EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS SOBRE COMUNICAÇÃO COM PACIENTES EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Cynthia Cybelle Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: de Queiroz, Viviane Cordeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9926
Resumo: Introdução: O tubo endotraqueal bloqueia as pregas vocais quando o paciente está em ventilação, impossibilitando a fala. Muitos pacientes relatam que lutam para se fazer entender. Pacientes em unidades de terapia intensiva geralmente estão mais conscientes e alertas quando estão em ventilação mecânica do que em anos anteriores devido aos muitos benefícios potenciais de estarem sob menos sedação. Objetivo: avaliar o conhecimento prévio sobre interação e comunicação entre profissionais de saúde e pacientes conscientes e alertas sob ventilação mecânica em unidades de terapia intensiva. Método: Trata-se de uma revisão de literatura seguindo as etapas de uma revisão integrativa. Estudos publicados entre 2017 e 2022 foram identificados em ferramentas e bases de dados: Scielo, Lilacs, Ibecs, Medline e PubMed. A primeira pesquisa retornou 1273 referências únicas. Os critérios de inclusão consistiram em estudos empíricos ou relacionados às interações entre profissionais de saúde e pacientes maiores de 18 anos em ventilação mecânica, escritos em inglês, espanhol ou português. A amostra foi composta por 8 artigos. Os descritores utilizados foram: experiências com comunicação, ventilação mecânica, trocas de comunicação, unidade de terapia intensiva, enfermagem, equipe multidisciplinar. Resultados: Uma variedade de meios de comunicação que parecem ter algum efeito sobre os pacientes devem ser disponibilizados nas unidades de terapia intensiva. Conclusão: Abordagens mais multidisciplinares em estudos futuros podem aprimorar o conhecimento na área. A educação em saúde do pessoal da unidade de terapia intensiva no uso de tais auxílios deve ser um campo prioritário, assim como a implementação de diversos meios de comunicação.
id UNIPAR-1_9d158d1084ea887535699b02813242dd
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/9926
network_acronym_str UNIPAR-1
network_name_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository_id_str
spelling EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS SOBRE COMUNICAÇÃO COM PACIENTES EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVAComunicação Verbal e Não VerbalVentilação MecânicaUnidade de Terapia IntensivaProfissionais de SaúdeIntrodução: O tubo endotraqueal bloqueia as pregas vocais quando o paciente está em ventilação, impossibilitando a fala. Muitos pacientes relatam que lutam para se fazer entender. Pacientes em unidades de terapia intensiva geralmente estão mais conscientes e alertas quando estão em ventilação mecânica do que em anos anteriores devido aos muitos benefícios potenciais de estarem sob menos sedação. Objetivo: avaliar o conhecimento prévio sobre interação e comunicação entre profissionais de saúde e pacientes conscientes e alertas sob ventilação mecânica em unidades de terapia intensiva. Método: Trata-se de uma revisão de literatura seguindo as etapas de uma revisão integrativa. Estudos publicados entre 2017 e 2022 foram identificados em ferramentas e bases de dados: Scielo, Lilacs, Ibecs, Medline e PubMed. A primeira pesquisa retornou 1273 referências únicas. Os critérios de inclusão consistiram em estudos empíricos ou relacionados às interações entre profissionais de saúde e pacientes maiores de 18 anos em ventilação mecânica, escritos em inglês, espanhol ou português. A amostra foi composta por 8 artigos. Os descritores utilizados foram: experiências com comunicação, ventilação mecânica, trocas de comunicação, unidade de terapia intensiva, enfermagem, equipe multidisciplinar. Resultados: Uma variedade de meios de comunicação que parecem ter algum efeito sobre os pacientes devem ser disponibilizados nas unidades de terapia intensiva. Conclusão: Abordagens mais multidisciplinares em estudos futuros podem aprimorar o conhecimento na área. A educação em saúde do pessoal da unidade de terapia intensiva no uso de tais auxílios deve ser um campo prioritário, assim como a implementação de diversos meios de comunicação.UNIPAR2023-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/992610.25110/arqsaude.v27i8.2023-032Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 27 n. 8 (2023); 4670-46841982-114Xreponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9926/5050Copyright (c) 2023 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPARhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Cynthia Cybelle Rodriguesde Queiroz, Viviane Cordeiro2023-08-18T18:21:31Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/9926Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2023-08-18T18:21:31Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS SOBRE COMUNICAÇÃO COM PACIENTES EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA
title EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS SOBRE COMUNICAÇÃO COM PACIENTES EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA
spellingShingle EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS SOBRE COMUNICAÇÃO COM PACIENTES EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA
dos Santos, Cynthia Cybelle Rodrigues
Comunicação Verbal e Não Verbal
Ventilação Mecânica
Unidade de Terapia Intensiva
Profissionais de Saúde
title_short EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS SOBRE COMUNICAÇÃO COM PACIENTES EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA
title_full EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS SOBRE COMUNICAÇÃO COM PACIENTES EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA
title_fullStr EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS SOBRE COMUNICAÇÃO COM PACIENTES EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA
title_full_unstemmed EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS SOBRE COMUNICAÇÃO COM PACIENTES EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA
title_sort EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS SOBRE COMUNICAÇÃO COM PACIENTES EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA
author dos Santos, Cynthia Cybelle Rodrigues
author_facet dos Santos, Cynthia Cybelle Rodrigues
de Queiroz, Viviane Cordeiro
author_role author
author2 de Queiroz, Viviane Cordeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Cynthia Cybelle Rodrigues
de Queiroz, Viviane Cordeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação Verbal e Não Verbal
Ventilação Mecânica
Unidade de Terapia Intensiva
Profissionais de Saúde
topic Comunicação Verbal e Não Verbal
Ventilação Mecânica
Unidade de Terapia Intensiva
Profissionais de Saúde
description Introdução: O tubo endotraqueal bloqueia as pregas vocais quando o paciente está em ventilação, impossibilitando a fala. Muitos pacientes relatam que lutam para se fazer entender. Pacientes em unidades de terapia intensiva geralmente estão mais conscientes e alertas quando estão em ventilação mecânica do que em anos anteriores devido aos muitos benefícios potenciais de estarem sob menos sedação. Objetivo: avaliar o conhecimento prévio sobre interação e comunicação entre profissionais de saúde e pacientes conscientes e alertas sob ventilação mecânica em unidades de terapia intensiva. Método: Trata-se de uma revisão de literatura seguindo as etapas de uma revisão integrativa. Estudos publicados entre 2017 e 2022 foram identificados em ferramentas e bases de dados: Scielo, Lilacs, Ibecs, Medline e PubMed. A primeira pesquisa retornou 1273 referências únicas. Os critérios de inclusão consistiram em estudos empíricos ou relacionados às interações entre profissionais de saúde e pacientes maiores de 18 anos em ventilação mecânica, escritos em inglês, espanhol ou português. A amostra foi composta por 8 artigos. Os descritores utilizados foram: experiências com comunicação, ventilação mecânica, trocas de comunicação, unidade de terapia intensiva, enfermagem, equipe multidisciplinar. Resultados: Uma variedade de meios de comunicação que parecem ter algum efeito sobre os pacientes devem ser disponibilizados nas unidades de terapia intensiva. Conclusão: Abordagens mais multidisciplinares em estudos futuros podem aprimorar o conhecimento na área. A educação em saúde do pessoal da unidade de terapia intensiva no uso de tais auxílios deve ser um campo prioritário, assim como a implementação de diversos meios de comunicação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9926
10.25110/arqsaude.v27i8.2023-032
url https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9926
identifier_str_mv 10.25110/arqsaude.v27i8.2023-032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9926/5050
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 27 n. 8 (2023); 4670-4684
1982-114X
reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron:UNIPAR
instname_str Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron_str UNIPAR
institution UNIPAR
reponame_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
collection Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)
repository.mail.fl_str_mv ||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br
_version_ 1800218856866709504