um perfil positivo somente nos componentes, COMPORTAMENTO PREVENTIVO e RELACIONAMENTO SOCIAL. Já, os componentes: NUTRIÇÃO, ATIVIDADE FÍSICA, CONTROLE DO ESTRESSE e ESPIRITUALIDADE apresentaram um comportamento desfavorável, revelando um perfil negativo, indicando que os grupos devem ser orientados e ajudados a mudarem seus comportamentos, pois eles oferecem riscos à saúde e afetam a qualidade de vida e seu bem-estar. Percebe-se que os indivíduos de ambos os sexos demonstram ter cuidados em alguns aspectos com relação ao seu comportamento no cotidiano, mas deixam a desejar em outros. Infere-se desta forma que os indivíduos do sexo masculino assim como do sexo feminino não devem descuidar-se desses cuidados e buscar alternativas para melhorar alguns comportamentos indesejáveis, presentes no seu dia-a-dia.Universidade Estadual do Oeste do Paraná2008-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1399Caderno de Educação Física e Esporte; V. 6, N. 11, 2004 | Caderno de Educação Física; 422318-50902318-5104reponame:Caderno de Educação Física e Esporteinstname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)instacron:UNIOESTEporhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1399/1139Grisa, Roberto Antonioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-23T11:11:21Zoai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/1399Revistahttps://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/indexPUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/oairevista.cefe@unioeste.br || projeto.saber@unioeste.br2318-50902318-5090opendoar:2020-04-23T11:11:21Caderno de Educação Física e Esporte - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTILO DE VIDA DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON
title ESTILO DE VIDA DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON
spellingShingle ESTILO DE VIDA DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON
Grisa, Roberto Antonio
Estilo de vida
profissionais
saúde.
title_short ESTILO DE VIDA DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON
title_full ESTILO DE VIDA DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON
title_fullStr ESTILO DE VIDA DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON
title_full_unstemmed ESTILO DE VIDA DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON
title_sort ESTILO DE VIDA DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON
author Grisa, Roberto Antonio
author_facet Grisa, Roberto Antonio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grisa, Roberto Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Estilo de vida
profissionais
saúde.
topic Estilo de vida
profissionais
saúde.
description O objetivo deste estudo foi: conhecer o estilo de vida dos profissionais da área de ciências da saúde do Município de Marechal Cândido Rondon, considerando seis fatores (nutrição, atividade física, comportamento preventivo, relacionamento social, estresse e espiritualidade) individuais relacionados ao bem-estar. Foram avaliados 37 profissionais, onde, 10 foram do sexo feminino, com idade variando entre 26 e 57 anos e 27 foram do sexo masculino com idade variando entre 28 e 62 anos. Foi utilizado como instrumento para coletar as informações desejadas o Questionário do Perfil de Estilo de Vida, proposto por NAHAS (2000), incluindo mais um comportamento o Espiritual, proposto por MADUREIRA (2001), caracterizando o Hexagrama. Pelas respostas apresentadas no instrumento, nas questões relacionadas ao estilo de vida, após proceder-se ao cálculo da media no sexo feminino e no sexo masculino de modo geral com a participação dos seis componentes relacionados ao bem-estar individual, percebeu-se que estes indivíduos apresentam um comportamento saudável, ou seja um perfil positivo somente nos componentes, COMPORTAMENTO PREVENTIVO e RELACIONAMENTO SOCIAL. Já, os componentes: NUTRIÇÃO, ATIVIDADE FÍSICA, CONTROLE DO ESTRESSE e ESPIRITUALIDADE apresentaram um comportamento desfavorável, revelando um perfil negativo, indicando que os grupos devem ser orientados e ajudados a mudarem seus comportamentos, pois eles oferecem riscos à saúde e afetam a qualidade de vida e seu bem-estar. Percebe-se que os indivíduos de ambos os sexos demonstram ter cuidados em alguns aspectos com relação ao seu comportamento no cotidiano, mas deixam a desejar em outros. Infere-se desta forma que os indivíduos do sexo masculino assim como do sexo feminino não devem descuidar-se desses cuidados e buscar alternativas para melhorar alguns comportamentos indesejáveis, presentes no seu dia-a-dia.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1399
url https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1399
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1399/1139
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Oeste do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Oeste do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Caderno de Educação Física e Esporte; V. 6, N. 11, 2004 | Caderno de Educação Física; 42
2318-5090
2318-5104
reponame:Caderno de Educação Física e Esporte
instname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
instacron:UNIOESTE
instname_str Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
instacron_str UNIOESTE
institution UNIOESTE
reponame_str Caderno de Educação Física e Esporte
collection Caderno de Educação Física e Esporte
repository.name.fl_str_mv Caderno de Educação Física e Esporte - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
repository.mail.fl_str_mv revista.cefe@unioeste.br || projeto.saber@unioeste.br
_version_ 1798313412671832064