O CONTEÚDO HÁBITOS SAUDÁVEIS NA ESCOLA: A REALIDADE NO COLÉGIO ESTADUAL “ERON DOMINGUES” DA CIDADE DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON – PARANÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Both, Jorge
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno de Educação Física e Esporte
Texto Completo: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1391
Resumo: Na atualidade, os adolescentes necessitam de conhecimentos sobre as conseqüências de não levar uma vida atrelada aos hábitos saudáveis, sendo a escola um dos locais onde a discussão sobre este tema é propenso. A Educação Física como promotora de atividade física, pode ser um momento de prevenção e alerta a crianças, adolescentes e jovens para importância de questões ligadas aos hábitos saudáveis. Assim, o objetivo do trabalho foi de verificar como está sendo trabalhado o conteúdo hábitos saudáveis, mais especificadamente a atividade física, a alimentação e o controle do peso corporal, nas aulas de Educação Física do Ensino Médio do Colégio Estadual “Eron Domingues” – Ensino Fundamental e Médio, localizado na sede do município de Marechal Cândido Rondon – Paraná. A população foi composta de alunos e professores do educandário. A amostra foi constituída por 55.08% da população de estudantes, o que corresponde 103 alunos. A amostra dos professores foi constituída por 4 profissionais de Educação Física. Os procedimentos foram os seguintes: primeiramente houve a leitura do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, após isto foi repassado o protocolo denominado de Questionário de Percepção de Hábitos Saudáveis (QPHAS) (GUEDES e GRONDIN, 2002), tendo como anexo deste duas perguntas (uma aberta para os professores e uma fechada para os alunos). Os resultados permitem traçar a seguinte relação: o colégio vincula os hábitos saudáveis na perspectiva da Educação Física, apenas no item atividade física. Os professores delataram na pergunta aberta do questionário que não têm um acompanhamento do trabalho com as turmas, e também têm dificuldades com os itens relacionados no QPHAS, assim é importante e necessário que se faça cursos de capacitação para os docentes, pois assim, estes poderão repassar os conteúdos dos hábitos saudáveis para os alunos que recebem uma influência bastante grande da escola e dos meios de comunicação. Como sugestão, é necessário que se faça um trabalho preventivo sobre as informações referentes ao tema hábitos saudáveis, pois o mesmo não se limita a atividade física, mas sim a outros fatores, sendo que estes estão entrelaçados intimamente, não dissociados. Assim, é importante que as escolas de forma geral não tenham uma associação restrita ao conteúdo comentado neste trabalho. A atividade física não deve ser apenas o tema da aula de Educação Física, mas sim de outras disciplinas, bem como outros temas vinculados principalmente a outras disciplinas podem e devem se relacionar com a Educação Física havendo uma relação entre as disciplinas.
id UNIOESTE-3_c593abd961176f27b6c38df3593fbffb
oai_identifier_str oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/1391
network_acronym_str UNIOESTE-3
network_name_str Caderno de Educação Física e Esporte
repository_id_str
spelling O CONTEÚDO HÁBITOS SAUDÁVEIS NA ESCOLA: A REALIDADE NO COLÉGIO ESTADUAL “ERON DOMINGUES” DA CIDADE DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON – PARANÁHábitos saudáveisescolaescolaresprofessores de educação física.Na atualidade, os adolescentes necessitam de conhecimentos sobre as conseqüências de não levar uma vida atrelada aos hábitos saudáveis, sendo a escola um dos locais onde a discussão sobre este tema é propenso. A Educação Física como promotora de atividade física, pode ser um momento de prevenção e alerta a crianças, adolescentes e jovens para importância de questões ligadas aos hábitos saudáveis. Assim, o objetivo do trabalho foi de verificar como está sendo trabalhado o conteúdo hábitos saudáveis, mais especificadamente a atividade física, a alimentação e o controle do peso corporal, nas aulas de Educação Física do Ensino Médio do Colégio Estadual “Eron Domingues” – Ensino Fundamental e Médio, localizado na sede do município de Marechal Cândido Rondon – Paraná. A população foi composta de alunos e professores do educandário. A amostra foi constituída por 55.08% da população de estudantes, o que corresponde 103 alunos. A amostra dos professores foi constituída por 4 profissionais de Educação Física. Os procedimentos foram os seguintes: primeiramente houve a leitura do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, após isto foi repassado o protocolo denominado de Questionário de Percepção de Hábitos Saudáveis (QPHAS) (GUEDES e GRONDIN, 2002), tendo como anexo deste duas perguntas (uma aberta para os professores e uma fechada para os alunos). Os resultados permitem traçar a seguinte relação: o colégio vincula os hábitos saudáveis na perspectiva da Educação Física, apenas no item atividade física. Os professores delataram na pergunta aberta do questionário que não têm um acompanhamento do trabalho com as turmas, e também têm dificuldades com os itens relacionados no QPHAS, assim é importante e necessário que se faça cursos de capacitação para os docentes, pois assim, estes poderão repassar os conteúdos dos hábitos saudáveis para os alunos que recebem uma influência bastante grande da escola e dos meios de comunicação. Como sugestão, é necessário que se faça um trabalho preventivo sobre as informações referentes ao tema hábitos saudáveis, pois o mesmo não se limita a atividade física, mas sim a outros fatores, sendo que estes estão entrelaçados intimamente, não dissociados. Assim, é importante que as escolas de forma geral não tenham uma associação restrita ao conteúdo comentado neste trabalho. A atividade física não deve ser apenas o tema da aula de Educação Física, mas sim de outras disciplinas, bem como outros temas vinculados principalmente a outras disciplinas podem e devem se relacionar com a Educação Física havendo uma relação entre as disciplinas.Universidade Estadual do Oeste do Paraná2008-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1391Caderno de Educação Física e Esporte; V. 6, N. 11, 2004 | Caderno de Educação Física; 31-322318-50902318-5104reponame:Caderno de Educação Física e Esporteinstname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)instacron:UNIOESTEporhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1391/1132Both, Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-23T11:11:21Zoai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/1391Revistahttps://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/indexPUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/oairevista.cefe@unioeste.br || projeto.saber@unioeste.br2318-50902318-5090opendoar:2020-04-23T11:11:21Caderno de Educação Física e Esporte - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv O CONTEÚDO HÁBITOS SAUDÁVEIS NA ESCOLA: A REALIDADE NO COLÉGIO ESTADUAL “ERON DOMINGUES” DA CIDADE DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON – PARANÁ
title O CONTEÚDO HÁBITOS SAUDÁVEIS NA ESCOLA: A REALIDADE NO COLÉGIO ESTADUAL “ERON DOMINGUES” DA CIDADE DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON – PARANÁ
spellingShingle O CONTEÚDO HÁBITOS SAUDÁVEIS NA ESCOLA: A REALIDADE NO COLÉGIO ESTADUAL “ERON DOMINGUES” DA CIDADE DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON – PARANÁ
Both, Jorge
Hábitos saudáveis
escola
escolares
professores de educação física.
