Efeito Inflamatório Local Induzido Pelas Lectinas Pha, Wga E Jacalina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sell, Ana Maria
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Costa, Celso Paulino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1150
Resumo: Muitas das atividades inflamatórias atribuídas às lectinas são decorrentes da atividade quimiotáxica, da secreção de citocinas pelos leucócitos ativados e da estimulação policlonal de linfócitos. Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito inflamatório local induzido pelas lectinas PHA, WGA e jacalina. Para tanto, injeções intradérmicas das lectinas nas concentrações de 25 µg/mL, para PHA e jacalina, e 100 µg/mL, para WGA, foram realizadas no dorso de ratos e avaliações macroscópicas e histológicas foram realizadas. Nas avaliações macroscópicas, os diâmetros das pápulas formadas nos locais das injeções foram medidos diariamente. As análises histológicas foram realizadas em cortes corados com hematoxilina-eosina, nos períodos de 24, 48, 72 horas e no 5º e 7º dias. O padrão macroscópico de reação foi semelhante para PHA e jacalina e menor para WGA. A análise histológica evidenciou reação inflamatória bem localizada e forte nas primeiras 24 horas, com predomínio de células mononucleares na inflamação provocada por PHA e jacalina. Após este período foi evidente a diminuição da inflamação provocada por WGA, porém, para PHA e jacalina a reação inflamatória nas próximas 48 horas foi maior e, a partir daí, diminuiu com o tempo, embora, em todos os períodos analisados, foi ligeiramente maior para PHA. 
id UNIPAR-1_3e31bab7c954e8cd28b6e57225adbd3f
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/1150
network_acronym_str UNIPAR-1
network_name_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository_id_str
spelling Efeito Inflamatório Local Induzido Pelas Lectinas Pha, Wga E JacalinaMuitas das atividades inflamatórias atribuídas às lectinas são decorrentes da atividade quimiotáxica, da secreção de citocinas pelos leucócitos ativados e da estimulação policlonal de linfócitos. Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito inflamatório local induzido pelas lectinas PHA, WGA e jacalina. Para tanto, injeções intradérmicas das lectinas nas concentrações de 25 µg/mL, para PHA e jacalina, e 100 µg/mL, para WGA, foram realizadas no dorso de ratos e avaliações macroscópicas e histológicas foram realizadas. Nas avaliações macroscópicas, os diâmetros das pápulas formadas nos locais das injeções foram medidos diariamente. As análises histológicas foram realizadas em cortes corados com hematoxilina-eosina, nos períodos de 24, 48, 72 horas e no 5º e 7º dias. O padrão macroscópico de reação foi semelhante para PHA e jacalina e menor para WGA. A análise histológica evidenciou reação inflamatória bem localizada e forte nas primeiras 24 horas, com predomínio de células mononucleares na inflamação provocada por PHA e jacalina. Após este período foi evidente a diminuição da inflamação provocada por WGA, porém, para PHA e jacalina a reação inflamatória nas próximas 48 horas foi maior e, a partir daí, diminuiu com o tempo, embora, em todos os períodos analisados, foi ligeiramente maior para PHA. UNIPAR2008-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1150Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 6 n. 1 (2002)1982-114Xreponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1150/1012Sell, Ana MariaCosta, Celso Paulinoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-26T08:54:46Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/1150Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2021-03-26T08:54:46Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito Inflamatório Local Induzido Pelas Lectinas Pha, Wga E Jacalina
title Efeito Inflamatório Local Induzido Pelas Lectinas Pha, Wga E Jacalina
spellingShingle Efeito Inflamatório Local Induzido Pelas Lectinas Pha, Wga E Jacalina
Sell, Ana Maria
title_short Efeito Inflamatório Local Induzido Pelas Lectinas Pha, Wga E Jacalina
title_full Efeito Inflamatório Local Induzido Pelas Lectinas Pha, Wga E Jacalina
title_fullStr Efeito Inflamatório Local Induzido Pelas Lectinas Pha, Wga E Jacalina
title_full_unstemmed Efeito Inflamatório Local Induzido Pelas Lectinas Pha, Wga E Jacalina
title_sort Efeito Inflamatório Local Induzido Pelas Lectinas Pha, Wga E Jacalina
author Sell, Ana Maria
author_facet Sell, Ana Maria
Costa, Celso Paulino
author_role author
author2 Costa, Celso Paulino
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sell, Ana Maria
Costa, Celso Paulino
description Muitas das atividades inflamatórias atribuídas às lectinas são decorrentes da atividade quimiotáxica, da secreção de citocinas pelos leucócitos ativados e da estimulação policlonal de linfócitos. Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito inflamatório local induzido pelas lectinas PHA, WGA e jacalina. Para tanto, injeções intradérmicas das lectinas nas concentrações de 25 µg/mL, para PHA e jacalina, e 100 µg/mL, para WGA, foram realizadas no dorso de ratos e avaliações macroscópicas e histológicas foram realizadas. Nas avaliações macroscópicas, os diâmetros das pápulas formadas nos locais das injeções foram medidos diariamente. As análises histológicas foram realizadas em cortes corados com hematoxilina-eosina, nos períodos de 24, 48, 72 horas e no 5º e 7º dias. O padrão macroscópico de reação foi semelhante para PHA e jacalina e menor para WGA. A análise histológica evidenciou reação inflamatória bem localizada e forte nas primeiras 24 horas, com predomínio de células mononucleares na inflamação provocada por PHA e jacalina. Após este período foi evidente a diminuição da inflamação provocada por WGA, porém, para PHA e jacalina a reação inflamatória nas próximas 48 horas foi maior e, a partir daí, diminuiu com o tempo, embora, em todos os períodos analisados, foi ligeiramente maior para PHA. 
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1150
url https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1150/1012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 6 n. 1 (2002)
1982-114X
reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron:UNIPAR
instname_str Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron_str UNIPAR
institution UNIPAR
reponame_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
collection Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)
repository.mail.fl_str_mv ||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br
_version_ 1800218852483661824