ASSISTÊNCIA DO ENFERMEIRO NO ALEITAMENTO MATERNO: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Aldilene Pinheiro da Silva Fróis
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Solange Terezinha, Martins, Luciana Santana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10392
Resumo: Introdução: O leite materno e uma importante fonte de nutrição o mesmo possui as substâncias adequadas para suprir todas as necessidades do bebê. Além de nutritivo, o leite materno protege contra infecções, evita a desnutrição, reduz a morbidade por diarreia, infecções respiratórias, previne episódios de otite média, asma dentre outros. O aleitamento materno exclusivo deve ser preconizado até os 6 meses de vida, sendo recomenda a continuação da amamentação pelo menos até o segundo aniversário da criança. Neste contexto, a assistência do enfermeiro é de fundamental importância pois o mesmo possui as habilidades necessárias para dar suporte nessa fase tão importante. Objetivos: os objetivos deste estudo foram demonstrar as principais características do Leite Materno, os benefícios da amamentação e demonstrar o papel do enfermeiro neste contexto. Método: Esta pesquisa foi desenvolvida a partir de uma revisão integrativa da literatura. Resultados; os dados obtidos a partir desta revisão demonstraram que a assistência do enfermeiro no contexto do aleitamento materno se dá principalmente através da consulta de enfermagem, onde o mesmo presta os cuidados necessários para minimizar os possíveis prejuízos para o binômio mãe e filho, por meio de orientações e desenvolvimento de ações que visam promover e incentivar o aleitamento. Conclusão: conclui-se que o enfermeiro é um profissional impar dentro da atenção prestada, sua atua extremamente indispensável em todas as etapas envolvidas no aleitamento materno. 
id UNIPAR-1_716e13a25e4ac18b1c88e78589806fd7
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/10392
network_acronym_str UNIPAR-1
network_name_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository_id_str
spelling ASSISTÊNCIA DO ENFERMEIRO NO ALEITAMENTO MATERNO: UMA REVISÃO DE LITERATURAAleitamentoMaternoAssistênciaEnfermeiroIntrodução: O leite materno e uma importante fonte de nutrição o mesmo possui as substâncias adequadas para suprir todas as necessidades do bebê. Além de nutritivo, o leite materno protege contra infecções, evita a desnutrição, reduz a morbidade por diarreia, infecções respiratórias, previne episódios de otite média, asma dentre outros. O aleitamento materno exclusivo deve ser preconizado até os 6 meses de vida, sendo recomenda a continuação da amamentação pelo menos até o segundo aniversário da criança. Neste contexto, a assistência do enfermeiro é de fundamental importância pois o mesmo possui as habilidades necessárias para dar suporte nessa fase tão importante. Objetivos: os objetivos deste estudo foram demonstrar as principais características do Leite Materno, os benefícios da amamentação e demonstrar o papel do enfermeiro neste contexto. Método: Esta pesquisa foi desenvolvida a partir de uma revisão integrativa da literatura. Resultados; os dados obtidos a partir desta revisão demonstraram que a assistência do enfermeiro no contexto do aleitamento materno se dá principalmente através da consulta de enfermagem, onde o mesmo presta os cuidados necessários para minimizar os possíveis prejuízos para o binômio mãe e filho, por meio de orientações e desenvolvimento de ações que visam promover e incentivar o aleitamento. Conclusão: conclui-se que o enfermeiro é um profissional impar dentro da atenção prestada, sua atua extremamente indispensável em todas as etapas envolvidas no aleitamento materno. UNIPAR2023-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1039210.25110/arqsaude.v27i6.2023-070Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 27 n. 6 (2023); 3236-32461982-114Xreponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10392/4903Santana, Aldilene Pinheiro da Silva FróisSilva, Solange TerezinhaMartins, Luciana Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-30T21:24:25Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/10392Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2023-06-30T21:24:25Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv ASSISTÊNCIA DO ENFERMEIRO NO ALEITAMENTO MATERNO: UMA REVISÃO DE LITERATURA
title ASSISTÊNCIA DO ENFERMEIRO NO ALEITAMENTO MATERNO: UMA REVISÃO DE LITERATURA
spellingShingle ASSISTÊNCIA DO ENFERMEIRO NO ALEITAMENTO MATERNO: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Santana, Aldilene Pinheiro da Silva Fróis
Aleitamento
Materno
Assistência
Enfermeiro
title_short ASSISTÊNCIA DO ENFERMEIRO NO ALEITAMENTO MATERNO: UMA REVISÃO DE LITERATURA
title_full ASSISTÊNCIA DO ENFERMEIRO NO ALEITAMENTO MATERNO: UMA REVISÃO DE LITERATURA
title_fullStr ASSISTÊNCIA DO ENFERMEIRO NO ALEITAMENTO MATERNO: UMA REVISÃO DE LITERATURA
title_full_unstemmed ASSISTÊNCIA DO ENFERMEIRO NO ALEITAMENTO MATERNO: UMA REVISÃO DE LITERATURA
title_sort ASSISTÊNCIA DO ENFERMEIRO NO ALEITAMENTO MATERNO: UMA REVISÃO DE LITERATURA
author Santana, Aldilene Pinheiro da Silva Fróis
author_facet Santana, Aldilene Pinheiro da Silva Fróis
Silva, Solange Terezinha
Martins, Luciana Santana
author_role author
author2 Silva, Solange Terezinha
Martins, Luciana Santana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Aldilene Pinheiro da Silva Fróis
Silva, Solange Terezinha
Martins, Luciana Santana
dc.subject.por.fl_str_mv Aleitamento
Materno
Assistência
Enfermeiro
topic Aleitamento
Materno
Assistência
Enfermeiro
description Introdução: O leite materno e uma importante fonte de nutrição o mesmo possui as substâncias adequadas para suprir todas as necessidades do bebê. Além de nutritivo, o leite materno protege contra infecções, evita a desnutrição, reduz a morbidade por diarreia, infecções respiratórias, previne episódios de otite média, asma dentre outros. O aleitamento materno exclusivo deve ser preconizado até os 6 meses de vida, sendo recomenda a continuação da amamentação pelo menos até o segundo aniversário da criança. Neste contexto, a assistência do enfermeiro é de fundamental importância pois o mesmo possui as habilidades necessárias para dar suporte nessa fase tão importante. Objetivos: os objetivos deste estudo foram demonstrar as principais características do Leite Materno, os benefícios da amamentação e demonstrar o papel do enfermeiro neste contexto. Método: Esta pesquisa foi desenvolvida a partir de uma revisão integrativa da literatura. Resultados; os dados obtidos a partir desta revisão demonstraram que a assistência do enfermeiro no contexto do aleitamento materno se dá principalmente através da consulta de enfermagem, onde o mesmo presta os cuidados necessários para minimizar os possíveis prejuízos para o binômio mãe e filho, por meio de orientações e desenvolvimento de ações que visam promover e incentivar o aleitamento. Conclusão: conclui-se que o enfermeiro é um profissional impar dentro da atenção prestada, sua atua extremamente indispensável em todas as etapas envolvidas no aleitamento materno. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10392
10.25110/arqsaude.v27i6.2023-070
url https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10392
identifier_str_mv 10.25110/arqsaude.v27i6.2023-070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10392/4903
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 27 n. 6 (2023); 3236-3246
1982-114X
reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron:UNIPAR
instname_str Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron_str UNIPAR
institution UNIPAR
reponame_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
collection Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)
repository.mail.fl_str_mv ||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br
_version_ 1800218857658384384