A ABORDAGEM DIALÓGICA PARA A FORMAÇÃO ÉTICA DO ENFERMEIRO NO PROCESSO DE DOAÇÃO DE ÓRGAÕS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5153 |
Resumo: | Considerando necessário analisar a formação, o preparo e o enfrentamento dos discentes de enfermagem nas questões éticas que envolvem o processo de doação de órgãos, utilizou-se a pesquisa-ação. Foi aplicado um questionário para 18 alunos do curso de graduação em Enfermagem de uma instituição pública do Estado do Paraná-Brasil, seguindo as normas brasileiras para experimentação humana. Diante dos resultados, codificamos os conteúdos programáticos em reflexões éticas a respeito da captação/doação de órgãos, executando e avaliando a ação educativa nessa temática. A doação de órgãos foi descrita como uma decisão nobre, por relacionar-se com a benevolência e o altruísmo, e corroboram a incipiência da temática durante sua formação. Evidenciou-se saberes acríticos e incipientes, sobretudo nas questões éticas. Por meio da ação educativa foi realizado uma abordagem dialógica, pautadas no referencial de Paulo Freire, levantando questões que evidenciassem conceitos de vida/morte e os princípios éticos envolvidos, permitindo a descodificação e o desvelamento crítico pelos alunos. Os participantes relataram que a ação educativa permitiu alavancar seus saberes no entorno da temática e que reflexões dessa natureza são imprescindíveis para a formação ética do enfermeiro, indissociáveis do saber técnico-científico. Destarte, o tema doação de órgãos permitiu abordar de forma mais pontual as questões bioéticas que permeiam esse processo, além de colaborar para a formação ética, crítica e contextualizada do enfermeiro. |
id |
UNIPAR-1_abe8deb7107d856cf08f3fed7f7fcd4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/5153 |
network_acronym_str |
UNIPAR-1 |
network_name_str |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A ABORDAGEM DIALÓGICA PARA A FORMAÇÃO ÉTICA DO ENFERMEIRO NO PROCESSO DE DOAÇÃO DE ÓRGAÕSConsiderando necessário analisar a formação, o preparo e o enfrentamento dos discentes de enfermagem nas questões éticas que envolvem o processo de doação de órgãos, utilizou-se a pesquisa-ação. Foi aplicado um questionário para 18 alunos do curso de graduação em Enfermagem de uma instituição pública do Estado do Paraná-Brasil, seguindo as normas brasileiras para experimentação humana. Diante dos resultados, codificamos os conteúdos programáticos em reflexões éticas a respeito da captação/doação de órgãos, executando e avaliando a ação educativa nessa temática. A doação de órgãos foi descrita como uma decisão nobre, por relacionar-se com a benevolência e o altruísmo, e corroboram a incipiência da temática durante sua formação. Evidenciou-se saberes acríticos e incipientes, sobretudo nas questões éticas. Por meio da ação educativa foi realizado uma abordagem dialógica, pautadas no referencial de Paulo Freire, levantando questões que evidenciassem conceitos de vida/morte e os princípios éticos envolvidos, permitindo a descodificação e o desvelamento crítico pelos alunos. Os participantes relataram que a ação educativa permitiu alavancar seus saberes no entorno da temática e que reflexões dessa natureza são imprescindíveis para a formação ética do enfermeiro, indissociáveis do saber técnico-científico. Destarte, o tema doação de órgãos permitiu abordar de forma mais pontual as questões bioéticas que permeiam esse processo, além de colaborar para a formação ética, crítica e contextualizada do enfermeiro.UNIPAR2015-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/515310.25110/arqsaude.v18i1.2014.5153Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 18 n. 1 (2014)1982-114X10.25110/arqsaude.v18i1.2014reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5153/2979Almeida, Elton Carlos deBueno, Sonia Maria VillelaBaldissera, Vanessa Denardi Antoniassiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-06T15:50:19Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/5153Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2017-07-06T15:50:19Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ABORDAGEM DIALÓGICA PARA A FORMAÇÃO ÉTICA DO ENFERMEIRO NO PROCESSO DE DOAÇÃO DE ÓRGAÕS |
