Auriculoterapia no tratamento de indíviduos acometidos por distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (dort)/ lesões por esforços repetitivos (ler)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Ana Paula Serra de
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Zampar, Rosângela, Pinto, Sandra Mara E.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/140
Resumo: Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), são defi nidos como um grupo de doençasocupacionais, de difícil tratamento e diagnóstico, caracterizado por distúrbios musculares, tendinosos, principalmente dosmembros superiores, ombro e pescoço. Sua prevalência é pelo sexo feminino na faixa etária entre 30 e 39 anos, e pelogrupo profi ssional dos bancários. Sua gênese patológica é multifatorial, o que torna difícil seu diagnóstico e tratamento. Aauriculoterapia, uma das técnicas de acupuntura que utiliza o pavilhão auricular para diagnóstico, prevenção e tratamento dedoenças, é um método simples, preciso e de fácil aplicação podendo ser utilizada como técnica complementar no tratamentode distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT). O objetivo do presente estudo foi verifi car a efi cácia daauriculoterapia no tratamento de pacientes portadores de LER/DORT. Participaram da pesquisa 12 indivíduos membros daAPLER de Umuarama-Paraná com faixa etária entre 31 e 47 anos, média de 41anos, com sintomatologia dolorosa a mais deseis meses. Após a avaliação inicial, os pacientes foram submetidos a duas sessões semanais de auriculoterapia, totalizandodez sessões, sendo reavaliados antes de cada sessão por meio da escala visual analógica da dor. Os resultados obtidos naavaliação fi nal mostraram redução muito signifi cativa na intensidade da dor, redução do uso de medicamentos, freqüênciados sintomas e localização dos pontos dolorosos, modifi cação da sintomatologia e característica da dor, além de uma melhorana qualidade de vida relatada pelos participantes. A partir dos achados deste trabalho, concluiu-se que a auriculoterapia foiefi caz no tratamento dos pacientes portadores de DORT.
id UNIPAR-1_8c6c306b9084b54375999d0e9541b05a
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/140
network_acronym_str UNIPAR-1
network_name_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository_id_str
spelling Auriculoterapia no tratamento de indíviduos acometidos por distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (dort)/ lesões por esforços repetitivos (ler)Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), são defi nidos como um grupo de doençasocupacionais, de difícil tratamento e diagnóstico, caracterizado por distúrbios musculares, tendinosos, principalmente dosmembros superiores, ombro e pescoço. Sua prevalência é pelo sexo feminino na faixa etária entre 30 e 39 anos, e pelogrupo profi ssional dos bancários. Sua gênese patológica é multifatorial, o que torna difícil seu diagnóstico e tratamento. Aauriculoterapia, uma das técnicas de acupuntura que utiliza o pavilhão auricular para diagnóstico, prevenção e tratamento dedoenças, é um método simples, preciso e de fácil aplicação podendo ser utilizada como técnica complementar no tratamentode distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT). O objetivo do presente estudo foi verifi car a efi cácia daauriculoterapia no tratamento de pacientes portadores de LER/DORT. Participaram da pesquisa 12 indivíduos membros daAPLER de Umuarama-Paraná com faixa etária entre 31 e 47 anos, média de 41anos, com sintomatologia dolorosa a mais deseis meses. Após a avaliação inicial, os pacientes foram submetidos a duas sessões semanais de auriculoterapia, totalizandodez sessões, sendo reavaliados antes de cada sessão por meio da escala visual analógica da dor. Os resultados obtidos naavaliação fi nal mostraram redução muito signifi cativa na intensidade da dor, redução do uso de medicamentos, freqüênciados sintomas e localização dos pontos dolorosos, modifi cação da sintomatologia e característica da dor, além de uma melhorana qualidade de vida relatada pelos participantes. A partir dos achados deste trabalho, concluiu-se que a auriculoterapia foiefi caz no tratamento dos pacientes portadores de DORT.UNIPAR2008-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/140Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 10 n. 1 (2006)1982-114Xreponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/140/116Araújo, Ana Paula Serra deZampar, RosângelaPinto, Sandra Mara E.info:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-26T09:05:26Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/140Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2021-03-26T09:05:26Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Auriculoterapia no tratamento de indíviduos acometidos por distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (dort)/ lesões por esforços repetitivos (ler)
title Auriculoterapia no tratamento de indíviduos acometidos por distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (dort)/ lesões por esforços repetitivos (ler)
spellingShingle Auriculoterapia no tratamento de indíviduos acometidos por distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (dort)/ lesões por esforços repetitivos (ler)
Araújo, Ana Paula Serra de
title_short Auriculoterapia no tratamento de indíviduos acometidos por distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (dort)/ lesões por esforços repetitivos (ler)
title_full Auriculoterapia no tratamento de indíviduos acometidos por distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (dort)/ lesões por esforços repetitivos (ler)
title_fullStr Auriculoterapia no tratamento de indíviduos acometidos por distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (dort)/ lesões por esforços repetitivos (ler)
title_full_unstemmed Auriculoterapia no tratamento de indíviduos acometidos por distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (dort)/ lesões por esforços repetitivos (ler)
title_sort Auriculoterapia no tratamento de indíviduos acometidos por distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (dort)/ lesões por esforços repetitivos (ler)
author Araújo, Ana Paula Serra de
author_facet Araújo, Ana Paula Serra de
Zampar, Rosângela
Pinto, Sandra Mara E.
author_role author
author2 Zampar, Rosângela
Pinto, Sandra Mara E.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Ana Paula Serra de
Zampar, Rosângela
Pinto, Sandra Mara E.
description Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), são defi nidos como um grupo de doençasocupacionais, de difícil tratamento e diagnóstico, caracterizado por distúrbios musculares, tendinosos, principalmente dosmembros superiores, ombro e pescoço. Sua prevalência é pelo sexo feminino na faixa etária entre 30 e 39 anos, e pelogrupo profi ssional dos bancários. Sua gênese patológica é multifatorial, o que torna difícil seu diagnóstico e tratamento. Aauriculoterapia, uma das técnicas de acupuntura que utiliza o pavilhão auricular para diagnóstico, prevenção e tratamento dedoenças, é um método simples, preciso e de fácil aplicação podendo ser utilizada como técnica complementar no tratamentode distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT). O objetivo do presente estudo foi verifi car a efi cácia daauriculoterapia no tratamento de pacientes portadores de LER/DORT. Participaram da pesquisa 12 indivíduos membros daAPLER de Umuarama-Paraná com faixa etária entre 31 e 47 anos, média de 41anos, com sintomatologia dolorosa a mais deseis meses. Após a avaliação inicial, os pacientes foram submetidos a duas sessões semanais de auriculoterapia, totalizandodez sessões, sendo reavaliados antes de cada sessão por meio da escala visual analógica da dor. Os resultados obtidos naavaliação fi nal mostraram redução muito signifi cativa na intensidade da dor, redução do uso de medicamentos, freqüênciados sintomas e localização dos pontos dolorosos, modifi cação da sintomatologia e característica da dor, além de uma melhorana qualidade de vida relatada pelos participantes. A partir dos achados deste trabalho, concluiu-se que a auriculoterapia foiefi caz no tratamento dos pacientes portadores de DORT.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/140
url https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/140/116
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 10 n. 1 (2006)
1982-114X
reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron:UNIPAR
instname_str Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron_str UNIPAR
institution UNIPAR
reponame_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
collection Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)
repository.mail.fl_str_mv ||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br
_version_ 1800218851159310336