Uso da terra pela agropecuária e sua relação com a erosão dos solos no município de Regente Feijó (SP)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Santana, Alessandro Donaire
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambientes (Francisco Beltrão)
Texto Completo: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ambientes/article/view/22109
Resumo: A erosão acelerada é um dos problemas ambientais mais graves verificados no espaço rural brasileiro. Por isso, o objetivo deste trabalho foi analisar dados agropecuários de produção e manejo da terra de Regente Feijó/SP, correlacionando-os com suas características pedoclimáticas e o avanço das erosões no município. Para tanto, recorreu-se às seguintes fontes: Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária do Estado de São Paulo (CATI/LUPA, 2007/2008); Censos Agropecuários (IBGE, 2006; 2017); Produção Agrícola e da Pecuária Municipal (IBGE, 2016), além de trabalhos de campo. A síntese dos dados apontou que a maior parte do município é destinada às pastagens, seguidas das culturas temporárias e perenes, com predominância do cultivo convencional (aração mais gradagem) e do cultivo mínimo (só gradagem), num contexto em que mais da metade dos produtores rurais não recebe auxílio técnico. As ravinas e voçorocas identificadas nos trabalhos de campo estavam localizadas em áreas de pastagens, mas também resultam de um histórico processo de manejo inadequado dos solos com predominância de classe textural arenosa, principalmente associados às áreas de colinas onduladas e suavemente onduladas. Portanto, faz-se necessária a ampliação do auxílio técnico aos pequenos produtores rurais, além do fomento das práticas conservacionistas vegetativas e edáficas.
id UNIOESTE-4_45f23c3bc0d1b87a076027556726bbe0
oai_identifier_str oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/22109
network_acronym_str UNIOESTE-4
network_name_str Ambientes (Francisco Beltrão)
repository_id_str
spelling Uso da terra pela agropecuária e sua relação com a erosão dos solos no município de Regente Feijó (SP)Relação Sociedade-NaturezaAgriculturaPecuáriaErosões linearesRegente Feijó.A erosão acelerada é um dos problemas ambientais mais graves verificados no espaço rural brasileiro. Por isso, o objetivo deste trabalho foi analisar dados agropecuários de produção e manejo da terra de Regente Feijó/SP, correlacionando-os com suas características pedoclimáticas e o avanço das erosões no município. Para tanto, recorreu-se às seguintes fontes: Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária do Estado de São Paulo (CATI/LUPA, 2007/2008); Censos Agropecuários (IBGE, 2006; 2017); Produção Agrícola e da Pecuária Municipal (IBGE, 2016), além de trabalhos de campo. A síntese dos dados apontou que a maior parte do município é destinada às pastagens, seguidas das culturas temporárias e perenes, com predominância do cultivo convencional (aração mais gradagem) e do cultivo mínimo (só gradagem), num contexto em que mais da metade dos produtores rurais não recebe auxílio técnico. As ravinas e voçorocas identificadas nos trabalhos de campo estavam localizadas em áreas de pastagens, mas também resultam de um histórico processo de manejo inadequado dos solos com predominância de classe textural arenosa, principalmente associados às áreas de colinas onduladas e suavemente onduladas. Portanto, faz-se necessária a ampliação do auxílio técnico aos pequenos produtores rurais, além do fomento das práticas conservacionistas vegetativas e edáficas.EDUNIOESTE (Editora da UNIOESTE)2019-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/ambientes/article/view/2210910.48075/amb.v1i2.22109AMBIENTES: Revista de Geografia e Ecologia Política; v. 1 n. 2 (2019): Segundo Semestre; 2522674-6816reponame:Ambientes (Francisco Beltrão)instname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)instacron:UNIOESTEporhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/ambientes/article/view/22109/14954Copyright (c) 2019 AMBIENTES: Revista de Geografia e Ecologia Políticainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Santana, Alessandro Donaire2023-07-07T20:07:27Zoai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/22109Revistahttps://e-revista.unioeste.br/index.php/ambientesPUBhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/ambientes/oairevista.ambientes@unioeste.br2674-68162674-6816opendoar:2023-07-07T20:07:27Ambientes (Francisco Beltrão) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso da terra pela agropecuária e sua relação com a erosão dos solos no município de Regente Feijó (SP)
title Uso da terra pela agropecuária e sua relação com a erosão dos solos no município de Regente Feijó (SP)
spellingShingle Uso da terra pela agropecuária e sua relação com a erosão dos solos no município de Regente Feijó (SP)
de Santana, Alessandro Donaire
Relação Sociedade-Natureza
Agricultura
Pecuária
Erosões lineares
Regente Feijó.