title_short O CONTEÚDO HÁBITOS SAUDÁVEIS NA ESCOLA: A REALIDADE NO COLÉGIO ESTADUAL “ERON DOMINGUES” DA CIDADE DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON – PARANÁ
title_full O CONTEÚDO HÁBITOS SAUDÁVEIS NA ESCOLA: A REALIDADE NO COLÉGIO ESTADUAL “ERON DOMINGUES” DA CIDADE DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON – PARANÁ
title_fullStr O CONTEÚDO HÁBITOS SAUDÁVEIS NA ESCOLA: A REALIDADE NO COLÉGIO ESTADUAL “ERON DOMINGUES” DA CIDADE DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON – PARANÁ
title_full_unstemmed O CONTEÚDO HÁBITOS SAUDÁVEIS NA ESCOLA: A REALIDADE NO COLÉGIO ESTADUAL “ERON DOMINGUES” DA CIDADE DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON – PARANÁ
title_sort O CONTEÚDO HÁBITOS SAUDÁVEIS NA ESCOLA: A REALIDADE NO COLÉGIO ESTADUAL “ERON DOMINGUES” DA CIDADE DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON – PARANÁ
author Both, Jorge
author_facet Both, Jorge
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Both, Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Hábitos saudáveis
escola
escolares
professores de educação física.
topic Hábitos saudáveis
escola
escolares
professores de educação física.
description Na atualidade, os adolescentes necessitam de conhecimentos sobre as conseqüências de não levar uma vida atrelada aos hábitos saudáveis, sendo a escola um dos locais onde a discussão sobre este tema é propenso. A Educação Física como promotora de atividade física, pode ser um momento de prevenção e alerta a crianças, adolescentes e jovens para importância de questões ligadas aos hábitos saudáveis. Assim, o objetivo do trabalho foi de verificar como está sendo trabalhado o conteúdo hábitos saudáveis, mais especificadamente a atividade física, a alimentação e o controle do peso corporal, nas aulas de Educação Física do Ensino Médio do Colégio Estadual “Eron Domingues” – Ensino Fundamental e Médio, localizado na sede do município de Marechal Cândido Rondon – Paraná. A população foi composta de alunos e professores do educandário. A amostra foi constituída por 55.08% da população de estudantes, o que corresponde 103 alunos. A amostra dos professores foi constituída por 4 profissionais de Educação Física. Os procedimentos foram os seguintes: primeiramente houve a leitura do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, após isto foi repassado o protocolo denominado de Questionário de Percepção de Hábitos Saudáveis (QPHAS) (GUEDES e GRONDIN, 2002), tendo como anexo deste duas perguntas (uma aberta para os professores e uma fechada para os alunos). Os resultados permitem traçar a seguinte relação: o colégio vincula os hábitos saudáveis na perspectiva da Educação Física, apenas no item atividade física. Os professores delataram na pergunta aberta do questionário que não têm um acompanhamento do trabalho com as turmas, e também têm dificuldades com os itens relacionados no QPHAS, assim é importante e necessário que se faça cursos de capacitação para os docentes, pois assim, estes poderão repassar os conteúdos dos hábitos saudáveis para os alunos que recebem uma influência bastante grande da escola e dos meios de comunicação. Como sugestão, é necessário que se faça um trabalho preventivo sobre as informações referentes ao tema hábitos saudáveis, pois o mesmo não se limita a atividade física, mas sim a outros fatores, sendo que estes estão entrelaçados intimamente, não dissociados. Assim, é importante que as escolas de forma geral não tenham uma associação restrita ao conteúdo comentado neste trabalho. A atividade física não deve ser apenas o tema da aula de Educação Física, mas sim de outras disciplinas, bem como outros temas vinculados principalmente a outras disciplinas podem e devem se relacionar com a Educação Física havendo uma relação entre as disciplinas.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1391
url https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1391/1132
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Oeste do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Oeste do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Caderno de Educação Física e Esporte; V. 6, N. 11, 2004 | Caderno de Educação Física; 31-32
2318-5090
2318-5104
reponame:Caderno de Educação Física e Esporte
instname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
instacron:UNIOESTE
instname_str Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
instacron_str UNIOESTE
institution UNIOESTE
reponame_str Caderno de Educação Física e Esporte
collection Caderno de Educação Física e Esporte
repository.name.fl_str_mv Caderno de Educação Física e Esporte - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
repository.mail.fl_str_mv revista.cefe@unioeste.br || projeto.saber@unioeste.br
_version_ 1798313412657152000