title |
A ABORDAGEM DIALÓGICA PARA A FORMAÇÃO ÉTICA DO ENFERMEIRO NO PROCESSO DE DOAÇÃO DE ÓRGAÕS |
spellingShingle |
A ABORDAGEM DIALÓGICA PARA A FORMAÇÃO ÉTICA DO ENFERMEIRO NO PROCESSO DE DOAÇÃO DE ÓRGAÕS Almeida, Elton Carlos de |
title_short |
A ABORDAGEM DIALÓGICA PARA A FORMAÇÃO ÉTICA DO ENFERMEIRO NO PROCESSO DE DOAÇÃO DE ÓRGAÕS |
title_full |
A ABORDAGEM DIALÓGICA PARA A FORMAÇÃO ÉTICA DO ENFERMEIRO NO PROCESSO DE DOAÇÃO DE ÓRGAÕS |
title_fullStr |
A ABORDAGEM DIALÓGICA PARA A FORMAÇÃO ÉTICA DO ENFERMEIRO NO PROCESSO DE DOAÇÃO DE ÓRGAÕS |
title_full_unstemmed |
A ABORDAGEM DIALÓGICA PARA A FORMAÇÃO ÉTICA DO ENFERMEIRO NO PROCESSO DE DOAÇÃO DE ÓRGAÕS |
title_sort |
A ABORDAGEM DIALÓGICA PARA A FORMAÇÃO ÉTICA DO ENFERMEIRO NO PROCESSO DE DOAÇÃO DE ÓRGAÕS |
author |
Almeida, Elton Carlos de |
author_facet |
Almeida, Elton Carlos de Bueno, Sonia Maria Villela Baldissera, Vanessa Denardi Antoniassi |
author_role |
author |
author2 |
Bueno, Sonia Maria Villela Baldissera, Vanessa Denardi Antoniassi |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Elton Carlos de Bueno, Sonia Maria Villela Baldissera, Vanessa Denardi Antoniassi |
description |
Considerando necessário analisar a formação, o preparo e o enfrentamento dos discentes de enfermagem nas questões éticas que envolvem o processo de doação de órgãos, utilizou-se a pesquisa-ação. Foi aplicado um questionário para 18 alunos do curso de graduação em Enfermagem de uma instituição pública do Estado do Paraná-Brasil, seguindo as normas brasileiras para experimentação humana. Diante dos resultados, codificamos os conteúdos programáticos em reflexões éticas a respeito da captação/doação de órgãos, executando e avaliando a ação educativa nessa temática. A doação de órgãos foi descrita como uma decisão nobre, por relacionar-se com a benevolência e o altruísmo, e corroboram a incipiência da temática durante sua formação. Evidenciou-se saberes acríticos e incipientes, sobretudo nas questões éticas. Por meio da ação educativa foi realizado uma abordagem dialógica, pautadas no referencial de Paulo Freire, levantando questões que evidenciassem conceitos de vida/morte e os princípios éticos envolvidos, permitindo a descodificação e o desvelamento crítico pelos alunos. Os participantes relataram que a ação educativa permitiu alavancar seus saberes no entorno da temática e que reflexões dessa natureza são imprescindíveis para a formação ética do enfermeiro, indissociáveis do saber técnico-científico. Destarte, o tema doação de órgãos permitiu abordar de forma mais pontual as questões bioéticas que permeiam esse processo, além de colaborar para a formação ética, crítica e contextualizada do enfermeiro. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5153 10.25110/arqsaude.v18i1.2014.5153 |
url |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5153 |
identifier_str_mv |
10.25110/arqsaude.v18i1.2014.5153 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5153/2979 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIPAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIPAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 18 n. 1 (2014) 1982-114X 10.25110/arqsaude.v18i1.2014 reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) instname:Universidade Paranaense (UNIPAR) instacron:UNIPAR |
instname_str |
Universidade Paranaense (UNIPAR) |
instacron_str |
UNIPAR |
institution |
UNIPAR |
reponame_str |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
collection |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br |
_version_ |
1800218854087983104 |