Análise de estratégias de comercialização dos derivados de algodão naturalmente colorido do Estado de Mato Grosso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informe Gepec (Online) |
Texto Completo: | https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/304 |
Resumo: | Trabalhos recentes apontaram que o fluxo de produtos de origem familiar dentro da cadeia produtiva de derivados de algodão era precário, mas não investigaram quais as possíveis formas de comercialização para o algodão colorido (e seus derivados) de origem familiar de Mato Grosso. O objetivo geral foi analisar a cadeia de derivados do algodão naturalmente colorido (fiação, tecelagem e confecções) e as estruturas de comercialização da agricultura familiar no Estado de Mato Grosso. O modelo teórico baseou-se nos conceitos de estrutura de mercado e oligopólio. Detectaram-se o desconhecimento dos produtos nos diferentes níveis analisados, a falta de uniformidade da pluma e a necessidade de desenvolver etapas subseqüentes de beneficiamento, fiação e tecelagem para apresentar o produto ao mercado, desenvolvendo assim novas estruturas de comercialização para o produto de origem familiar. São necessárias melhores divulgação e organização para tornar a cadeia economicamente viável. Sugerem-se alternativas para os fluxos de produtos em estruturas de comercialização alternativas e nichos específicos. |
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Análise de estratégias de comercialização dos derivados de algodão naturalmente colorido do Estado de Mato GrossoTrabalhos recentes apontaram que o fluxo de produtos de origem familiar dentro da cadeia produtiva de derivados de algodão era precário, mas não investigaram quais as possíveis formas de comercialização para o algodão colorido (e seus derivados) de origem familiar de Mato Grosso. O objetivo geral foi analisar a cadeia de derivados do algodão naturalmente colorido (fiação, tecelagem e confecções) e as estruturas de comercialização da agricultura familiar no Estado de Mato Grosso. O modelo teórico baseou-se nos conceitos de estrutura de mercado e oligopólio. Detectaram-se o desconhecimento dos produtos nos diferentes níveis analisados, a falta de uniformidade da pluma e a necessidade de desenvolver etapas subseqüentes de beneficiamento, fiação e tecelagem para apresentar o produto ao mercado, desenvolvendo assim novas estruturas de comercialização para o produto de origem familiar. São necessárias melhores divulgação e organização para tornar a cadeia economicamente viável. Sugerem-se alternativas para os fluxos de produtos em estruturas de comercialização alternativas e nichos específicos.EdUnioeste2007-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/30410.48075/igepec.v9i2.304Informe GEPEC; v. 9 n. 2 (2005)1679-415X1676-067010.48075/igepec.v9i2reponame:Informe Gepec (Online)instname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)instacron:UNIOESTEporhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/304/220Souza, Sonia Sueli Serafim deFigueiredo, Adriano Marcos RodriguesBonjour, Sandra Cristina de MouraMarta, José Manuel Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-16T22:15:31Zoai:ojs.e-revista.unioeste.br:article/304Revistahttps://e-revista.unioeste.br/index.php/gepecPUBhttps://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/oairevista.gepec@gmail.com1679-415X1676-0670opendoar:2023-05-16T22:15:31Informe Gepec (Online) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)false |
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