CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO RELACIONADO À ASSISTÊNCIA DAS UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO DE CURITIBA-PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, André Luis Cândido da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Azevedo, Amanda de Cassia Azevedo, Aragão, Suéllyn Mattos de, Graichen, Helena Reback, Costa, Paulo de Carvalho, Santos, Rafael Wind dos, Fidalski, Solena Ziemer Kusma
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/7307
Resumo: Introdução: As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionam como porta de entrada para os casos de urgência e emergência e, muitas vezes, para casos de caráter não emergencial. Objetivo: Identificar o conhecimento da população a respeito dos serviços prestados pelas UPAs em Curitiba-PR. Método: Estudo observacional transversal, avaliou 516 pessoas que estavam em espera para atendimento nas UPAs, com classificação não urgente ou pouco urgente, segundo Protocolo Internacional de Manchester. A coleta se deu por meio de questionário semiestruturado aplicado por entrevistador. Resultados: 82,8% dos entrevistados acreditavam estar no local correto para o seu atendimento, fator que foi independente estatisticamente da escolaridade ou do conhecimento sobre as Unidades Básicas de Saúde (UBS); 86,6% dos usuários foram à UPA por busca direta, e uma parcela de 24,9% cogitou ir a uma UBS antes. Dentre os motivos mais frequentes de procura pela UPA, em ordem decrescente, abrangiam questões de locomoção, desconhecimento do funcionamento do sistema de saúde, motivos pessoais, a não necessidade de marcar consulta e, por fim, considerar a própria doença como grave. Conclusão: Existe a necessidade de se fortalecer o vínculo do usuário com as UBS, assim como uma melhor estruturação da atenção primária.Palavras-chave: Serviços de Saúde de Emergência; Uso de Serviços de Saúde; Participação da Comunidade.
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