Opção ou Imposição” Motivos da Escolha da Cesárea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pelloso, Sandra Marisa
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Panont, Kelly Tatiana, Souza, Katia Michelli Prudêncio de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1002
Resumo: O parto cesárea no Brasil apresenta uma das taxas mais elevadas do mundo. Essas altas taxas existem por indicações como: preferência da mulher, escolha pelo profissional e como método de esterilização. Segundo VOLOCHKO (1996), estima-se que 28,5% das mortes maternas não ocorreriam se reduzisse as taxas de cesárea. Esse estudo surgiu durante o estágio supervisionado na disciplina de Enfermagem Materno Infantil. Buscamos compreender os motivos que levaram a mulher a optar pela cesárea . É uma pesquisa qualiquantitativa que teve como questão norteadora “porquê você escolheu a cesárea”? Verificou-se que a escolha se deu em função do medo das mulheres em relação a dor do parto, pela própria solicitação das mulheres, por escolha dos profissionais e por falta dos conhecimentos de risco e benefícios do parto cesárea e do parto normal. Concluímos que são necessárias ações especiais desempenhadas pelas enfermeiras durante a assistência pré-natal, através de orientações e informações; participação das mulheres nos programas de preparo para o parto, capacitação dos profissionais para realização do parto normal e realização do parto pela enfermeira obstétrica.
id UNIPAR-1_7754420f1aba4c61b00a9119ba9cec34
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/1002
network_acronym_str UNIPAR-1
network_name_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository_id_str
spelling Opção ou Imposição” Motivos da Escolha da CesáreaO parto cesárea no Brasil apresenta uma das taxas mais elevadas do mundo. Essas altas taxas existem por indicações como: preferência da mulher, escolha pelo profissional e como método de esterilização. Segundo VOLOCHKO (1996), estima-se que 28,5% das mortes maternas não ocorreriam se reduzisse as taxas de cesárea. Esse estudo surgiu durante o estágio supervisionado na disciplina de Enfermagem Materno Infantil. Buscamos compreender os motivos que levaram a mulher a optar pela cesárea . É uma pesquisa qualiquantitativa que teve como questão norteadora “porquê você escolheu a cesárea”? Verificou-se que a escolha se deu em função do medo das mulheres em relação a dor do parto, pela própria solicitação das mulheres, por escolha dos profissionais e por falta dos conhecimentos de risco e benefícios do parto cesárea e do parto normal. Concluímos que são necessárias ações especiais desempenhadas pelas enfermeiras durante a assistência pré-natal, através de orientações e informações; participação das mulheres nos programas de preparo para o parto, capacitação dos profissionais para realização do parto normal e realização do parto pela enfermeira obstétrica. UNIPAR2008-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1002Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 4 n. 1 (2000)1982-114Xreponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1002/865Pelloso, Sandra MarisaPanont, Kelly TatianaSouza, Katia Michelli Prudêncio deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-26T08:51:07Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/1002Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2021-03-26T08:51:07Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Opção ou Imposição” Motivos da Escolha da Cesárea
title Opção ou Imposição” Motivos da Escolha da Cesárea
spellingShingle Opção ou Imposição” Motivos da Escolha da Cesárea
Pelloso, Sandra Marisa
title_short Opção ou Imposição” Motivos da Escolha da Cesárea
title_full Opção ou Imposição” Motivos da Escolha da Cesárea
title_fullStr Opção ou Imposição” Motivos da Escolha da Cesárea
title_full_unstemmed Opção ou Imposição” Motivos da Escolha da Cesárea
title_sort Opção ou Imposição” Motivos da Escolha da Cesárea
author Pelloso, Sandra Marisa
author_facet Pelloso, Sandra Marisa
Panont, Kelly Tatiana
Souza, Katia Michelli Prudêncio de
author_role author
author2 Panont, Kelly Tatiana
Souza, Katia Michelli Prudêncio de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pelloso, Sandra Marisa
Panont, Kelly Tatiana
Souza, Katia Michelli Prudêncio de
description O parto cesárea no Brasil apresenta uma das taxas mais elevadas do mundo. Essas altas taxas existem por indicações como: preferência da mulher, escolha pelo profissional e como método de esterilização. Segundo VOLOCHKO (1996), estima-se que 28,5% das mortes maternas não ocorreriam se reduzisse as taxas de cesárea. Esse estudo surgiu durante o estágio supervisionado na disciplina de Enfermagem Materno Infantil. Buscamos compreender os motivos que levaram a mulher a optar pela cesárea . É uma pesquisa qualiquantitativa que teve como questão norteadora “porquê você escolheu a cesárea”? Verificou-se que a escolha se deu em função do medo das mulheres em relação a dor do parto, pela própria solicitação das mulheres, por escolha dos profissionais e por falta dos conhecimentos de risco e benefícios do parto cesárea e do parto normal. Concluímos que são necessárias ações especiais desempenhadas pelas enfermeiras durante a assistência pré-natal, através de orientações e informações; participação das mulheres nos programas de preparo para o parto, capacitação dos profissionais para realização do parto normal e realização do parto pela enfermeira obstétrica.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1002
url https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1002/865
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 4 n. 1 (2000)
1982-114X
reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron:UNIPAR
instname_str Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron_str UNIPAR
institution UNIPAR
reponame_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
collection Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)
repository.mail.fl_str_mv ||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br
_version_ 1800218851981393920