ASSIMETRIA DE INFORMAÇÕES NO MERCADO DE SAÚDE SUPLEMENTAR E SEUS IMPACTOS NA FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS: UM ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gibbert, Giane Maria
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Dias, Luiz Carlos, Rocha Jr, Weimar Freire da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informe Gepec (Online)
Texto Completo: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/1322
Resumo: Na região Oeste do Paraná, onde se localiza a cooperativa Unimed Costa Oeste e na qual se realizou o presente estudo de caso, boa parte da população ainda vive na zona rural. Para exemplificar, tem-se, na área de abrangência[1] da Unimed Costa Oeste, 23,48% da população vivendo na zona rural segundo dados do último censo (IBGE, 2000), constituindo-se assim um amplo mercado para a comercialização de planos de saúde. Nesse sentido com o intuito de ampliar seu market share, a empresa adotou estratégias para facilitar o acesso desta população à saúde suplementar. Neste contexto, este trabalho procurou verificar se a conduta adotada pela empresa é coerente com os dados pesquisados, ou se há assimetria de informações interferindo na elaboração de estratégias e tomada de decisões da operadora. Por meio da análise dos dados, pode-se inferir que o beneficiário da zona rural tem um perfil de consumo de serviços de saúde diferenciado. Em geral, a população da zona rural realiza consultas e exames com mais freqüência, além de apresentar um índice mais elevado de internações. Isso faz com que o percentual das despesas assistenciais com relação ao faturamento da população rural seja consideravelmente maior do que o percentual da população urbana.
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