CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO RELACIONADO À ASSISTÊNCIA DAS UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO DE CURITIBA-PR
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
DOI: | 10.25110/arqsaude.v25i1.2021.7307 |
Texto Completo: | https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/7307 |
Resumo: | Introdução: As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionam como porta de entrada para os casos de urgência e emergência e, muitas vezes, para casos de caráter não emergencial. Objetivo: Identificar o conhecimento da população a respeito dos serviços prestados pelas UPAs em Curitiba-PR. Método: Estudo observacional transversal, avaliou 516 pessoas que estavam em espera para atendimento nas UPAs, com classificação não urgente ou pouco urgente, segundo Protocolo Internacional de Manchester. A coleta se deu por meio de questionário semiestruturado aplicado por entrevistador. Resultados: 82,8% dos entrevistados acreditavam estar no local correto para o seu atendimento, fator que foi independente estatisticamente da escolaridade ou do conhecimento sobre as Unidades Básicas de Saúde (UBS); 86,6% dos usuários foram à UPA por busca direta, e uma parcela de 24,9% cogitou ir a uma UBS antes. Dentre os motivos mais frequentes de procura pela UPA, em ordem decrescente, abrangiam questões de locomoção, desconhecimento do funcionamento do sistema de saúde, motivos pessoais, a não necessidade de marcar consulta e, por fim, considerar a própria doença como grave. Conclusão: Existe a necessidade de se fortalecer o vínculo do usuário com as UBS, assim como uma melhor estruturação da atenção primária.Palavras-chave: Serviços de Saúde de Emergência; Uso de Serviços de Saúde; Participação da Comunidade. |
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CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO RELACIONADO À ASSISTÊNCIA DAS UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO DE CURITIBA-PRIntrodução: As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionam como porta de entrada para os casos de urgência e emergência e, muitas vezes, para casos de caráter não emergencial. Objetivo: Identificar o conhecimento da população a respeito dos serviços prestados pelas UPAs em Curitiba-PR. Método: Estudo observacional transversal, avaliou 516 pessoas que estavam em espera para atendimento nas UPAs, com classificação não urgente ou pouco urgente, segundo Protocolo Internacional de Manchester. A coleta se deu por meio de questionário semiestruturado aplicado por entrevistador. Resultados: 82,8% dos entrevistados acreditavam estar no local correto para o seu atendimento, fator que foi independente estatisticamente da escolaridade ou do conhecimento sobre as Unidades Básicas de Saúde (UBS); 86,6% dos usuários foram à UPA por busca direta, e uma parcela de 24,9% cogitou ir a uma UBS antes. Dentre os motivos mais frequentes de procura pela UPA, em ordem decrescente, abrangiam questões de locomoção, desconhecimento do funcionamento do sistema de saúde, motivos pessoais, a não necessidade de marcar consulta e, por fim, considerar a própria doença como grave. Conclusão: Existe a necessidade de se fortalecer o vínculo do usuário com as UBS, assim como uma melhor estruturação da atenção primária.Palavras-chave: Serviços de Saúde de Emergência; Uso de Serviços de Saúde; Participação da Comunidade.UNIPAR2021-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/730710.25110/arqsaude.v25i1.2021.7307Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 25 n. 1 (2021)1982-114X10.25110/arqsaude.v25i1.2021reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/7307/4066Copyright (c) 2021 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPARinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, André Luis Cândido daAzevedo, Amanda de Cassia AzevedoAragão, Suéllyn Mattos deGraichen, Helena RebackCosta, Paulo de CarvalhoSantos, Rafael Wind dosFidalski, Solena Ziemer Kusma2021-05-07T12:47:57Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/7307Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudePRIhttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2021-05-07T12:47:57Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false |
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