ESTIMATIVA DA PREVALÊNCIA OCULTA DA HANSENÍASE EM UM MUNICÍPIO DO SUL DE MINAS GERAIS: ONDE ESTÃO OS PACIENTES COM HANSENÍASE?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Daniela Rennó
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Angelo, Mariana Coelho, Dias, Lívia Máris Ribeiro Paranaíba, Campos, Carla Cristina dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9966
Resumo: A hanseníase é uma doença crônica e infecto-contagiosa que possui diversas manifestações clínicas dermatológicas e neurológicas. Trata-se de um problema de saúde pública no Brasil devido aos elevados índices de novos casos. Assim, o Brasil é o segundo país com maior número de casos da doença no mundo e, portanto, necessita de uma vigilância epidemiológica efetiva. Dessa forma, o objetivo deste estudo é estimar a taxa de prevalência oculta da hanseníase em Alfenas-MG de 2006 a 2020. Realizou-se, primeiramente, um estudo quantitativo e descritivo dos casos de hanseníase diagnosticados no município de Alfenas-MG a partir de 2001, provenientes da análise de dados secundários obtidos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação. Para o cálculo da taxa de prevalência oculta, foi utilizado o método proposto por Suárez e Lombardi e indicado pelas Organizações Pan-Americana e Mundial de Saúde/ Organização Mundial de Saúde. Comparando o resultado das décadas têm-se: queda de 82,16% de diagnósticos entre a primeira (n=314) e a segunda década (n=56); alta prevalência de pacientes multibacilares em ambas; incapacidade grau I e II em 55,10% dos pacientes na primeira década e, na segunda, 23,21% apresentaram incapacidade grau I e 0% incapacidade grau II; aumento de 1.093,70% da taxa de prevalência oculta da segunda década em relação ao período de 2006 à 2010. Destacamos que este estudo é essencial para que medidas de prevenção, controle e eliminação sejam elaboradas pelos órgãos competentes a fim de erradicar ou minimizar a hanseníase no sul de Minas Gerais.
id UNIPAR-1_23d5105a860a729217f97d505f85d5fc
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/9966
network_acronym_str UNIPAR-1
network_name_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository_id_str
spelling ESTIMATIVA DA PREVALÊNCIA OCULTA DA HANSENÍASE EM UM MUNICÍPIO DO SUL DE MINAS GERAIS: ONDE ESTÃO OS PACIENTES COM HANSENÍASE?HanseníasePrevalênciaNotificaçãoSaúde PúblicaA hanseníase é uma doença crônica e infecto-contagiosa que possui diversas manifestações clínicas dermatológicas e neurológicas. Trata-se de um problema de saúde pública no Brasil devido aos elevados índices de novos casos. Assim, o Brasil é o segundo país com maior número de casos da doença no mundo e, portanto, necessita de uma vigilância epidemiológica efetiva. Dessa forma, o objetivo deste estudo é estimar a taxa de prevalência oculta da hanseníase em Alfenas-MG de 2006 a 2020. Realizou-se, primeiramente, um estudo quantitativo e descritivo dos casos de hanseníase diagnosticados no município de Alfenas-MG a partir de 2001, provenientes da análise de dados secundários obtidos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação. Para o cálculo da taxa de prevalência oculta, foi utilizado o método proposto por Suárez e Lombardi e indicado pelas Organizações Pan-Americana e Mundial de Saúde/ Organização Mundial de Saúde. Comparando o resultado das décadas têm-se: queda de 82,16% de diagnósticos entre a primeira (n=314) e a segunda década (n=56); alta prevalência de pacientes multibacilares em ambas; incapacidade grau I e II em 55,10% dos pacientes na primeira década e, na segunda, 23,21% apresentaram incapacidade grau I e 0% incapacidade grau II; aumento de 1.093,70% da taxa de prevalência oculta da segunda década em relação ao período de 2006 à 2010. Destacamos que este estudo é essencial para que medidas de prevenção, controle e eliminação sejam elaboradas pelos órgãos competentes a fim de erradicar ou minimizar a hanseníase no sul de Minas Gerais.UNIPAR2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/996610.25110/arqsaude.v27i5.2023-073Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 27 n. 5 (2023); 3272-32821982-114Xreponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9966/4756Coelho, Daniela RennóAngelo, Mariana CoelhoDias, Lívia Máris Ribeiro ParanaíbaCampos, Carla Cristina dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-29T12:21:10Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/9966Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2023-05-29T12:21:10Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTIMATIVA DA PREVALÊNCIA OCULTA DA HANSENÍASE EM UM MUNICÍPIO DO SUL DE MINAS GERAIS: ONDE ESTÃO OS PACIENTES COM HANSENÍASE?
title ESTIMATIVA DA PREVALÊNCIA OCULTA DA HANSENÍASE EM UM MUNICÍPIO DO SUL DE MINAS GERAIS: ONDE ESTÃO OS PACIENTES COM HANSENÍASE?
spellingShingle ESTIMATIVA DA PREVALÊNCIA OCULTA DA HANSENÍASE EM UM MUNICÍPIO DO SUL DE MINAS GERAIS: ONDE ESTÃO OS PACIENTES COM HANSENÍASE?
