O Ensino Da Anatomia Humana No Curso De Medicina Da Universidade Federal De Goiás — Avaliação E Perspectivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1104 |
Resumo: | O presente trabalho é pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, explicativa, através de um estudo de caso da disciplina de anatomia humana para os alunos do curso de graduação em medicina da Universidade Federal de Goiás, objetivando avaliar a adequação do ensino para o profissional médico. Recolhemos literatura, buscamos documentos e entrevistamos professores antigos e atuais. Os entrevistados se pronunciaram quanto à profundidade, extensão e adequação do ensino, a evolução ao longo do tempo e nas mudanças ocorridas nos cursos práticos e teóricos, a forma de abordar o programa. No desenvolvimento do trabalho foram evidenciados os problemas ocorridos com a implantação do ciclo básico nas Instituições de Ensino Superior, problemas didático-pedagógicos, além de ter sido notada uma falta de objetividade no direcionamento do conteúdo para o curso de medicina, onde prática e teoria devem ter maior integração e direcionamento para a aplicação profissional. Com relação às perspectivas futuras embora o corpo docente tenha melhorado a sua qualificação e a unidade de ensino esteja melhor equipada, isto ainda não refletiu, até o momento, na qualidade do curso de graduação, e será necessário avançar na proposta pedagógica, adequando-à a atual realidade de mercado. |
id |
UNIPAR-1_34e06b8dc35a9a9c5086c3a013084d9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/1104 |
network_acronym_str |
UNIPAR-1 |
network_name_str |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Ensino Da Anatomia Humana No Curso De Medicina Da Universidade Federal De Goiás — Avaliação E PerspectivasO presente trabalho é pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, explicativa, através de um estudo de caso da disciplina de anatomia humana para os alunos do curso de graduação em medicina da Universidade Federal de Goiás, objetivando avaliar a adequação do ensino para o profissional médico. Recolhemos literatura, buscamos documentos e entrevistamos professores antigos e atuais. Os entrevistados se pronunciaram quanto à profundidade, extensão e adequação do ensino, a evolução ao longo do tempo e nas mudanças ocorridas nos cursos práticos e teóricos, a forma de abordar o programa. No desenvolvimento do trabalho foram evidenciados os problemas ocorridos com a implantação do ciclo básico nas Instituições de Ensino Superior, problemas didático-pedagógicos, além de ter sido notada uma falta de objetividade no direcionamento do conteúdo para o curso de medicina, onde prática e teoria devem ter maior integração e direcionamento para a aplicação profissional. Com relação às perspectivas futuras embora o corpo docente tenha melhorado a sua qualificação e a unidade de ensino esteja melhor equipada, isto ainda não refletiu, até o momento, na qualidade do curso de graduação, e será necessário avançar na proposta pedagógica, adequando-à a atual realidade de mercado.UNIPAR2008-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1104Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 5 n. 1 (2001)1982-114Xreponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1104/967Neto, Euclides Gomes Barbo de SiqueiraFerreira, Jussara Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-26T08:53:18Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/1104Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2021-03-26T08:53:18Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Ensino Da Anatomia Humana No Curso De Medicina Da Universidade Federal De Goiás — Avaliação E Perspectivas |
title |
O Ensino Da Anatomia Humana No Curso De Medicina Da Universidade Federal De Goiás — Avaliação E Perspectivas |
spellingShingle |
O Ensino Da Anatomia Humana No Curso De Medicina Da Universidade Federal De Goiás — Avaliação E Perspectivas Neto, Euclides Gomes Barbo de Siqueira |
title_short |
O Ensino Da Anatomia Humana No Curso De Medicina Da Universidade Federal De Goiás — Avaliação E Perspectivas |
title_full |
O Ensino Da Anatomia Humana No Curso De Medicina Da Universidade Federal De Goiás — Avaliação E Perspectivas |
title_fullStr |
O Ensino Da Anatomia Humana No Curso De Medicina Da Universidade Federal De Goiás — Avaliação E Perspectivas |
title_full_unstemmed |
O Ensino Da Anatomia Humana No Curso De Medicina Da Universidade Federal De Goiás — Avaliação E Perspectivas |
title_sort |
O Ensino Da Anatomia Humana No Curso De Medicina Da Universidade Federal De Goiás — Avaliação E Perspectivas |
author |
Neto, Euclides Gomes Barbo de Siqueira |
author_facet |
Neto, Euclides Gomes Barbo de Siqueira Ferreira, Jussara Rocha |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Jussara Rocha |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neto, Euclides Gomes Barbo de Siqueira Ferreira, Jussara Rocha |
description |
O presente trabalho é pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, explicativa, através de um estudo de caso da disciplina de anatomia humana para os alunos do curso de graduação em medicina da Universidade Federal de Goiás, objetivando avaliar a adequação do ensino para o profissional médico. Recolhemos literatura, buscamos documentos e entrevistamos professores antigos e atuais. Os entrevistados se pronunciaram quanto à profundidade, extensão e adequação do ensino, a evolução ao longo do tempo e nas mudanças ocorridas nos cursos práticos e teóricos, a forma de abordar o programa. No desenvolvimento do trabalho foram evidenciados os problemas ocorridos com a implantação do ciclo básico nas Instituições de Ensino Superior, problemas didático-pedagógicos, além de ter sido notada uma falta de objetividade no direcionamento do conteúdo para o curso de medicina, onde prática e teoria devem ter maior integração e direcionamento para a aplicação profissional. Com relação às perspectivas futuras embora o corpo docente tenha melhorado a sua qualificação e a unidade de ensino esteja melhor equipada, isto ainda não refletiu, até o momento, na qualidade do curso de graduação, e será necessário avançar na proposta pedagógica, adequando-à a atual realidade de mercado. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-03-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1104 |
url |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1104 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1104/967 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIPAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIPAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 5 n. 1 (2001) 1982-114X reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) instname:Universidade Paranaense (UNIPAR) instacron:UNIPAR |
instname_str |
Universidade Paranaense (UNIPAR) |
instacron_str |
UNIPAR |
institution |
UNIPAR |
reponame_str |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
collection |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br |
_version_ |
1800218852415504384 |