Os conflitos socioambientais pelo uso da água no Brasil na perspectiva da Ecologia Política

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bordalo, Carlos Alexandre Leão
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambientes (Francisco Beltrão)
Texto Completo: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ambientes/article/view/23237
Resumo: O presente artigo busca atender, na perspectiva da Ecologia Política, a uma crescente demanda por respostas acerca dos conflitos socioambientais causados pelo uso da água no Brasil. Será apresentada a trajetória de criação dessa vertente teórica, mas não como uma “nova ciência”, mas como uma “perspectiva metodológica interdisciplinar”. Além disso, serão destacados os conceitos da Ecologia Política por autores como Joan Martínez Alier, Enrique Leff, Paul Robbins e Paul Little, que, além de explicarem a criação e o arcabouço teórico-metodológico, também mostram os estudos dos conflitos ecológicos distributivos e (ou) os conflitos socioambientais como campo de atuação da Ecologia Política. Ver-se-á, com efeito, que os conflitos socioambientais pelo uso da água são uma manifestação de oposição, divergência ou embate entre diferentes forças e interesses manifestados por diversos atores, com suas antagônicas necessidades, interesses, desejos, valores e modos de vida; falar-se-á, por conseguinte, sobre acesso, uso, apropriação e controle sobre os recursos naturais em diferentes escalas. Defende-se, aqui, a premissa de que a Ecologia Política deve buscar garantir o acesso à água a todos, como um direito humano e livre de conflitos, como defende também a ONU com a diretiva de que não se pode “deixar ninguém para trás sem água”. Assim, a Ecologia Política deve estar presente fora do ambiente acadêmico, participando das diferentes correntes e vertentes, com um olhar socioambiental mais político e ativo.
id UNIOESTE-4_2478b5cc0ff4853560410c4a6bc9359d
oai_identifier_str oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/23237
network_acronym_str UNIOESTE-4
network_name_str Ambientes (Francisco Beltrão)
repository_id_str
spelling Os conflitos socioambientais pelo uso da água no Brasil na perspectiva da Ecologia PolíticaConflitos socioambientaisconflitos ecológicos distributivosuso da águaecologia política.O presente artigo busca atender, na perspectiva da Ecologia Política, a uma crescente demanda por respostas acerca dos conflitos socioambientais causados pelo uso da água no Brasil. Será apresentada a trajetória de criação dessa vertente teórica, mas não como uma “nova ciência”, mas como uma “perspectiva metodológica interdisciplinar”. Além disso, serão destacados os conceitos da Ecologia Política por autores como Joan Martínez Alier, Enrique Leff, Paul Robbins e Paul Little, que, além de explicarem a criação e o arcabouço teórico-metodológico, também mostram os estudos dos conflitos ecológicos distributivos e (ou) os conflitos socioambientais como campo de atuação da Ecologia Política. Ver-se-á, com efeito, que os conflitos socioambientais pelo uso da água são uma manifestação de oposição, divergência ou embate entre diferentes forças e interesses manifestados por diversos atores, com suas antagônicas necessidades, interesses, desejos, valores e modos de vida; falar-se-á, por conseguinte, sobre acesso, uso, apropriação e controle sobre os recursos naturais em diferentes escalas. Defende-se, aqui, a premissa de que a Ecologia Política deve buscar garantir o acesso à água a todos, como um direito humano e livre de conflitos, como defende também a ONU com a diretiva de que não se pode “deixar ninguém para trás sem água”. Assim, a Ecologia Política deve estar presente fora do ambiente acadêmico, participando das diferentes correntes e vertentes, com um olhar socioambiental mais político e ativo.EDUNIOESTE (Editora da UNIOESTE)2019-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/ambientes/article/view/2323710.48075/amb.v1i2.23237AMBIENTES: Revista de Geografia e Ecologia Política; v. 1 n. 2 (2019): Segundo Semestre; 782674-6816reponame:Ambientes (Francisco Beltrão)instname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)instacron:UNIOESTEporhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/ambientes/article/view/23237/14952Copyright (c) 2019 AMBIENTES: Revista de Geografia e Ecologia Políticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBordalo, Carlos Alexandre Leão2023-07-07T20:07:27Zoai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/23237Revistahttps://e-revista.unioeste.br/index.php/ambientesPUBhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/ambientes/oairevista.ambientes@unioeste.br2674-68162674-6816opendoar:2023-07-07T20:07:27Ambientes (Francisco Beltrão) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Os conflitos socioambientais pelo uso da água no Brasil na perspectiva da Ecologia Política
title Os conflitos socioambientais pelo uso da água no Brasil na perspectiva da Ecologia Política
spellingShingle Os conflitos socioambientais pelo uso da água no Brasil na perspectiva da Ecologia Política
Bordalo, Carlos Alexandre Leão
Conflitos socioambientais
conflitos ecológicos distributivos
uso da água
ecologia política.
