TUBERCULOSE: PRINCIPAIS FATORES ASSOCIADOS AO ABANDONO DO TRATAMENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Thiago de Matos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Matos, Cintia Chagas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9908
Resumo: O abandono do tratamento de tuberculose é uma questão relevante e preocupante na saúde pública mundial. Mediante uma revisão integrativa, esse estudo busca identificar os possíveis fatores que levam ao abandono do tratamento. Foi realizada pesquisa em estudos indexados nas bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO), no período de 2017 a 2021, utilizando-se os seguintes descritores (DeCS): tuberculose, agente antituberculose e tuberculose pulmonar. Ao fim, foram selecionados onze estudos, publicados nos idiomas português, espanhol e inglês. Os resultados mostraram que o abandono está relacionado a fatores de diversas esferas, com destaque para as esferas social, da saúde e a do próprio tratamento. Como perfil das pessoas dos casos de abandono, em geral, observou-se que elas são economicamente ativas, com faixa etária entre 15 e 49 anos, possuem baixa escolaridade, baixa renda e é comum que os usos abusivos de álcool e drogas sejam apresentados como comorbidades relevantes. Portanto, o trabalho evidenciou os principais fatores associados ao abandono do tratamento de tuberculose e a importância da participação de diferentes atores como forças que somarão para diminuir a ocorrência do problema em questão.
id UNIPAR-1_017e3dafb8a72e1e21f5657dad30947c
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/9908
network_acronym_str UNIPAR-1
network_name_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository_id_str
spelling TUBERCULOSE: PRINCIPAIS FATORES ASSOCIADOS AO ABANDONO DO TRATAMENTOTuberculoseAgente AntituberculoseTuberculose PulmonarO abandono do tratamento de tuberculose é uma questão relevante e preocupante na saúde pública mundial. Mediante uma revisão integrativa, esse estudo busca identificar os possíveis fatores que levam ao abandono do tratamento. Foi realizada pesquisa em estudos indexados nas bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO), no período de 2017 a 2021, utilizando-se os seguintes descritores (DeCS): tuberculose, agente antituberculose e tuberculose pulmonar. Ao fim, foram selecionados onze estudos, publicados nos idiomas português, espanhol e inglês. Os resultados mostraram que o abandono está relacionado a fatores de diversas esferas, com destaque para as esferas social, da saúde e a do próprio tratamento. Como perfil das pessoas dos casos de abandono, em geral, observou-se que elas são economicamente ativas, com faixa etária entre 15 e 49 anos, possuem baixa escolaridade, baixa renda e é comum que os usos abusivos de álcool e drogas sejam apresentados como comorbidades relevantes. Portanto, o trabalho evidenciou os principais fatores associados ao abandono do tratamento de tuberculose e a importância da participação de diferentes atores como forças que somarão para diminuir a ocorrência do problema em questão.UNIPAR2023-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/990810.25110/arqsaude.v27i5.2023-036Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 27 n. 5 (2023); 2699-27151982-114Xreponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9908/4718Bezerra, Thiago de MatosMatos, Cintia Chagasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-29T10:56:41Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/9908Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2023-05-29T10:56:41Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv TUBERCULOSE: PRINCIPAIS FATORES ASSOCIADOS AO ABANDONO DO TRATAMENTO
title TUBERCULOSE: PRINCIPAIS FATORES ASSOCIADOS AO ABANDONO DO TRATAMENTO
spellingShingle TUBERCULOSE: PRINCIPAIS FATORES ASSOCIADOS AO ABANDONO DO TRATAMENTO
Bezerra, Thiago de Matos
Tuberculose
Agente Antituberculose
Tuberculose Pulmonar
title_short TUBERCULOSE: PRINCIPAIS FATORES ASSOCIADOS AO ABANDONO DO TRATAMENTO
title_full TUBERCULOSE: PRINCIPAIS FATORES ASSOCIADOS AO ABANDONO DO TRATAMENTO
title_fullStr TUBERCULOSE: PRINCIPAIS FATORES ASSOCIADOS AO ABANDONO DO TRATAMENTO
title_full_unstemmed TUBERCULOSE: PRINCIPAIS FATORES ASSOCIADOS AO ABANDONO DO TRATAMENTO
title_sort TUBERCULOSE: PRINCIPAIS FATORES ASSOCIADOS AO ABANDONO DO TRATAMENTO
author Bezerra, Thiago de Matos
author_facet Bezerra, Thiago de Matos
Matos, Cintia Chagas
author_role author
author2 Matos, Cintia Chagas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Thiago de Matos
Matos, Cintia Chagas
dc.subject.por.fl_str_mv Tuberculose
Agente Antituberculose
Tuberculose Pulmonar
topic Tuberculose
Agente Antituberculose
Tuberculose Pulmonar
description O abandono do tratamento de tuberculose é uma questão relevante e preocupante na saúde pública mundial. Mediante uma revisão integrativa, esse estudo busca identificar os possíveis fatores que levam ao abandono do tratamento. Foi realizada pesquisa em estudos indexados nas bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO), no período de 2017 a 2021, utilizando-se os seguintes descritores (DeCS): tuberculose, agente antituberculose e tuberculose pulmonar. Ao fim, foram selecionados onze estudos, publicados nos idiomas português, espanhol e inglês. Os resultados mostraram que o abandono está relacionado a fatores de diversas esferas, com destaque para as esferas social, da saúde e a do próprio tratamento. Como perfil das pessoas dos casos de abandono, em geral, observou-se que elas são economicamente ativas, com faixa etária entre 15 e 49 anos, possuem baixa escolaridade, baixa renda e é comum que os usos abusivos de álcool e drogas sejam apresentados como comorbidades relevantes. Portanto, o trabalho evidenciou os principais fatores associados ao abandono do tratamento de tuberculose e a importância da participação de diferentes atores como forças que somarão para diminuir a ocorrência do problema em questão.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9908
10.25110/arqsaude.v27i5.2023-036
url https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9908
identifier_str_mv 10.25110/arqsaude.v27i5.2023-036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9908/4718
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 27 n. 5 (2023); 2699-2715
1982-114X
reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron:UNIPAR
instname_str Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron_str UNIPAR
institution UNIPAR
reponame_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
collection Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)
repository.mail.fl_str_mv ||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br
_version_ 1800218856840495104