O CONTROLE SOCIAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA E A ATUAÇÃO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroso, Karen de Almeida
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, George Sobrinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5551
Resumo: O controle social é um mecanismo pelo qual se garante a participação dos usuários na organização, funcionalidade e busca pela qualidade dos serviços de saúde no Brasil. O objetivo deste trabalho foi de conhecer a atuação dos conselheiros municipais de saúde no controle social junto à organização da atenção primária à saúde. Trata-se de um estudo transversal descritivo de abordagem quantitativa realizado com 40 conselheiros de saúde de quatro municípios da microrregião sanitária de Diamantina, Minas Gerais. Utilizando-se um questionário semiestruturado na coleta de dados e sua análise se deu por meio da estatística descritiva. Como resultados observou-se que os conselheiros eram preponderantemente do gênero feminino (72,5%), com curso superior (52,5%) e com vínculos trabalhistas ligados aos serviços públicos de saúde dos respectivos municípios (35,0%). Os conselheiros relatam conhecer os serviços de atenção primária, seus problemas, porém há baixa participação em reuniões nas respectivas unidades de saúde onde são usuários. O estudo evidenciou uma fragilidade do exercício do controle social na atenção primária à saúde e a necessidade de maior aproximação dos conselheiros com estes serviços.
id UNIPAR-1_02187f158bfbb7cb262afc16e1de90f6
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/5551
network_acronym_str UNIPAR-1
network_name_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository_id_str
spelling O CONTROLE SOCIAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA E A ATUAÇÃO DOS CONSELHOS MUNICIPAISO controle social é um mecanismo pelo qual se garante a participação dos usuários na organização, funcionalidade e busca pela qualidade dos serviços de saúde no Brasil. O objetivo deste trabalho foi de conhecer a atuação dos conselheiros municipais de saúde no controle social junto à organização da atenção primária à saúde. Trata-se de um estudo transversal descritivo de abordagem quantitativa realizado com 40 conselheiros de saúde de quatro municípios da microrregião sanitária de Diamantina, Minas Gerais. Utilizando-se um questionário semiestruturado na coleta de dados e sua análise se deu por meio da estatística descritiva. Como resultados observou-se que os conselheiros eram preponderantemente do gênero feminino (72,5%), com curso superior (52,5%) e com vínculos trabalhistas ligados aos serviços públicos de saúde dos respectivos municípios (35,0%). Os conselheiros relatam conhecer os serviços de atenção primária, seus problemas, porém há baixa participação em reuniões nas respectivas unidades de saúde onde são usuários. O estudo evidenciou uma fragilidade do exercício do controle social na atenção primária à saúde e a necessidade de maior aproximação dos conselheiros com estes serviços.UNIPAR2016-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/555110.25110/arqsaude.v19i3.2015.5551Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 19 n. 3 (2015)1982-114X10.25110/arqsaude.v19i3.2015reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5551/3146Barroso, Karen de AlmeidaSilva, George Sobrinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-06T14:05:05Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/5551Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2017-07-06T14:05:05Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv O CONTROLE SOCIAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA E A ATUAÇÃO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS
title O CONTROLE SOCIAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA E A ATUAÇÃO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS
spellingShingle O CONTROLE SOCIAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA E A ATUAÇÃO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS
Barroso, Karen de Almeida
title_short O CONTROLE SOCIAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA E A ATUAÇÃO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS
title_full O CONTROLE SOCIAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA E A ATUAÇÃO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS
title_fullStr O CONTROLE SOCIAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA E A ATUAÇÃO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS
title_full_unstemmed O CONTROLE SOCIAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA E A ATUAÇÃO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS
title_sort O CONTROLE SOCIAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA E A ATUAÇÃO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS
author Barroso, Karen de Almeida
author_facet Barroso, Karen de Almeida
Silva, George Sobrinho
author_role author
author2 Silva, George Sobrinho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barroso, Karen de Almeida
Silva, George Sobrinho
description O controle social é um mecanismo pelo qual se garante a participação dos usuários na organização, funcionalidade e busca pela qualidade dos serviços de saúde no Brasil. O objetivo deste trabalho foi de conhecer a atuação dos conselheiros municipais de saúde no controle social junto à organização da atenção primária à saúde. Trata-se de um estudo transversal descritivo de abordagem quantitativa realizado com 40 conselheiros de saúde de quatro municípios da microrregião sanitária de Diamantina, Minas Gerais. Utilizando-se um questionário semiestruturado na coleta de dados e sua análise se deu por meio da estatística descritiva. Como resultados observou-se que os conselheiros eram preponderantemente do gênero feminino (72,5%), com curso superior (52,5%) e com vínculos trabalhistas ligados aos serviços públicos de saúde dos respectivos municípios (35,0%). Os conselheiros relatam conhecer os serviços de atenção primária, seus problemas, porém há baixa participação em reuniões nas respectivas unidades de saúde onde são usuários. O estudo evidenciou uma fragilidade do exercício do controle social na atenção primária à saúde e a necessidade de maior aproximação dos conselheiros com estes serviços.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5551
10.25110/arqsaude.v19i3.2015.5551
url https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5551
identifier_str_mv 10.25110/arqsaude.v19i3.2015.5551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5551/3146
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 19 n. 3 (2015)
1982-114X
10.25110/arqsaude.v19i3.2015
reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron:UNIPAR
instname_str Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron_str UNIPAR
institution UNIPAR
reponame_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
collection Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)
repository.mail.fl_str_mv ||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br
_version_ 1800218854477004800