SIGNIFICADOS SOBRE SEXUALIDADE HUMANA JUNTO AOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/4566 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo investigar o entendimento de professores do Ensino Fundamental sobre a temática sexualidade humana e sexo. A metodologia utilizada foi à pesquisa qualitativa de cunho humanista, mediatizada da pesquisa-ação. A coleta de dados realizou-se por meio da observação participante na rotina escolar e, posteriormente por meio de um questionário com questões norteadoras sobre a temática em apreço. A análise possibilitou perceber que a sexualidade e o sexo são compreendidos pelos professores de forma restrita, relacionando-a ao comportamento das pessoas, ao prazer, ao cuidado com o corpo e a reprodução reforçando a visão biológica. Foi possível por meio das análises das respostas e da ação-educativa, observar que o desenvolvimento de um projeto de educação/orientação sexual na escola é fundamental, para que possa auxiliar os membros da comunidade escolar a rever seus próprios posicionamentos relacionados à sexualidade, ao sexo e as identidades sexual e de gênero de forma naturalizada. |
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