SIGNIFICADOS SOBRE SEXUALIDADE HUMANA JUNTO AOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jaques, André Estevam
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Philbert, Larissa Angélica da Silva, Bueno, Sonia Maria Villela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/4566
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo investigar o entendimento de professores do Ensino Fundamental sobre a temática sexualidade humana e sexo. A metodologia utilizada foi à pesquisa qualitativa de cunho humanista, mediatizada da pesquisa-ação. A coleta de dados realizou-se por meio da observação participante na rotina escolar e, posteriormente por meio de um questionário com questões norteadoras sobre a temática em apreço. A análise possibilitou perceber que a sexualidade e o sexo são compreendidos pelos professores de forma restrita, relacionando-a ao comportamento das pessoas, ao prazer, ao cuidado com o corpo e a reprodução reforçando a visão biológica. Foi possível por meio das análises das respostas e da ação-educativa, observar que o desenvolvimento de um projeto de educação/orientação sexual na escola é fundamental, para que possa auxiliar os membros da comunidade escolar a rever seus próprios posicionamentos relacionados à sexualidade, ao sexo e as identidades sexual e de gênero de forma naturalizada.
id UNIPAR-1_94d9de50aaf98a8c785e19767cb86745
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/4566
network_acronym_str UNIPAR-1
network_name_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository_id_str
spelling SIGNIFICADOS SOBRE SEXUALIDADE HUMANA JUNTO AOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTALA presente pesquisa teve como objetivo investigar o entendimento de professores do Ensino Fundamental sobre a temática sexualidade humana e sexo. A metodologia utilizada foi à pesquisa qualitativa de cunho humanista, mediatizada da pesquisa-ação. A coleta de dados realizou-se por meio da observação participante na rotina escolar e, posteriormente por meio de um questionário com questões norteadoras sobre a temática em apreço. A análise possibilitou perceber que a sexualidade e o sexo são compreendidos pelos professores de forma restrita, relacionando-a ao comportamento das pessoas, ao prazer, ao cuidado com o corpo e a reprodução reforçando a visão biológica. Foi possível por meio das análises das respostas e da ação-educativa, observar que o desenvolvimento de um projeto de educação/orientação sexual na escola é fundamental, para que possa auxiliar os membros da comunidade escolar a rever seus próprios posicionamentos relacionados à sexualidade, ao sexo e as identidades sexual e de gênero de forma naturalizada.UNIPAR2014-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/4566Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 16 n. 1 (2012)1982-114Xreponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/4566/2754Jaques, André EstevamPhilbert, Larissa Angélica da SilvaBueno, Sonia Maria Villelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-26T09:10:53Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/4566Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2021-03-26T09:10:53Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv SIGNIFICADOS SOBRE SEXUALIDADE HUMANA JUNTO AOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
title SIGNIFICADOS SOBRE SEXUALIDADE HUMANA JUNTO AOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle SIGNIFICADOS SOBRE SEXUALIDADE HUMANA JUNTO AOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Jaques, André Estevam
title_short SIGNIFICADOS SOBRE SEXUALIDADE HUMANA JUNTO AOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full SIGNIFICADOS SOBRE SEXUALIDADE HUMANA JUNTO AOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr SIGNIFICADOS SOBRE SEXUALIDADE HUMANA JUNTO AOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed SIGNIFICADOS SOBRE SEXUALIDADE HUMANA JUNTO AOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort SIGNIFICADOS SOBRE SEXUALIDADE HUMANA JUNTO AOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
author Jaques, André Estevam
author_facet Jaques, André Estevam
Philbert, Larissa Angélica da Silva
Bueno, Sonia Maria Villela
author_role author
author2 Philbert, Larissa Angélica da Silva
Bueno, Sonia Maria Villela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jaques, André Estevam
Philbert, Larissa Angélica da Silva
Bueno, Sonia Maria Villela
description A presente pesquisa teve como objetivo investigar o entendimento de professores do Ensino Fundamental sobre a temática sexualidade humana e sexo. A metodologia utilizada foi à pesquisa qualitativa de cunho humanista, mediatizada da pesquisa-ação. A coleta de dados realizou-se por meio da observação participante na rotina escolar e, posteriormente por meio de um questionário com questões norteadoras sobre a temática em apreço. A análise possibilitou perceber que a sexualidade e o sexo são compreendidos pelos professores de forma restrita, relacionando-a ao comportamento das pessoas, ao prazer, ao cuidado com o corpo e a reprodução reforçando a visão biológica. Foi possível por meio das análises das respostas e da ação-educativa, observar que o desenvolvimento de um projeto de educação/orientação sexual na escola é fundamental, para que possa auxiliar os membros da comunidade escolar a rever seus próprios posicionamentos relacionados à sexualidade, ao sexo e as identidades sexual e de gênero de forma naturalizada.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/4566
url https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/4566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/4566/2754
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 16 n. 1 (2012)
1982-114X
reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron:UNIPAR
instname_str Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron_str UNIPAR
institution UNIPAR
reponame_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
collection Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)
repository.mail.fl_str_mv ||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br
_version_ 1800218853740904448