GAMEPAD: UTILIZANDO EXERGAMES PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaghetti, César Augusto Otero
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Alves, Deborah Kazimoto, Ramson, Bianca Pagel, Bandeira, Lucas Fonseca, Ferreira, Adilson Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/8111
Resumo: O objetivo desse artigo é relatar os resultados de um programa de exercícios para indivíduos adultos com deficiências cognitivas e transtornos, utilizando diferentes exergames como ferramentas pedagógicas. A intervenção foi realizada com a participação de 26 indivíduos adultos com deficiências cognitivas e transtornos com idades entre 25 e 59 anos. A pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho exploratória, em que foram utilizados a entrevista semiestruturada e o diário de campo como instrumentos de pesquisa. Para interação com os exergames, foram utilizados os consoles Xbox 360 com Kinect, Xbox One com Kinect e Nintendo Wii U. As intervenções foram realizadas no Exergame Lab Brazil, na Escola Superior de Educação Física da UFPel, por um período de duas horas, uma vez por semana, totalizando 25 encontros. A utilização de Exergames tem grande potencial, tanto nos aspectos relacionados à viabilidade, por ser uma tecnologia de baixo custo e de fácil implementação, quanto nos resultados esperados. O Just Dance e o Kinect Sports foram os games que mais contribuíram nesta pesquisa. Os participantes da pesquisa ganharam independência e socialização, bem como melhoraram as habilidades especificas em cada game. Além disso, a possibilidade de utilização dos Exergames em casa também poderá auxiliar pais e responsáveis a melhorar aspectos da vida diária de adultos com deficiências cognitivas e transtornos.
id UNIPAR-1_4255141f1def3a551cee598eeabbb618
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/8111
network_acronym_str UNIPAR-1
network_name_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository_id_str
spelling GAMEPAD: UTILIZANDO EXERGAMES PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAO objetivo desse artigo é relatar os resultados de um programa de exercícios para indivíduos adultos com deficiências cognitivas e transtornos, utilizando diferentes exergames como ferramentas pedagógicas. A intervenção foi realizada com a participação de 26 indivíduos adultos com deficiências cognitivas e transtornos com idades entre 25 e 59 anos. A pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho exploratória, em que foram utilizados a entrevista semiestruturada e o diário de campo como instrumentos de pesquisa. Para interação com os exergames, foram utilizados os consoles Xbox 360 com Kinect, Xbox One com Kinect e Nintendo Wii U. As intervenções foram realizadas no Exergame Lab Brazil, na Escola Superior de Educação Física da UFPel, por um período de duas horas, uma vez por semana, totalizando 25 encontros. A utilização de Exergames tem grande potencial, tanto nos aspectos relacionados à viabilidade, por ser uma tecnologia de baixo custo e de fácil implementação, quanto nos resultados esperados. O Just Dance e o Kinect Sports foram os games que mais contribuíram nesta pesquisa. Os participantes da pesquisa ganharam independência e socialização, bem como melhoraram as habilidades especificas em cada game. Além disso, a possibilidade de utilização dos Exergames em casa também poderá auxiliar pais e responsáveis a melhorar aspectos da vida diária de adultos com deficiências cognitivas e transtornos.UNIPAR2022-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/811110.25110/arqsaude.v26i1.2022.8111Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 26 n. 1 (2022)1982-114X10.25110/arqsaude.v26i1.2022reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/8111/4195Copyright (c) 2022 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPARinfo:eu-repo/semantics/openAccessVaghetti, César Augusto OteroAlves, Deborah KazimotoRamson, Bianca PagelBandeira, Lucas FonsecaFerreira, Adilson Rocha2022-03-28T08:38:42Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/8111Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2022-03-28T08:38:42Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv GAMEPAD: UTILIZANDO EXERGAMES PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
title GAMEPAD: UTILIZANDO EXERGAMES PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
spellingShingle GAMEPAD: UTILIZANDO EXERGAMES PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Vaghetti, César Augusto Otero
title_short GAMEPAD: UTILIZANDO EXERGAMES PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
title_full GAMEPAD: UTILIZANDO EXERGAMES PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
title_fullStr GAMEPAD: UTILIZANDO EXERGAMES PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
title_full_unstemmed GAMEPAD: UTILIZANDO EXERGAMES PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
title_sort GAMEPAD: UTILIZANDO EXERGAMES PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
author Vaghetti, César Augusto Otero
author_facet Vaghetti, César Augusto Otero
Alves, Deborah Kazimoto
Ramson, Bianca Pagel
Bandeira, Lucas Fonseca
Ferreira, Adilson Rocha
author_role author
author2 Alves, Deborah Kazimoto
Ramson, Bianca Pagel
Bandeira, Lucas Fonseca
Ferreira, Adilson Rocha
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaghetti, César Augusto Otero
Alves, Deborah Kazimoto
Ramson, Bianca Pagel
Bandeira, Lucas Fonseca
Ferreira, Adilson Rocha
description O objetivo desse artigo é relatar os resultados de um programa de exercícios para indivíduos adultos com deficiências cognitivas e transtornos, utilizando diferentes exergames como ferramentas pedagógicas. A intervenção foi realizada com a participação de 26 indivíduos adultos com deficiências cognitivas e transtornos com idades entre 25 e 59 anos. A pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho exploratória, em que foram utilizados a entrevista semiestruturada e o diário de campo como instrumentos de pesquisa. Para interação com os exergames, foram utilizados os consoles Xbox 360 com Kinect, Xbox One com Kinect e Nintendo Wii U. As intervenções foram realizadas no Exergame Lab Brazil, na Escola Superior de Educação Física da UFPel, por um período de duas horas, uma vez por semana, totalizando 25 encontros. A utilização de Exergames tem grande potencial, tanto nos aspectos relacionados à viabilidade, por ser uma tecnologia de baixo custo e de fácil implementação, quanto nos resultados esperados. O Just Dance e o Kinect Sports foram os games que mais contribuíram nesta pesquisa. Os participantes da pesquisa ganharam independência e socialização, bem como melhoraram as habilidades especificas em cada game. Além disso, a possibilidade de utilização dos Exergames em casa também poderá auxiliar pais e responsáveis a melhorar aspectos da vida diária de adultos com deficiências cognitivas e transtornos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/8111
10.25110/arqsaude.v26i1.2022.8111
url https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/8111
identifier_str_mv 10.25110/arqsaude.v26i1.2022.8111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/8111/4195
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 26 n. 1 (2022)
1982-114X
10.25110/arqsaude.v26i1.2022
reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron:UNIPAR
instname_str Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron_str UNIPAR
institution UNIPAR
reponame_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
collection Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)
repository.mail.fl_str_mv ||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br
_version_ 1800218855357808640