A HIPERGLICEMIA E OS MECANISMOS ENVOLVIDOS NAS DISFUNÇÕES VASCULARES DO DIABETES MELLITUS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Nelson Rodrigues da
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Costa, Cecília Edna Mareze da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/2544
Resumo: O Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome de etiologia múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. Caracteriza-se por hiperglicemia crônica, com distúrbios do metabolismo dos carboidratos, lipídios e proteínas. Constitui-se um importante problema de saúde pública, devido à sua elevada prevalência, ao desenvolvimento de complicações crônicas incapacitantes e ao alto custo econômico gerado pelo seu tratamento. A hiperglicemia é um dos fatores mais importantes para o aparecimento e progressão das complicações vasculares do DM. A elevação persistente nas concentrações da glicose provoca mudanças na estrutura e na função de proteínas plasmáticas e tissulares, com efeitos indesejáveis sobre a saúde do portador de diabetes. O aumento da via dos polióis, glicosilação não-enzimática, com a produção dos produtos finais da glicação avançada (AGEs); estresse oxidativo, gerando o aumento de radicais livres e alteração da proteína kinase C, levando à disfunção endotelial e à aterogênese, são alguns dos mecanismos que tentam explicar o dano vascular induzido pela hiperglicemia. O objetivo desta revisão bibliográfica é discutir os mecanismos pelos quais a hiperglicemia pode desencadear as disfunções vasculares associadas com o DM.
id UNIPAR-1_64af0861b95a1de111cf4db3b0780906
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/2544
network_acronym_str UNIPAR-1
network_name_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository_id_str
spelling A HIPERGLICEMIA E OS MECANISMOS ENVOLVIDOS NAS DISFUNÇÕES VASCULARES DO DIABETES MELLITUSO Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome de etiologia múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. Caracteriza-se por hiperglicemia crônica, com distúrbios do metabolismo dos carboidratos, lipídios e proteínas. Constitui-se um importante problema de saúde pública, devido à sua elevada prevalência, ao desenvolvimento de complicações crônicas incapacitantes e ao alto custo econômico gerado pelo seu tratamento. A hiperglicemia é um dos fatores mais importantes para o aparecimento e progressão das complicações vasculares do DM. A elevação persistente nas concentrações da glicose provoca mudanças na estrutura e na função de proteínas plasmáticas e tissulares, com efeitos indesejáveis sobre a saúde do portador de diabetes. O aumento da via dos polióis, glicosilação não-enzimática, com a produção dos produtos finais da glicação avançada (AGEs); estresse oxidativo, gerando o aumento de radicais livres e alteração da proteína kinase C, levando à disfunção endotelial e à aterogênese, são alguns dos mecanismos que tentam explicar o dano vascular induzido pela hiperglicemia. O objetivo desta revisão bibliográfica é discutir os mecanismos pelos quais a hiperglicemia pode desencadear as disfunções vasculares associadas com o DM.UNIPAR2009-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/2544Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 12 n. 3 (2008)1982-114Xreponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/2544/1987Silva, Nelson Rodrigues daCosta, Cecília Edna Mareze dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-26T09:07:55Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/2544Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2021-03-26T09:07:55Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv A HIPERGLICEMIA E OS MECANISMOS ENVOLVIDOS NAS DISFUNÇÕES VASCULARES DO DIABETES MELLITUS
title A HIPERGLICEMIA E OS MECANISMOS ENVOLVIDOS NAS DISFUNÇÕES VASCULARES DO DIABETES MELLITUS
spellingShingle A HIPERGLICEMIA E OS MECANISMOS ENVOLVIDOS NAS DISFUNÇÕES VASCULARES DO DIABETES MELLITUS
Silva, Nelson Rodrigues da
title_short A HIPERGLICEMIA E OS MECANISMOS ENVOLVIDOS NAS DISFUNÇÕES VASCULARES DO DIABETES MELLITUS
title_full A HIPERGLICEMIA E OS MECANISMOS ENVOLVIDOS NAS DISFUNÇÕES VASCULARES DO DIABETES MELLITUS
title_fullStr A HIPERGLICEMIA E OS MECANISMOS ENVOLVIDOS NAS DISFUNÇÕES VASCULARES DO DIABETES MELLITUS
title_full_unstemmed A HIPERGLICEMIA E OS MECANISMOS ENVOLVIDOS NAS DISFUNÇÕES VASCULARES DO DIABETES MELLITUS
title_sort A HIPERGLICEMIA E OS MECANISMOS ENVOLVIDOS NAS DISFUNÇÕES VASCULARES DO DIABETES MELLITUS
author Silva, Nelson Rodrigues da
author_facet Silva, Nelson Rodrigues da
Costa, Cecília Edna Mareze da
author_role author
author2 Costa, Cecília Edna Mareze da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Nelson Rodrigues da
Costa, Cecília Edna Mareze da
description O Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome de etiologia múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. Caracteriza-se por hiperglicemia crônica, com distúrbios do metabolismo dos carboidratos, lipídios e proteínas. Constitui-se um importante problema de saúde pública, devido à sua elevada prevalência, ao desenvolvimento de complicações crônicas incapacitantes e ao alto custo econômico gerado pelo seu tratamento. A hiperglicemia é um dos fatores mais importantes para o aparecimento e progressão das complicações vasculares do DM. A elevação persistente nas concentrações da glicose provoca mudanças na estrutura e na função de proteínas plasmáticas e tissulares, com efeitos indesejáveis sobre a saúde do portador de diabetes. O aumento da via dos polióis, glicosilação não-enzimática, com a produção dos produtos finais da glicação avançada (AGEs); estresse oxidativo, gerando o aumento de radicais livres e alteração da proteína kinase C, levando à disfunção endotelial e à aterogênese, são alguns dos mecanismos que tentam explicar o dano vascular induzido pela hiperglicemia. O objetivo desta revisão bibliográfica é discutir os mecanismos pelos quais a hiperglicemia pode desencadear as disfunções vasculares associadas com o DM.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/2544
url https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/2544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/2544/1987
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 12 n. 3 (2008)
1982-114X
reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron:UNIPAR
instname_str Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron_str UNIPAR
institution UNIPAR
reponame_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
collection Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)
repository.mail.fl_str_mv ||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br
_version_ 1800218853227102208