CORRELAÇÃO DO EQUILÍBRIO E FUNCIONALIDADE NO HEMIPARÉTICO – INFLUENCIA DA PROPRIOCEPÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Nayara Corrêa
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Albuquerque, Carlos Eduardo de, Rech, Isabela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/3690
Resumo: A manutenção do corpo em equilíbrio é um fenômeno complexo e dependente de múltiplos mecanismos. Esta função se faz possível com a interação do sistema nervoso central, sistema motor, sistema somatossensorial, vestibular e visual. O componente somatossensorial também se mostra importante na realização das atividades de vida diária do indivíduo. Após um Acidente Vascular Encefálico (AVE), o hemiparético pode apresentar alteracões nas componentes do equilíbrio. Assim, Esse trabalho teve por objetivo avaliar o equilíbrio, mobilidade e funcionalidade em hemiparéticos e correlacionar as alterações da componente somatossensorial do equilíbrio e as escalas de Berg, Barthel modificado e Rivermead. A amostra foi constituída por 10 pacientes hemiparéticos com idade entre 42 e 68 anos que foram avaliados por meio da Posturografia Dinâmica e dos testes de funcionalidade. Os resultados apontam influência somatossensorial positiva no equilíbrio e na funcionalidade do indivíduo, por meio da correlação entre as avaliações de funcionalidade do teste de Berg (p=0,0001) e Rivermead (p=0,0345). Já para o teste de Barthel modificado (p=0,0523) a correlação não foi significativa. A componente somatossensorial do equilíbrio apresentou correlação positiva com os Índices de Berg, Barthel Modificado e Rivermead, demonstrando a importância dessa componente frente aos desempenhos de mobilidade e funcionalidade nos indivíduos com hemiplegia.
id UNIPAR-1_0604e5a551b3c64d67c8299432f983f7
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/3690
network_acronym_str UNIPAR-1
network_name_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository_id_str
spelling CORRELAÇÃO DO EQUILÍBRIO E FUNCIONALIDADE NO HEMIPARÉTICO – INFLUENCIA DA PROPRIOCEPÇÃOA manutenção do corpo em equilíbrio é um fenômeno complexo e dependente de múltiplos mecanismos. Esta função se faz possível com a interação do sistema nervoso central, sistema motor, sistema somatossensorial, vestibular e visual. O componente somatossensorial também se mostra importante na realização das atividades de vida diária do indivíduo. Após um Acidente Vascular Encefálico (AVE), o hemiparético pode apresentar alteracões nas componentes do equilíbrio. Assim, Esse trabalho teve por objetivo avaliar o equilíbrio, mobilidade e funcionalidade em hemiparéticos e correlacionar as alterações da componente somatossensorial do equilíbrio e as escalas de Berg, Barthel modificado e Rivermead. A amostra foi constituída por 10 pacientes hemiparéticos com idade entre 42 e 68 anos que foram avaliados por meio da Posturografia Dinâmica e dos testes de funcionalidade. Os resultados apontam influência somatossensorial positiva no equilíbrio e na funcionalidade do indivíduo, por meio da correlação entre as avaliações de funcionalidade do teste de Berg (p=0,0001) e Rivermead (p=0,0345). Já para o teste de Barthel modificado (p=0,0523) a correlação não foi significativa. A componente somatossensorial do equilíbrio apresentou correlação positiva com os Índices de Berg, Barthel Modificado e Rivermead, demonstrando a importância dessa componente frente aos desempenhos de mobilidade e funcionalidade nos indivíduos com hemiplegia.UNIPAR2012-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/3690Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 15 n. 1 (2011)1982-114Xreponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/3690/2392Farias, Nayara CorrêaAlbuquerque, Carlos Eduardo deRech, Isabelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-26T09:10:01Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/3690Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2021-03-26T09:10:01Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv CORRELAÇÃO DO EQUILÍBRIO E FUNCIONALIDADE NO HEMIPARÉTICO – INFLUENCIA DA PROPRIOCEPÇÃO
title CORRELAÇÃO DO EQUILÍBRIO E FUNCIONALIDADE NO HEMIPARÉTICO – INFLUENCIA DA PROPRIOCEPÇÃO
spellingShingle CORRELAÇÃO DO EQUILÍBRIO E FUNCIONALIDADE NO HEMIPARÉTICO – INFLUENCIA DA PROPRIOCEPÇÃO
Farias, Nayara Corrêa
title_short CORRELAÇÃO DO EQUILÍBRIO E FUNCIONALIDADE NO HEMIPARÉTICO – INFLUENCIA DA PROPRIOCEPÇÃO
title_full CORRELAÇÃO DO EQUILÍBRIO E FUNCIONALIDADE NO HEMIPARÉTICO – INFLUENCIA DA PROPRIOCEPÇÃO
title_fullStr CORRELAÇÃO DO EQUILÍBRIO E FUNCIONALIDADE NO HEMIPARÉTICO – INFLUENCIA DA PROPRIOCEPÇÃO
title_full_unstemmed CORRELAÇÃO DO EQUILÍBRIO E FUNCIONALIDADE NO HEMIPARÉTICO – INFLUENCIA DA PROPRIOCEPÇÃO
title_sort CORRELAÇÃO DO EQUILÍBRIO E FUNCIONALIDADE NO HEMIPARÉTICO – INFLUENCIA DA PROPRIOCEPÇÃO
author Farias, Nayara Corrêa
author_facet Farias, Nayara Corrêa
Albuquerque, Carlos Eduardo de
Rech, Isabela
author_role author
author2 Albuquerque, Carlos Eduardo de
Rech, Isabela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Nayara Corrêa
Albuquerque, Carlos Eduardo de
Rech, Isabela
description A manutenção do corpo em equilíbrio é um fenômeno complexo e dependente de múltiplos mecanismos. Esta função se faz possível com a interação do sistema nervoso central, sistema motor, sistema somatossensorial, vestibular e visual. O componente somatossensorial também se mostra importante na realização das atividades de vida diária do indivíduo. Após um Acidente Vascular Encefálico (AVE), o hemiparético pode apresentar alteracões nas componentes do equilíbrio. Assim, Esse trabalho teve por objetivo avaliar o equilíbrio, mobilidade e funcionalidade em hemiparéticos e correlacionar as alterações da componente somatossensorial do equilíbrio e as escalas de Berg, Barthel modificado e Rivermead. A amostra foi constituída por 10 pacientes hemiparéticos com idade entre 42 e 68 anos que foram avaliados por meio da Posturografia Dinâmica e dos testes de funcionalidade. Os resultados apontam influência somatossensorial positiva no equilíbrio e na funcionalidade do indivíduo, por meio da correlação entre as avaliações de funcionalidade do teste de Berg (p=0,0001) e Rivermead (p=0,0345). Já para o teste de Barthel modificado (p=0,0523) a correlação não foi significativa. A componente somatossensorial do equilíbrio apresentou correlação positiva com os Índices de Berg, Barthel Modificado e Rivermead, demonstrando a importância dessa componente frente aos desempenhos de mobilidade e funcionalidade nos indivíduos com hemiplegia.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/3690
url https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/3690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/3690/2392
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 15 n. 1 (2011)
1982-114X
reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron:UNIPAR
instname_str Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron_str UNIPAR
institution UNIPAR
reponame_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
collection Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)
repository.mail.fl_str_mv ||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br
_version_ 1800218853671698432