EXPLORANDO O POTENCIAL DE TAREFAS DE TEMPO DE REAÇÃO SIMPLES VISUAL PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA: REVISÃO SISTEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Crocetta, Tânia Brusque
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Dominski, Fábio Hech, Andrade, Alexandro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5178
Resumo: Este estudo teve como objetivo rever criticamente a literatura científica publicada na última década (2003 a 2012) sobre o uso de testes de tempo de reação simples com estímulo visual relacionada à Educação Física, mais especificamente objetiva apresentar uma síntese da evidência empírica disponível sobre a eficácia do uso deste tipo de teste no esporte, exercício e atividade física, buscando na base de dados eletrônica Thomson Reuters Web of KnowledgeSM. A partir das combinações de palavras “simple reaction time e athlete”, “simple reaction time e sport”, “simple reaction time e exercise” e “simple reaction time e physical activity”, 36 artigos foram selecionados para o estudo. As categorias investigadas foram: periódico, número de participantes, sexo e idade, população investigada, software utilizado, tema e resultados. As publicações se concentraram nas revistas Medicine and science in sports and exercise e Psychology of sport and exercise, ambas com n=3. Predominaram pesquisas com o uso de testes de tempo de reação simples com estímulo visual (TRSimples) para avaliação do efeito do exercício físico sobre o desempenho no TRSimples (n=13) com uma média de 93 participantes (11 a 551 sujeitos). As populações de atletas investigadas foram variadas, com predominância do futebol e atletismo (ambas com n=5). A maioria dos estudos utilizou o software ANAM (Automated Neuropsychological Assessment Metrics) como instrumento de coleta de dados do TRSimples. Os artigos foram identificados e apresentados quanto ao seu tema de pesquisa: a) Uso do TRSimples para avaliação da concussão cerebral causado por traumatismo na cabeça (n=8); b) Efeito do exercício físico sobre o desempenho no TRSimples (n=13); c) Níveis de prática e comparações do TRSimples de atletas e não atletas (n=8) e d) Fatores que influenciam o TRSimples (n=7). Os resultados dos artigos apontaram associações positivas entre o uso de testes de TRSimples e a concussão cerebral originada pelo esporte além do efeito positivo do exercício físico sobre o desempenho cognitivo. O TRSimples contribuiu para análise dos níveis de prática de atletas de mesma modalidade, de modalidades distintas e de não atletas, além de ser um indicador sensível a diversos fatores que podem influenciar o desempenho cognitivo.
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