Formas de tratamento de infecção por HPV no trato genital feminino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toledo, Cristiano Pereira
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Seixas, Flavio Augusto Vicente
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/195
Resumo: O Papiloma Vírus Humano (HPV) é um DNA - vírus, que possui uma formação genética, constituídaprincipalmente por genes que codifi cam proteínas do tipo oncogênicas. As principais doenças relacionadas com o vírus sãoas verrugas venéreas (condilomas) e o câncer do colo uterino, sendo que esse último pode vir ou não com a associação deverrugas. As duas principais formas patológicas encontradas são resultados da proliferação dos HPVs 16 ou 18, que sãoconsiderados os de alto risco carcinogênico. Este trabalho apresenta uma revisão na literatura, sobre as formas de tratamentoda infecção causada pelo HPV, associada às lesões de colo do útero, enfocando os fármacos utilizados atualmente e asperspectivas de tratamento da doença, seja ela apenas uma infecção (verrugas e ou condilomas) ou a forma mais grave, que éo câncer. As terapias atuais consistem na utilização de agentes farmacológicos e não farmacológicos, sendo que esses últimosbuscam apenas a eliminação das lesões. O tratamento mais efi caz não é aquele realizado isoladamente como um processoúnico, mas a associação da excisão cirúrgica aos estimuladores da imunidade. Contudo o que mais desperta o interesse dosestudos atuais são as vacinas (imunoestimuladores) profi láticas e curativas que ainda se encontram em fase de testes.
id UNIPAR-1_13d2260eeb12f301c5cab4111540d618
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/195
network_acronym_str UNIPAR-1
network_name_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository_id_str
spelling Formas de tratamento de infecção por HPV no trato genital femininoO Papiloma Vírus Humano (HPV) é um DNA - vírus, que possui uma formação genética, constituídaprincipalmente por genes que codifi cam proteínas do tipo oncogênicas. As principais doenças relacionadas com o vírus sãoas verrugas venéreas (condilomas) e o câncer do colo uterino, sendo que esse último pode vir ou não com a associação deverrugas. As duas principais formas patológicas encontradas são resultados da proliferação dos HPVs 16 ou 18, que sãoconsiderados os de alto risco carcinogênico. Este trabalho apresenta uma revisão na literatura, sobre as formas de tratamentoda infecção causada pelo HPV, associada às lesões de colo do útero, enfocando os fármacos utilizados atualmente e asperspectivas de tratamento da doença, seja ela apenas uma infecção (verrugas e ou condilomas) ou a forma mais grave, que éo câncer. As terapias atuais consistem na utilização de agentes farmacológicos e não farmacológicos, sendo que esses últimosbuscam apenas a eliminação das lesões. O tratamento mais efi caz não é aquele realizado isoladamente como um processoúnico, mas a associação da excisão cirúrgica aos estimuladores da imunidade. Contudo o que mais desperta o interesse dosestudos atuais são as vacinas (imunoestimuladores) profi láticas e curativas que ainda se encontram em fase de testes.UNIPAR2008-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/195Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 9 n. 3 (2005)1982-114Xreponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/195/169Toledo, Cristiano PereiraSeixas, Flavio Augusto Vicenteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-26T09:05:09Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/195Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2021-03-26T09:05:09Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Formas de tratamento de infecção por HPV no trato genital feminino
title Formas de tratamento de infecção por HPV no trato genital feminino
spellingShingle Formas de tratamento de infecção por HPV no trato genital feminino
Toledo, Cristiano Pereira
title_short Formas de tratamento de infecção por HPV no trato genital feminino
title_full Formas de tratamento de infecção por HPV no trato genital feminino
title_fullStr Formas de tratamento de infecção por HPV no trato genital feminino
title_full_unstemmed Formas de tratamento de infecção por HPV no trato genital feminino
title_sort Formas de tratamento de infecção por HPV no trato genital feminino
author Toledo, Cristiano Pereira
author_facet Toledo, Cristiano Pereira
Seixas, Flavio Augusto Vicente
author_role author
author2 Seixas, Flavio Augusto Vicente
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Toledo, Cristiano Pereira
Seixas, Flavio Augusto Vicente
description O Papiloma Vírus Humano (HPV) é um DNA - vírus, que possui uma formação genética, constituídaprincipalmente por genes que codifi cam proteínas do tipo oncogênicas. As principais doenças relacionadas com o vírus sãoas verrugas venéreas (condilomas) e o câncer do colo uterino, sendo que esse último pode vir ou não com a associação deverrugas. As duas principais formas patológicas encontradas são resultados da proliferação dos HPVs 16 ou 18, que sãoconsiderados os de alto risco carcinogênico. Este trabalho apresenta uma revisão na literatura, sobre as formas de tratamentoda infecção causada pelo HPV, associada às lesões de colo do útero, enfocando os fármacos utilizados atualmente e asperspectivas de tratamento da doença, seja ela apenas uma infecção (verrugas e ou condilomas) ou a forma mais grave, que éo câncer. As terapias atuais consistem na utilização de agentes farmacológicos e não farmacológicos, sendo que esses últimosbuscam apenas a eliminação das lesões. O tratamento mais efi caz não é aquele realizado isoladamente como um processoúnico, mas a associação da excisão cirúrgica aos estimuladores da imunidade. Contudo o que mais desperta o interesse dosestudos atuais são as vacinas (imunoestimuladores) profi láticas e curativas que ainda se encontram em fase de testes.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/195
url https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/195/169
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 9 n. 3 (2005)
1982-114X
reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron:UNIPAR
instname_str Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron_str UNIPAR
institution UNIPAR
reponame_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
collection Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)
repository.mail.fl_str_mv ||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br
_version_ 1800218851178184704