ANÁLISE DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA, QUALIDADE DO SONO E ESTADOS DE HUMOR DE COMERCIANTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Emerson de Souza
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: da Silva, Júlio César Gomes, de Carvalho , Conceição de Maria Moita Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10803
Resumo: Com o advento da revolução industrial, estudos mostram que o nível de qualidade do sono, estado de humor e a prática regular de atividades físicas são afetadas pela alta demanda que os indivíduos estão sujeitos para atender suas necessidades. O estudo teve como objetivo analisar os níveis da qualidade do sono, atividade física e estados de humor de comerciantes da empresa paraibana de abastecimento e serviços agrícolas. Cem comerciantes da Empasa de Campina Grande, participaram voluntariamente do estudo. Para análise do nível de atividade física dos comerciantes foi utilizado o questionário internacional de atividade física (IPAQ) versão curta, para mensurar os estados de humor foi utilizado a escala de Brunel (BRUMS) e o questionário de Pittsburgh para avaliar a qualidade de sono. Observou-se que a maioria dos comerciantes avaliados (55%) apresentam baixos níveis de atividade física. Além disso, em relação a qualidade de sono verifica-se que 69% dos comerciantes apresentaram níveis ruins de sono e 18% possuem a presença de distúrbio do sono. Verificou-se que os comerciantes apresentaram o perfil iceberg que representa uma boa saúde mental. No entanto, verifica-se alterações no perfil emocional principalmente em relação ao nível de percepção de tensão e fadiga. Conclui-se que os comerciantes apresentaram baixos níveis de atividade física e qualidade de sono ruim. Além disso, apresentam um perfil iceberg que representa boa saúde mental, mas apresentam elevação da percepção de tensão e fadiga.
id UNIPAR-1_ab102c4c05e86753210e6642b6d8ec35
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/10803
network_acronym_str UNIPAR-1
network_name_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository_id_str
spelling ANÁLISE DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA, QUALIDADE DO SONO E ESTADOS DE HUMOR DE COMERCIANTESAtividade FísicaEstado de HumorSonoQualidade de VidaCom o advento da revolução industrial, estudos mostram que o nível de qualidade do sono, estado de humor e a prática regular de atividades físicas são afetadas pela alta demanda que os indivíduos estão sujeitos para atender suas necessidades. O estudo teve como objetivo analisar os níveis da qualidade do sono, atividade física e estados de humor de comerciantes da empresa paraibana de abastecimento e serviços agrícolas. Cem comerciantes da Empasa de Campina Grande, participaram voluntariamente do estudo. Para análise do nível de atividade física dos comerciantes foi utilizado o questionário internacional de atividade física (IPAQ) versão curta, para mensurar os estados de humor foi utilizado a escala de Brunel (BRUMS) e o questionário de Pittsburgh para avaliar a qualidade de sono. Observou-se que a maioria dos comerciantes avaliados (55%) apresentam baixos níveis de atividade física. Além disso, em relação a qualidade de sono verifica-se que 69% dos comerciantes apresentaram níveis ruins de sono e 18% possuem a presença de distúrbio do sono. Verificou-se que os comerciantes apresentaram o perfil iceberg que representa uma boa saúde mental. No entanto, verifica-se alterações no perfil emocional principalmente em relação ao nível de percepção de tensão e fadiga. Conclui-se que os comerciantes apresentaram baixos níveis de atividade física e qualidade de sono ruim. Além disso, apresentam um perfil iceberg que representa boa saúde mental, mas apresentam elevação da percepção de tensão e fadiga.UNIPAR2023-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1080310.25110/arqsaude.v27i9.2023-030Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 27 n. 9 (2023); 5367-53781982-114Xreponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10803/5132https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBezerra, Emerson de Souzada Silva, Júlio César Gomesde Carvalho , Conceição de Maria Moita Machado2023-09-29T22:06:16Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/10803Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2023-09-29T22:06:16Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA, QUALIDADE DO SONO E ESTADOS DE HUMOR DE COMERCIANTES
title ANÁLISE DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA, QUALIDADE DO SONO E ESTADOS DE HUMOR DE COMERCIANTES
spellingShingle ANÁLISE DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA, QUALIDADE DO SONO E ESTADOS DE HUMOR DE COMERCIANTES
Bezerra, Emerson de Souza
Atividade Física
Estado de Humor
Sono
Qualidade de Vida
title_short ANÁLISE DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA, QUALIDADE DO SONO E ESTADOS DE HUMOR DE COMERCIANTES
title_full ANÁLISE DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA, QUALIDADE DO SONO E ESTADOS DE HUMOR DE COMERCIANTES
title_fullStr ANÁLISE DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA, QUALIDADE DO SONO E ESTADOS DE HUMOR DE COMERCIANTES
title_full_unstemmed ANÁLISE DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA, QUALIDADE DO SONO E ESTADOS DE HUMOR DE COMERCIANTES
title_sort ANÁLISE DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA, QUALIDADE DO SONO E ESTADOS DE HUMOR DE COMERCIANTES
author Bezerra, Emerson de Souza
author_facet Bezerra, Emerson de Souza
da Silva, Júlio César Gomes
de Carvalho , Conceição de Maria Moita Machado
author_role author
author2 da Silva, Júlio César Gomes
de Carvalho , Conceição de Maria Moita Machado
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Emerson de Souza
da Silva, Júlio César Gomes
de Carvalho , Conceição de Maria Moita Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade Física
Estado de Humor
Sono
Qualidade de Vida
topic Atividade Física
Estado de Humor
Sono
Qualidade de Vida
description Com o advento da revolução industrial, estudos mostram que o nível de qualidade do sono, estado de humor e a prática regular de atividades físicas são afetadas pela alta demanda que os indivíduos estão sujeitos para atender suas necessidades. O estudo teve como objetivo analisar os níveis da qualidade do sono, atividade física e estados de humor de comerciantes da empresa paraibana de abastecimento e serviços agrícolas. Cem comerciantes da Empasa de Campina Grande, participaram voluntariamente do estudo. Para análise do nível de atividade física dos comerciantes foi utilizado o questionário internacional de atividade física (IPAQ) versão curta, para mensurar os estados de humor foi utilizado a escala de Brunel (BRUMS) e o questionário de Pittsburgh para avaliar a qualidade de sono. Observou-se que a maioria dos comerciantes avaliados (55%) apresentam baixos níveis de atividade física. Além disso, em relação a qualidade de sono verifica-se que 69% dos comerciantes apresentaram níveis ruins de sono e 18% possuem a presença de distúrbio do sono. Verificou-se que os comerciantes apresentaram o perfil iceberg que representa uma boa saúde mental. No entanto, verifica-se alterações no perfil emocional principalmente em relação ao nível de percepção de tensão e fadiga. Conclui-se que os comerciantes apresentaram baixos níveis de atividade física e qualidade de sono ruim. Além disso, apresentam um perfil iceberg que representa boa saúde mental, mas apresentam elevação da percepção de tensão e fadiga.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10803
10.25110/arqsaude.v27i9.2023-030
url https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10803
identifier_str_mv 10.25110/arqsaude.v27i9.2023-030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/10803/5132
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 27 n. 9 (2023); 5367-5378
1982-114X
reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron:UNIPAR
instname_str Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron_str UNIPAR
institution UNIPAR
reponame_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
collection Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)
repository.mail.fl_str_mv ||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br
_version_ 1800218858024337408