CERTIFICAÇÃO E MARCA NAS TRANSAÇÕES ENTRE VAREJISTAS E DISTRIBUIDORES DE CARNES ESPECIAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colares-Santos, Lechan
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Guimarães, Amanda Ferreira, Schiavi, Sandra Mara de Alencar, Ivantes, Iolanda, Souza, José Paulo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informe Gepec (Online)
Texto Completo: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/22624
Resumo: O objetivo foi analisar como a certificação e a marca influenciam as transações entre distribuidores e varejistas de carnes especiais nas cidades de Presidente Prudente/SP e Maringá/PR. A pesquisa, qualitativa e descritiva, fundamentou-se na Economia dos Custos de Mensuração e abrangeu entrevistas semiestruturadas com 10 varejistas de carnes especiais em Presidente Prudente/SP e Maringá/PR. Como resultados, observou-se que a raça é o principal aspecto de diferenciação do produto, originando dimensões de difícil mensuração, em sua maior parte mensuradas subjetivamente, tais como textura, marmoreio e sabor. Nem todos os atributos de qualidade são remunerados, implicando espaço para apropriação de valor. Conclui-se que a certificação e a reputação possibilitaram estruturas de governança menos complexas, reduzindo custos de mensuração, já as marcas não foram relevantes.
id UNIOESTE-5_8a070e343805fdab1e603727ab86bead
oai_identifier_str oai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/22624
network_acronym_str UNIOESTE-5
network_name_str Informe Gepec (Online)
repository_id_str
spelling CERTIFICAÇÃO E MARCA NAS TRANSAÇÕES ENTRE VAREJISTAS E DISTRIBUIDORES DE CARNES ESPECIAISPecuária de corteDiferenciaçãoAgronegócio.O objetivo foi analisar como a certificação e a marca influenciam as transações entre distribuidores e varejistas de carnes especiais nas cidades de Presidente Prudente/SP e Maringá/PR. A pesquisa, qualitativa e descritiva, fundamentou-se na Economia dos Custos de Mensuração e abrangeu entrevistas semiestruturadas com 10 varejistas de carnes especiais em Presidente Prudente/SP e Maringá/PR. Como resultados, observou-se que a raça é o principal aspecto de diferenciação do produto, originando dimensões de difícil mensuração, em sua maior parte mensuradas subjetivamente, tais como textura, marmoreio e sabor. Nem todos os atributos de qualidade são remunerados, implicando espaço para apropriação de valor. Conclui-se que a certificação e a reputação possibilitaram estruturas de governança menos complexas, reduzindo custos de mensuração, já as marcas não foram relevantes.EdUnioeste2020-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheethttps://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/2262410.48075/igepec.v24i1.22624Informe GEPEC; v. 24 n. 1 (2020); 9 -261679-415X1676-067010.48075/igepec.v24i1reponame:Informe Gepec (Online)instname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)instacron:UNIOESTEporhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/22624/15356https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/22624/19171Copyright (c) 2020 Informe GEPECinfo:eu-repo/semantics/openAccessColares-Santos, LechanGuimarães, Amanda FerreiraSchiavi, Sandra Mara de AlencarIvantes, IolandaSouza, José Paulo de2023-05-16T22:11:15Zoai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/22624Revistahttps://e-revista.unioeste.br/index.php/gepecPUBhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/oairevista.gepec@gmail.com1679-415X1676-0670opendoar:2023-05-16T22:11:15Informe Gepec (Online) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv CERTIFICAÇÃO E MARCA NAS TRANSAÇÕES ENTRE VAREJISTAS E DISTRIBUIDORES DE CARNES ESPECIAIS
title CERTIFICAÇÃO E MARCA NAS TRANSAÇÕES ENTRE VAREJISTAS E DISTRIBUIDORES DE CARNES ESPECIAIS
spellingShingle CERTIFICAÇÃO E MARCA NAS TRANSAÇÕES ENTRE VAREJISTAS E DISTRIBUIDORES DE CARNES ESPECIAIS
Colares-Santos, Lechan
Pecuária de corte
Diferenciação
Agronegócio.
title_short CERTIFICAÇÃO E MARCA NAS TRANSAÇÕES ENTRE VAREJISTAS E DISTRIBUIDORES DE CARNES ESPECIAIS
title_full CERTIFICAÇÃO E MARCA NAS TRANSAÇÕES ENTRE VAREJISTAS E DISTRIBUIDORES DE CARNES ESPECIAIS
title_fullStr CERTIFICAÇÃO E MARCA NAS TRANSAÇÕES ENTRE VAREJISTAS E DISTRIBUIDORES DE CARNES ESPECIAIS
title_full_unstemmed CERTIFICAÇÃO E MARCA NAS TRANSAÇÕES ENTRE VAREJISTAS E DISTRIBUIDORES DE CARNES ESPECIAIS
title_sort CERTIFICAÇÃO E MARCA NAS TRANSAÇÕES ENTRE VAREJISTAS E DISTRIBUIDORES DE CARNES ESPECIAIS
author Colares-Santos, Lechan
author_facet Colares-Santos, Lechan
Guimarães, Amanda Ferreira
Schiavi, Sandra Mara de Alencar
Ivantes, Iolanda
Souza, José Paulo de
author_role author
author2 Guimarães, Amanda Ferreira
Schiavi, Sandra Mara de Alencar
Ivantes, Iolanda
Souza, José Paulo de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Colares-Santos, Lechan
Guimarães, Amanda Ferreira
Schiavi, Sandra Mara de Alencar
Ivantes, Iolanda
Souza, José Paulo de
dc.subject.por.fl_str_mv Pecuária de corte
Diferenciação
Agronegócio.
topic Pecuária de corte
Diferenciação
Agronegócio.
description O objetivo foi analisar como a certificação e a marca influenciam as transações entre distribuidores e varejistas de carnes especiais nas cidades de Presidente Prudente/SP e Maringá/PR. A pesquisa, qualitativa e descritiva, fundamentou-se na Economia dos Custos de Mensuração e abrangeu entrevistas semiestruturadas com 10 varejistas de carnes especiais em Presidente Prudente/SP e Maringá/PR. Como resultados, observou-se que a raça é o principal aspecto de diferenciação do produto, originando dimensões de difícil mensuração, em sua maior parte mensuradas subjetivamente, tais como textura, marmoreio e sabor. Nem todos os atributos de qualidade são remunerados, implicando espaço para apropriação de valor. Conclui-se que a certificação e a reputação possibilitaram estruturas de governança menos complexas, reduzindo custos de mensuração, já as marcas não foram relevantes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/22624
10.48075/igepec.v24i1.22624
url https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/22624
identifier_str_mv 10.48075/igepec.v24i1.22624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/22624/15356
https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/22624/19171
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Informe GEPEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Informe GEPEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheet
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUnioeste
publisher.none.fl_str_mv EdUnioeste
dc.source.none.fl_str_mv Informe GEPEC; v. 24 n. 1 (2020); 9 -26
1679-415X
1676-0670
10.48075/igepec.v24i1
reponame:Informe Gepec (Online)
instname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
instacron:UNIOESTE
instname_str Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
instacron_str UNIOESTE
institution UNIOESTE
reponame_str Informe Gepec (Online)
collection Informe Gepec (Online)
repository.name.fl_str_mv Informe Gepec (Online) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
repository.mail.fl_str_mv revista.gepec@gmail.com
_version_ 1796797391200845824