UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO NEUROMUSCULAR E PROPRIOCEPTIVO PARA PREVENÇÃO DAS LESÕES DESPORTIVAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Alberito Rodrigo de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/3670
Resumo: As lesões musculoesqueléticas apresentam alta prevalência no meio esportivo e, portanto, são necessárias medidas preventivas e, dentre estas, destacam-se os treinamentos proprioceptivo e neuromuscular. Porém, antes da sua aplicação, faz-se necessário buscar evidências sobre sua eficácia e sobre seus mecanismos de ação. Os objetivos desta revisão foram: a) conceituar termos relacionados ao controle neuromuscular e propriocepção; b) buscar evidências a favor do uso do treinamento neuromuscular e proprioceptivo, direcionados aos membros inferiores, como métodos de prevenção de lesões desportivas; e c) descrever os prováveis mecanismos neurofisiológicos envolvidos na adaptação ao treinamento neuromuscular e proprioceptivo. O controle neuromuscular é mais abrangente do que a propriocepção, já que esta última está mais relacionada com informações aferentes, que serão utilizadas pelo sistema nervoso central para produzir o controle motor adequado. Também se observou que há várias evidências que sustentam a implantação de programas de treinamento neuromuscular e proprioceptivo na rotina dos atletas com finalidade preventiva contra as lesões desportivas. Entretanto, os mecanismos pelos quais essas intervenções protegem os atletas das lesões são menos compreendidos.
id UNIPAR-1_64469e3d1e47e30b4716fdb6b61b6c79
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/3670
network_acronym_str UNIPAR-1
network_name_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository_id_str
spelling UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO NEUROMUSCULAR E PROPRIOCEPTIVO PARA PREVENÇÃO DAS LESÕES DESPORTIVASAs lesões musculoesqueléticas apresentam alta prevalência no meio esportivo e, portanto, são necessárias medidas preventivas e, dentre estas, destacam-se os treinamentos proprioceptivo e neuromuscular. Porém, antes da sua aplicação, faz-se necessário buscar evidências sobre sua eficácia e sobre seus mecanismos de ação. Os objetivos desta revisão foram: a) conceituar termos relacionados ao controle neuromuscular e propriocepção; b) buscar evidências a favor do uso do treinamento neuromuscular e proprioceptivo, direcionados aos membros inferiores, como métodos de prevenção de lesões desportivas; e c) descrever os prováveis mecanismos neurofisiológicos envolvidos na adaptação ao treinamento neuromuscular e proprioceptivo. O controle neuromuscular é mais abrangente do que a propriocepção, já que esta última está mais relacionada com informações aferentes, que serão utilizadas pelo sistema nervoso central para produzir o controle motor adequado. Também se observou que há várias evidências que sustentam a implantação de programas de treinamento neuromuscular e proprioceptivo na rotina dos atletas com finalidade preventiva contra as lesões desportivas. Entretanto, os mecanismos pelos quais essas intervenções protegem os atletas das lesões são menos compreendidos.UNIPAR2012-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/3670Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 14 n. 3 (2010)1982-114Xreponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/3670/2383Carvalho, Alberito Rodrigo deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-26T09:09:44Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/3670Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2021-03-26T09:09:44Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO NEUROMUSCULAR E PROPRIOCEPTIVO PARA PREVENÇÃO DAS LESÕES DESPORTIVAS
title UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO NEUROMUSCULAR E PROPRIOCEPTIVO PARA PREVENÇÃO DAS LESÕES DESPORTIVAS
spellingShingle UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO NEUROMUSCULAR E PROPRIOCEPTIVO PARA PREVENÇÃO DAS LESÕES DESPORTIVAS
Carvalho, Alberito Rodrigo de
title_short UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO NEUROMUSCULAR E PROPRIOCEPTIVO PARA PREVENÇÃO DAS LESÕES DESPORTIVAS
title_full UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO NEUROMUSCULAR E PROPRIOCEPTIVO PARA PREVENÇÃO DAS LESÕES DESPORTIVAS
title_fullStr UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO NEUROMUSCULAR E PROPRIOCEPTIVO PARA PREVENÇÃO DAS LESÕES DESPORTIVAS
title_full_unstemmed UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO NEUROMUSCULAR E PROPRIOCEPTIVO PARA PREVENÇÃO DAS LESÕES DESPORTIVAS
title_sort UTILIZAÇÃO DO TREINAMENTO NEUROMUSCULAR E PROPRIOCEPTIVO PARA PREVENÇÃO DAS LESÕES DESPORTIVAS
author Carvalho, Alberito Rodrigo de
author_facet Carvalho, Alberito Rodrigo de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Alberito Rodrigo de
description As lesões musculoesqueléticas apresentam alta prevalência no meio esportivo e, portanto, são necessárias medidas preventivas e, dentre estas, destacam-se os treinamentos proprioceptivo e neuromuscular. Porém, antes da sua aplicação, faz-se necessário buscar evidências sobre sua eficácia e sobre seus mecanismos de ação. Os objetivos desta revisão foram: a) conceituar termos relacionados ao controle neuromuscular e propriocepção; b) buscar evidências a favor do uso do treinamento neuromuscular e proprioceptivo, direcionados aos membros inferiores, como métodos de prevenção de lesões desportivas; e c) descrever os prováveis mecanismos neurofisiológicos envolvidos na adaptação ao treinamento neuromuscular e proprioceptivo. O controle neuromuscular é mais abrangente do que a propriocepção, já que esta última está mais relacionada com informações aferentes, que serão utilizadas pelo sistema nervoso central para produzir o controle motor adequado. Também se observou que há várias evidências que sustentam a implantação de programas de treinamento neuromuscular e proprioceptivo na rotina dos atletas com finalidade preventiva contra as lesões desportivas. Entretanto, os mecanismos pelos quais essas intervenções protegem os atletas das lesões são menos compreendidos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/3670
url https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/3670
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/3670/2383
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 14 n. 3 (2010)
1982-114X
reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron:UNIPAR
instname_str Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron_str UNIPAR
institution UNIPAR
reponame_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
collection Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)
repository.mail.fl_str_mv ||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br
_version_ 1800218853657018368