Determinação de Gossipol Plasmático em Caprinos, Utilizando Cromatografia Líquida de Alta Pressão (HPLC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andreazzi, Márcia Aparecida
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Alvarez, Mauro, Moraes, Gentil Vanini de, Santos, Geraldo Tadeu dos, Macedo, Francisco de Assis Fonseca de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/911
Resumo: O gossipol é um pigmento polifenólico presente na planta do algodão, encontrado em maiores concentrações principalmente no caroço. Este pigmento é considerado tóxico, pois afeta vários processos metabólicos em animais monogástricos, porém em ruminantes seus efeitos e, principalmente, sua absorção são muito questionados. Dez caprinos machos foram divididos aleatoriamente em 2 grupos: o testemunha e o teste. Neste último grupo, os animais receberam ração contendo 30% de caroço de algodão (média de 13,45 mg de gossipol livre/ Kg PV /dia); a duração do experimento foi 18 meses. O sangue destes animais foi coletado no início, meio e fim do experimento e com o plasma obtido realizou-se a análise da concentração de gossipol livre através de cromatografia líquida de alta pressão (HPLC). De acordo com os resultados obtidos, observou-se que nenhuma das amostras dos animais testados apresentou picos de gossipol, o que nos permite concluir que talvez o gossipol não tenha sido absorvido ou a quantidade absorvida tenha sido muito pequena.
id UNIPAR-1_3f00db2df4f8c776ed909ece3ae6a59c
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/911
network_acronym_str UNIPAR-1
network_name_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository_id_str
spelling Determinação de Gossipol Plasmático em Caprinos, Utilizando Cromatografia Líquida de Alta Pressão (HPLC)O gossipol é um pigmento polifenólico presente na planta do algodão, encontrado em maiores concentrações principalmente no caroço. Este pigmento é considerado tóxico, pois afeta vários processos metabólicos em animais monogástricos, porém em ruminantes seus efeitos e, principalmente, sua absorção são muito questionados. Dez caprinos machos foram divididos aleatoriamente em 2 grupos: o testemunha e o teste. Neste último grupo, os animais receberam ração contendo 30% de caroço de algodão (média de 13,45 mg de gossipol livre/ Kg PV /dia); a duração do experimento foi 18 meses. O sangue destes animais foi coletado no início, meio e fim do experimento e com o plasma obtido realizou-se a análise da concentração de gossipol livre através de cromatografia líquida de alta pressão (HPLC). De acordo com os resultados obtidos, observou-se que nenhuma das amostras dos animais testados apresentou picos de gossipol, o que nos permite concluir que talvez o gossipol não tenha sido absorvido ou a quantidade absorvida tenha sido muito pequena. UNIPAR2008-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/911Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 2 n. 3 (1998)1982-114Xreponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/911/800Andreazzi, Márcia AparecidaAlvarez, MauroMoraes, Gentil Vanini deSantos, Geraldo Tadeu dosMacedo, Francisco de Assis Fonseca deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-26T08:48:58Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/911Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2021-03-26T08:48:58Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Determinação de Gossipol Plasmático em Caprinos, Utilizando Cromatografia Líquida de Alta Pressão (HPLC)
title Determinação de Gossipol Plasmático em Caprinos, Utilizando Cromatografia Líquida de Alta Pressão (HPLC)
spellingShingle Determinação de Gossipol Plasmático em Caprinos, Utilizando Cromatografia Líquida de Alta Pressão (HPLC)
Andreazzi, Márcia Aparecida
title_short Determinação de Gossipol Plasmático em Caprinos, Utilizando Cromatografia Líquida de Alta Pressão (HPLC)
title_full Determinação de Gossipol Plasmático em Caprinos, Utilizando Cromatografia Líquida de Alta Pressão (HPLC)
title_fullStr Determinação de Gossipol Plasmático em Caprinos, Utilizando Cromatografia Líquida de Alta Pressão (HPLC)
title_full_unstemmed Determinação de Gossipol Plasmático em Caprinos, Utilizando Cromatografia Líquida de Alta Pressão (HPLC)
title_sort Determinação de Gossipol Plasmático em Caprinos, Utilizando Cromatografia Líquida de Alta Pressão (HPLC)
author Andreazzi, Márcia Aparecida
author_facet Andreazzi, Márcia Aparecida
Alvarez, Mauro
Moraes, Gentil Vanini de
Santos, Geraldo Tadeu dos
Macedo, Francisco de Assis Fonseca de
author_role author
author2 Alvarez, Mauro
Moraes, Gentil Vanini de
Santos, Geraldo Tadeu dos
Macedo, Francisco de Assis Fonseca de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andreazzi, Márcia Aparecida
Alvarez, Mauro
Moraes, Gentil Vanini de
Santos, Geraldo Tadeu dos
Macedo, Francisco de Assis Fonseca de
description O gossipol é um pigmento polifenólico presente na planta do algodão, encontrado em maiores concentrações principalmente no caroço. Este pigmento é considerado tóxico, pois afeta vários processos metabólicos em animais monogástricos, porém em ruminantes seus efeitos e, principalmente, sua absorção são muito questionados. Dez caprinos machos foram divididos aleatoriamente em 2 grupos: o testemunha e o teste. Neste último grupo, os animais receberam ração contendo 30% de caroço de algodão (média de 13,45 mg de gossipol livre/ Kg PV /dia); a duração do experimento foi 18 meses. O sangue destes animais foi coletado no início, meio e fim do experimento e com o plasma obtido realizou-se a análise da concentração de gossipol livre através de cromatografia líquida de alta pressão (HPLC). De acordo com os resultados obtidos, observou-se que nenhuma das amostras dos animais testados apresentou picos de gossipol, o que nos permite concluir que talvez o gossipol não tenha sido absorvido ou a quantidade absorvida tenha sido muito pequena.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-02-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/911
url https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/911/800
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 2 n. 3 (1998)
1982-114X
reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron:UNIPAR
instname_str Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron_str UNIPAR
institution UNIPAR
reponame_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
collection Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)
repository.mail.fl_str_mv ||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br
_version_ 1800218851642703872