Coelho, Daniela Rennó
Hanseníase
Prevalência
Notificação
Saúde Pública
title_short ESTIMATIVA DA PREVALÊNCIA OCULTA DA HANSENÍASE EM UM MUNICÍPIO DO SUL DE MINAS GERAIS: ONDE ESTÃO OS PACIENTES COM HANSENÍASE?
title_full ESTIMATIVA DA PREVALÊNCIA OCULTA DA HANSENÍASE EM UM MUNICÍPIO DO SUL DE MINAS GERAIS: ONDE ESTÃO OS PACIENTES COM HANSENÍASE?
title_fullStr ESTIMATIVA DA PREVALÊNCIA OCULTA DA HANSENÍASE EM UM MUNICÍPIO DO SUL DE MINAS GERAIS: ONDE ESTÃO OS PACIENTES COM HANSENÍASE?
title_full_unstemmed ESTIMATIVA DA PREVALÊNCIA OCULTA DA HANSENÍASE EM UM MUNICÍPIO DO SUL DE MINAS GERAIS: ONDE ESTÃO OS PACIENTES COM HANSENÍASE?
title_sort ESTIMATIVA DA PREVALÊNCIA OCULTA DA HANSENÍASE EM UM MUNICÍPIO DO SUL DE MINAS GERAIS: ONDE ESTÃO OS PACIENTES COM HANSENÍASE?
author Coelho, Daniela Rennó
author_facet Coelho, Daniela Rennó
Angelo, Mariana Coelho
Dias, Lívia Máris Ribeiro Paranaíba
Campos, Carla Cristina dos Santos
author_role author
author2 Angelo, Mariana Coelho
Dias, Lívia Máris Ribeiro Paranaíba
Campos, Carla Cristina dos Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Daniela Rennó
Angelo, Mariana Coelho
Dias, Lívia Máris Ribeiro Paranaíba
Campos, Carla Cristina dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Hanseníase
Prevalência
Notificação
Saúde Pública
topic Hanseníase
Prevalência
Notificação
Saúde Pública
description A hanseníase é uma doença crônica e infecto-contagiosa que possui diversas manifestações clínicas dermatológicas e neurológicas. Trata-se de um problema de saúde pública no Brasil devido aos elevados índices de novos casos. Assim, o Brasil é o segundo país com maior número de casos da doença no mundo e, portanto, necessita de uma vigilância epidemiológica efetiva. Dessa forma, o objetivo deste estudo é estimar a taxa de prevalência oculta da hanseníase em Alfenas-MG de 2006 a 2020. Realizou-se, primeiramente, um estudo quantitativo e descritivo dos casos de hanseníase diagnosticados no município de Alfenas-MG a partir de 2001, provenientes da análise de dados secundários obtidos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação. Para o cálculo da taxa de prevalência oculta, foi utilizado o método proposto por Suárez e Lombardi e indicado pelas Organizações Pan-Americana e Mundial de Saúde/ Organização Mundial de Saúde. Comparando o resultado das décadas têm-se: queda de 82,16% de diagnósticos entre a primeira (n=314) e a segunda década (n=56); alta prevalência de pacientes multibacilares em ambas; incapacidade grau I e II em 55,10% dos pacientes na primeira década e, na segunda, 23,21% apresentaram incapacidade grau I e 0% incapacidade grau II; aumento de 1.093,70% da taxa de prevalência oculta da segunda década em relação ao período de 2006 à 2010. Destacamos que este estudo é essencial para que medidas de prevenção, controle e eliminação sejam elaboradas pelos órgãos competentes a fim de erradicar ou minimizar a hanseníase no sul de Minas Gerais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9966
10.25110/arqsaude.v27i5.2023-073
url https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9966
identifier_str_mv 10.25110/arqsaude.v27i5.2023-073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9966/4756
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 27 n. 5 (2023); 3272-3282
1982-114X
reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron:UNIPAR
instname_str Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron_str UNIPAR
institution UNIPAR
reponame_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
collection Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)
repository.mail.fl_str_mv ||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br
_version_ 1800218856923332608