title_short Os conflitos socioambientais pelo uso da água no Brasil na perspectiva da Ecologia Política
title_full Os conflitos socioambientais pelo uso da água no Brasil na perspectiva da Ecologia Política
title_fullStr Os conflitos socioambientais pelo uso da água no Brasil na perspectiva da Ecologia Política
title_full_unstemmed Os conflitos socioambientais pelo uso da água no Brasil na perspectiva da Ecologia Política
title_sort Os conflitos socioambientais pelo uso da água no Brasil na perspectiva da Ecologia Política
author Bordalo, Carlos Alexandre Leão
author_facet Bordalo, Carlos Alexandre Leão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bordalo, Carlos Alexandre Leão
dc.subject.por.fl_str_mv Conflitos socioambientais
conflitos ecológicos distributivos
uso da água
ecologia política.
topic Conflitos socioambientais
conflitos ecológicos distributivos
uso da água
ecologia política.
description O presente artigo busca atender, na perspectiva da Ecologia Política, a uma crescente demanda por respostas acerca dos conflitos socioambientais causados pelo uso da água no Brasil. Será apresentada a trajetória de criação dessa vertente teórica, mas não como uma “nova ciência”, mas como uma “perspectiva metodológica interdisciplinar”. Além disso, serão destacados os conceitos da Ecologia Política por autores como Joan Martínez Alier, Enrique Leff, Paul Robbins e Paul Little, que, além de explicarem a criação e o arcabouço teórico-metodológico, também mostram os estudos dos conflitos ecológicos distributivos e (ou) os conflitos socioambientais como campo de atuação da Ecologia Política. Ver-se-á, com efeito, que os conflitos socioambientais pelo uso da água são uma manifestação de oposição, divergência ou embate entre diferentes forças e interesses manifestados por diversos atores, com suas antagônicas necessidades, interesses, desejos, valores e modos de vida; falar-se-á, por conseguinte, sobre acesso, uso, apropriação e controle sobre os recursos naturais em diferentes escalas. Defende-se, aqui, a premissa de que a Ecologia Política deve buscar garantir o acesso à água a todos, como um direito humano e livre de conflitos, como defende também a ONU com a diretiva de que não se pode “deixar ninguém para trás sem água”. Assim, a Ecologia Política deve estar presente fora do ambiente acadêmico, participando das diferentes correntes e vertentes, com um olhar socioambiental mais político e ativo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://e-revista.unioeste.br/index.php/ambientes/article/view/23237
10.48075/amb.v1i2.23237
url https://e-revista.unioeste.br/index.php/ambientes/article/view/23237
identifier_str_mv 10.48075/amb.v1i2.23237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://e-revista.unioeste.br/index.php/ambientes/article/view/23237/14952
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 AMBIENTES: Revista de Geografia e Ecologia Política
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 AMBIENTES: Revista de Geografia e Ecologia Política
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUNIOESTE (Editora da UNIOESTE)
publisher.none.fl_str_mv EDUNIOESTE (Editora da UNIOESTE)
dc.source.none.fl_str_mv AMBIENTES: Revista de Geografia e Ecologia Política; v. 1 n. 2 (2019): Segundo Semestre; 78
2674-6816
reponame:Ambientes (Francisco Beltrão)
instname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
instacron:UNIOESTE
instname_str Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
instacron_str UNIOESTE
institution UNIOESTE
reponame_str Ambientes (Francisco Beltrão)
collection Ambientes (Francisco Beltrão)
repository.name.fl_str_mv Ambientes (Francisco Beltrão) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
repository.mail.fl_str_mv revista.ambientes@unioeste.br
_version_ 1797047768516132864