Prevalência de amputação em membros inferiores de causa vascular: análise de prontuários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Francieli Silva
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Kunz, Vandeni Clarice, Depieri, Tatiane Zafanelli, Cervelini, Renato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/215
Resumo: A amputação é o procedimento cirúrgico mais antigo e signifi ca retirada, geralmente, cirúrgica, total ou parcial deum membro. A amputação não deve ser considerada como fi m, e sim como o início de uma nova fase, que tem como principalobjetivo manter e/ou devolver a dignidade e funcionalidade do paciente. Acredita-se em que, dentre todas as amputações,as de membros inferiores ocorrem em 85% dos casos, sendo suas causas mais comuns: insufi ciência vascular periféricacomo conseqüência de diabetes, aterosclerose, embolias, tromboses arteriais, traumatismos e tumores malignos. Das causasvasculares que levam a amputação, o diabetes corresponde a 80%, e as taxas de mortalidade associada à amputação variamde 6 a 17%. Acredita-se em que o prognóstico é pior em pacientes idosos, pois está associado a uma habilidade físicadesfavorável e uma maior dependência social. As amputações podem levar a complicações como: hematoma, infecções,necrose, contraturas, neuromas, sensação fantasma e dor fantasma, além das complicações psicológicas. Foi realizado umlevantamento de dados dos prontuários dos anos de 2002 e 2003 do Hospital Regional da cidade de Cascavel - PR, e coletadosdados referentes à idade do paciente, sexo, motivo vascular da amputação, nível de amputação, nível glicêmico e número deamputações sofridas pelo mesmo paciente.
id UNIPAR-1_6ad276f590bc1e05dbfbb72887d64a86
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/215
network_acronym_str UNIPAR-1
network_name_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository_id_str
spelling Prevalência de amputação em membros inferiores de causa vascular: análise de prontuáriosA amputação é o procedimento cirúrgico mais antigo e signifi ca retirada, geralmente, cirúrgica, total ou parcial deum membro. A amputação não deve ser considerada como fi m, e sim como o início de uma nova fase, que tem como principalobjetivo manter e/ou devolver a dignidade e funcionalidade do paciente. Acredita-se em que, dentre todas as amputações,as de membros inferiores ocorrem em 85% dos casos, sendo suas causas mais comuns: insufi ciência vascular periféricacomo conseqüência de diabetes, aterosclerose, embolias, tromboses arteriais, traumatismos e tumores malignos. Das causasvasculares que levam a amputação, o diabetes corresponde a 80%, e as taxas de mortalidade associada à amputação variamde 6 a 17%. Acredita-se em que o prognóstico é pior em pacientes idosos, pois está associado a uma habilidade físicadesfavorável e uma maior dependência social. As amputações podem levar a complicações como: hematoma, infecções,necrose, contraturas, neuromas, sensação fantasma e dor fantasma, além das complicações psicológicas. Foi realizado umlevantamento de dados dos prontuários dos anos de 2002 e 2003 do Hospital Regional da cidade de Cascavel - PR, e coletadosdados referentes à idade do paciente, sexo, motivo vascular da amputação, nível de amputação, nível glicêmico e número deamputações sofridas pelo mesmo paciente.UNIPAR2008-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/215Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 9 n. 1 (2005)1982-114Xreponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/215/189Carvalho, Francieli SilvaKunz, Vandeni ClariceDepieri, Tatiane ZafanelliCervelini, Renatoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-26T08:57:36Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/215Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2021-03-26T08:57:36Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Prevalência de amputação em membros inferiores de causa vascular: análise de prontuários
title Prevalência de amputação em membros inferiores de causa vascular: análise de prontuários
spellingShingle Prevalência de amputação em membros inferiores de causa vascular: análise de prontuários
Carvalho, Francieli Silva
title_short Prevalência de amputação em membros inferiores de causa vascular: análise de prontuários
title_full Prevalência de amputação em membros inferiores de causa vascular: análise de prontuários
title_fullStr Prevalência de amputação em membros inferiores de causa vascular: análise de prontuários
title_full_unstemmed Prevalência de amputação em membros inferiores de causa vascular: análise de prontuários
title_sort Prevalência de amputação em membros inferiores de causa vascular: análise de prontuários
author Carvalho, Francieli Silva
author_facet Carvalho, Francieli Silva
Kunz, Vandeni Clarice
Depieri, Tatiane Zafanelli
Cervelini, Renato
author_role author
author2 Kunz, Vandeni Clarice
Depieri, Tatiane Zafanelli
Cervelini, Renato
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Francieli Silva
Kunz, Vandeni Clarice
Depieri, Tatiane Zafanelli
Cervelini, Renato
description A amputação é o procedimento cirúrgico mais antigo e signifi ca retirada, geralmente, cirúrgica, total ou parcial deum membro. A amputação não deve ser considerada como fi m, e sim como o início de uma nova fase, que tem como principalobjetivo manter e/ou devolver a dignidade e funcionalidade do paciente. Acredita-se em que, dentre todas as amputações,as de membros inferiores ocorrem em 85% dos casos, sendo suas causas mais comuns: insufi ciência vascular periféricacomo conseqüência de diabetes, aterosclerose, embolias, tromboses arteriais, traumatismos e tumores malignos. Das causasvasculares que levam a amputação, o diabetes corresponde a 80%, e as taxas de mortalidade associada à amputação variamde 6 a 17%. Acredita-se em que o prognóstico é pior em pacientes idosos, pois está associado a uma habilidade físicadesfavorável e uma maior dependência social. As amputações podem levar a complicações como: hematoma, infecções,necrose, contraturas, neuromas, sensação fantasma e dor fantasma, além das complicações psicológicas. Foi realizado umlevantamento de dados dos prontuários dos anos de 2002 e 2003 do Hospital Regional da cidade de Cascavel - PR, e coletadosdados referentes à idade do paciente, sexo, motivo vascular da amputação, nível de amputação, nível glicêmico e número deamputações sofridas pelo mesmo paciente.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/215
url https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/215/189
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 9 n. 1 (2005)
1982-114X
reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron:UNIPAR
instname_str Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron_str UNIPAR
institution UNIPAR
reponame_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
collection Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)
repository.mail.fl_str_mv ||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br
_version_ 1800218851218030592