Neoliberalismo e a desterritorialização dos espaços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvez, Pedro
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Souza, Edson Belo Clemente de, Batista, Alfredo Aparecido
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informe Gepec (Online)
Texto Completo: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/231
Resumo: O objetivo deste artigo é articular a idéia de desterritorialização, no sentido da “desarrumação” causada à sociedade pela globalização, no contexto da política neoliberal. Para tanto, partimos da idéia de territorialização, identificando alguns aspectos em que o neoliberalismo vem transformando os espaços e descaracterizando a cidadania, em função das recentes mudanças ocorridas no cenário nacional e mundial, no que diz respeito aos problemas sociais das últimas décadas do século XX e início do século XXI. Os resultados são alarmantes, reduzindo intensamente os valores que mantêm e ampliam a materialização da cidadania burguesa. Esta constatação empírica coloca-nos a entender este momento histórico, bem como dar respostas. Neste enfrentamento, cabe à superestrutura evidenciar quais são suas ações e qual é o seu comprometimento com a classe burguesa. Neste sentido, apontamos o papel do Estado, onde, por um lado, o mesmo deve ser autônomo ao exercer seus deveres frente aos cidadãos, não deixando estes à mercê da própria sorte, e, por outro, o cidadão deve reivindicar direitos ao Estado.
id UNIOESTE-5_200935a2d41598c7f45aaa98ca7936f6
oai_identifier_str oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/231
network_acronym_str UNIOESTE-5
network_name_str Informe Gepec (Online)
repository_id_str
spelling Neoliberalismo e a desterritorialização dos espaçosO objetivo deste artigo é articular a idéia de desterritorialização, no sentido da “desarrumação” causada à sociedade pela globalização, no contexto da política neoliberal. Para tanto, partimos da idéia de territorialização, identificando alguns aspectos em que o neoliberalismo vem transformando os espaços e descaracterizando a cidadania, em função das recentes mudanças ocorridas no cenário nacional e mundial, no que diz respeito aos problemas sociais das últimas décadas do século XX e início do século XXI. Os resultados são alarmantes, reduzindo intensamente os valores que mantêm e ampliam a materialização da cidadania burguesa. Esta constatação empírica coloca-nos a entender este momento histórico, bem como dar respostas. Neste enfrentamento, cabe à superestrutura evidenciar quais são suas ações e qual é o seu comprometimento com a classe burguesa. Neste sentido, apontamos o papel do Estado, onde, por um lado, o mesmo deve ser autônomo ao exercer seus deveres frente aos cidadãos, não deixando estes à mercê da própria sorte, e, por outro, o cidadão deve reivindicar direitos ao Estado.EdUnioeste2007-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/23110.48075/igepec.v9i1.231Informe GEPEC; v. 9 n. 1 (2005)1679-415X1676-067010.48075/igepec.v9i1reponame:Informe Gepec (Online)instname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)instacron:UNIOESTEporhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/231/161Alvez, PedroSouza, Edson Belo Clemente deBatista, Alfredo Aparecidoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-16T22:15:38Zoai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/231Revistahttps://e-revista.unioeste.br/index.php/gepecPUBhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/oairevista.gepec@gmail.com1679-415X1676-0670opendoar:2023-05-16T22:15:38Informe Gepec (Online) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Neoliberalismo e a desterritorialização dos espaços
title Neoliberalismo e a desterritorialização dos espaços
spellingShingle Neoliberalismo e a desterritorialização dos espaços
Alvez, Pedro
title_short Neoliberalismo e a desterritorialização dos espaços
title_full Neoliberalismo e a desterritorialização dos espaços
title_fullStr Neoliberalismo e a desterritorialização dos espaços
title_full_unstemmed Neoliberalismo e a desterritorialização dos espaços
title_sort Neoliberalismo e a desterritorialização dos espaços
author Alvez, Pedro
author_facet Alvez, Pedro
Souza, Edson Belo Clemente de
Batista, Alfredo Aparecido
author_role author
author2 Souza, Edson Belo Clemente de
Batista, Alfredo Aparecido
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvez, Pedro
Souza, Edson Belo Clemente de
Batista, Alfredo Aparecido
description O objetivo deste artigo é articular a idéia de desterritorialização, no sentido da “desarrumação” causada à sociedade pela globalização, no contexto da política neoliberal. Para tanto, partimos da idéia de territorialização, identificando alguns aspectos em que o neoliberalismo vem transformando os espaços e descaracterizando a cidadania, em função das recentes mudanças ocorridas no cenário nacional e mundial, no que diz respeito aos problemas sociais das últimas décadas do século XX e início do século XXI. Os resultados são alarmantes, reduzindo intensamente os valores que mantêm e ampliam a materialização da cidadania burguesa. Esta constatação empírica coloca-nos a entender este momento histórico, bem como dar respostas. Neste enfrentamento, cabe à superestrutura evidenciar quais são suas ações e qual é o seu comprometimento com a classe burguesa. Neste sentido, apontamos o papel do Estado, onde, por um lado, o mesmo deve ser autônomo ao exercer seus deveres frente aos cidadãos, não deixando estes à mercê da própria sorte, e, por outro, o cidadão deve reivindicar direitos ao Estado.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/231
10.48075/igepec.v9i1.231
url https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/231
identifier_str_mv 10.48075/igepec.v9i1.231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/231/161
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUnioeste
publisher.none.fl_str_mv EdUnioeste
dc.source.none.fl_str_mv Informe GEPEC; v. 9 n. 1 (2005)
1679-415X
1676-0670
10.48075/igepec.v9i1
reponame:Informe Gepec (Online)
instname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
instacron:UNIOESTE
instname_str Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
instacron_str UNIOESTE
institution UNIOESTE
reponame_str Informe Gepec (Online)
collection Informe Gepec (Online)
repository.name.fl_str_mv Informe Gepec (Online) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
repository.mail.fl_str_mv revista.gepec@gmail.com
_version_ 1796797389523124224