title_short Uso da terra pela agropecuária e sua relação com a erosão dos solos no município de Regente Feijó (SP)
title_full Uso da terra pela agropecuária e sua relação com a erosão dos solos no município de Regente Feijó (SP)
title_fullStr Uso da terra pela agropecuária e sua relação com a erosão dos solos no município de Regente Feijó (SP)
title_full_unstemmed Uso da terra pela agropecuária e sua relação com a erosão dos solos no município de Regente Feijó (SP)
title_sort Uso da terra pela agropecuária e sua relação com a erosão dos solos no município de Regente Feijó (SP)
author de Santana, Alessandro Donaire
author_facet de Santana, Alessandro Donaire
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Santana, Alessandro Donaire
dc.subject.por.fl_str_mv Relação Sociedade-Natureza
Agricultura
Pecuária
Erosões lineares
Regente Feijó.
topic Relação Sociedade-Natureza
Agricultura
Pecuária
Erosões lineares
Regente Feijó.
description A erosão acelerada é um dos problemas ambientais mais graves verificados no espaço rural brasileiro. Por isso, o objetivo deste trabalho foi analisar dados agropecuários de produção e manejo da terra de Regente Feijó/SP, correlacionando-os com suas características pedoclimáticas e o avanço das erosões no município. Para tanto, recorreu-se às seguintes fontes: Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária do Estado de São Paulo (CATI/LUPA, 2007/2008); Censos Agropecuários (IBGE, 2006; 2017); Produção Agrícola e da Pecuária Municipal (IBGE, 2016), além de trabalhos de campo. A síntese dos dados apontou que a maior parte do município é destinada às pastagens, seguidas das culturas temporárias e perenes, com predominância do cultivo convencional (aração mais gradagem) e do cultivo mínimo (só gradagem), num contexto em que mais da metade dos produtores rurais não recebe auxílio técnico. As ravinas e voçorocas identificadas nos trabalhos de campo estavam localizadas em áreas de pastagens, mas também resultam de um histórico processo de manejo inadequado dos solos com predominância de classe textural arenosa, principalmente associados às áreas de colinas onduladas e suavemente onduladas. Portanto, faz-se necessária a ampliação do auxílio técnico aos pequenos produtores rurais, além do fomento das práticas conservacionistas vegetativas e edáficas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://e-revista.unioeste.br/index.php/ambientes/article/view/22109
10.48075/amb.v1i2.22109
url https://e-revista.unioeste.br/index.php/ambientes/article/view/22109
identifier_str_mv 10.48075/amb.v1i2.22109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://e-revista.unioeste.br/index.php/ambientes/article/view/22109/14954
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 AMBIENTES: Revista de Geografia e Ecologia Política
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 AMBIENTES: Revista de Geografia e Ecologia Política
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUNIOESTE (Editora da UNIOESTE)
publisher.none.fl_str_mv EDUNIOESTE (Editora da UNIOESTE)
dc.source.none.fl_str_mv AMBIENTES: Revista de Geografia e Ecologia Política; v. 1 n. 2 (2019): Segundo Semestre; 252
2674-6816
reponame:Ambientes (Francisco Beltrão)
instname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
instacron:UNIOESTE
instname_str Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
instacron_str UNIOESTE
institution UNIOESTE
reponame_str Ambientes (Francisco Beltrão)
collection Ambientes (Francisco Beltrão)
repository.name.fl_str_mv Ambientes (Francisco Beltrão) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
repository.mail.fl_str_mv revista.ambientes@unioeste.br
_version_ 1797047768494112768