Localização dos Neurônios Mientéricos no Estômago Aglandular e Glandular de Ratos(Rattus norvegicus)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Larrisa Renata de
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Molinari, Sonia Lucy, Pereira, Marli Aparecida dos Santos, Neto, Marcílio Hubner de Miranda, Sant’Ana, Débora de Mello Gonçales
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1031
Resumo: O sistema nervoso entérico tem dentre suas funções, o papel de controlar a motricidade intestinal. É formado por gânglios intercalados à uma rede de fibras nervosas dispostas entre os estratos musculares circular e longitudinal do tracto gastrointestinal. Dependendo da espécie animal e da parte do tracto gastrointestinal analisado, a literatura revela diferenças morfológicas em relação à localização do plexo mientérico. O objetivo deste trabalho foi analisar a localização dos neurônios mientéricos nas diferentes regiões do estômago de ratos: estômago aglandular e glandular. Do estômago de 5 ratos (Rattus norvegicus) foram retirados fragmentos e realizados cortes longitudinais de 7 e 10 µm de espessura e corados por Hematoxilina-Eosina, Verhoeff-Van Gieson, Azan, Tricrômico de Picrosírius-Hematoxilina. Os neurônios do plexo mientérico encontram-se geralmente agrupados em gânglios. Os gânglios são envoltos por tecido conjuntivo rico em fibras colágenas e escassas fibras elásticas. Estão contidos na túnica muscular, porém com diferentes localizações. Na região aglandular estão entre os estratos longitudinal e circular da túnica muscular; já, na região glandular são observados também no interior do estrato longitudinal. Verificamos, portanto, que o plexo mientérico não apresenta o mesmo padrão de localização dos seus gânglios quando se analisa as diferentes regiões que formam o estômago do rato.
id UNIPAR-1_afda9e0054eb6b183f9f2a581d399be0
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/1031
network_acronym_str UNIPAR-1
network_name_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository_id_str
spelling Localização dos Neurônios Mientéricos no Estômago Aglandular e Glandular de Ratos(Rattus norvegicus)O sistema nervoso entérico tem dentre suas funções, o papel de controlar a motricidade intestinal. É formado por gânglios intercalados à uma rede de fibras nervosas dispostas entre os estratos musculares circular e longitudinal do tracto gastrointestinal. Dependendo da espécie animal e da parte do tracto gastrointestinal analisado, a literatura revela diferenças morfológicas em relação à localização do plexo mientérico. O objetivo deste trabalho foi analisar a localização dos neurônios mientéricos nas diferentes regiões do estômago de ratos: estômago aglandular e glandular. Do estômago de 5 ratos (Rattus norvegicus) foram retirados fragmentos e realizados cortes longitudinais de 7 e 10 µm de espessura e corados por Hematoxilina-Eosina, Verhoeff-Van Gieson, Azan, Tricrômico de Picrosírius-Hematoxilina. Os neurônios do plexo mientérico encontram-se geralmente agrupados em gânglios. Os gânglios são envoltos por tecido conjuntivo rico em fibras colágenas e escassas fibras elásticas. Estão contidos na túnica muscular, porém com diferentes localizações. Na região aglandular estão entre os estratos longitudinal e circular da túnica muscular; já, na região glandular são observados também no interior do estrato longitudinal. Verificamos, portanto, que o plexo mientérico não apresenta o mesmo padrão de localização dos seus gânglios quando se analisa as diferentes regiões que formam o estômago do rato.UNIPAR2008-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1031Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 4 n. 3 (2000)1982-114Xreponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1031/895Oliveira, Larrisa Renata deMolinari, Sonia LucyPereira, Marli Aparecida dos SantosNeto, Marcílio Hubner de MirandaSant’Ana, Débora de Mello Gonçalesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-26T08:52:35Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/1031Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2021-03-26T08:52:35Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Localização dos Neurônios Mientéricos no Estômago Aglandular e Glandular de Ratos(Rattus norvegicus)
title Localização dos Neurônios Mientéricos no Estômago Aglandular e Glandular de Ratos(Rattus norvegicus)
spellingShingle Localização dos Neurônios Mientéricos no Estômago Aglandular e Glandular de Ratos(Rattus norvegicus)
Oliveira, Larrisa Renata de
title_short Localização dos Neurônios Mientéricos no Estômago Aglandular e Glandular de Ratos(Rattus norvegicus)
title_full Localização dos Neurônios Mientéricos no Estômago Aglandular e Glandular de Ratos(Rattus norvegicus)
title_fullStr Localização dos Neurônios Mientéricos no Estômago Aglandular e Glandular de Ratos(Rattus norvegicus)
title_full_unstemmed Localização dos Neurônios Mientéricos no Estômago Aglandular e Glandular de Ratos(Rattus norvegicus)
title_sort Localização dos Neurônios Mientéricos no Estômago Aglandular e Glandular de Ratos(Rattus norvegicus)
author Oliveira, Larrisa Renata de
author_facet Oliveira, Larrisa Renata de
Molinari, Sonia Lucy
Pereira, Marli Aparecida dos Santos
Neto, Marcílio Hubner de Miranda
Sant’Ana, Débora de Mello Gonçales
author_role author
author2 Molinari, Sonia Lucy
Pereira, Marli Aparecida dos Santos
Neto, Marcílio Hubner de Miranda
Sant’Ana, Débora de Mello Gonçales
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Larrisa Renata de
Molinari, Sonia Lucy
Pereira, Marli Aparecida dos Santos
Neto, Marcílio Hubner de Miranda
Sant’Ana, Débora de Mello Gonçales
description O sistema nervoso entérico tem dentre suas funções, o papel de controlar a motricidade intestinal. É formado por gânglios intercalados à uma rede de fibras nervosas dispostas entre os estratos musculares circular e longitudinal do tracto gastrointestinal. Dependendo da espécie animal e da parte do tracto gastrointestinal analisado, a literatura revela diferenças morfológicas em relação à localização do plexo mientérico. O objetivo deste trabalho foi analisar a localização dos neurônios mientéricos nas diferentes regiões do estômago de ratos: estômago aglandular e glandular. Do estômago de 5 ratos (Rattus norvegicus) foram retirados fragmentos e realizados cortes longitudinais de 7 e 10 µm de espessura e corados por Hematoxilina-Eosina, Verhoeff-Van Gieson, Azan, Tricrômico de Picrosírius-Hematoxilina. Os neurônios do plexo mientérico encontram-se geralmente agrupados em gânglios. Os gânglios são envoltos por tecido conjuntivo rico em fibras colágenas e escassas fibras elásticas. Estão contidos na túnica muscular, porém com diferentes localizações. Na região aglandular estão entre os estratos longitudinal e circular da túnica muscular; já, na região glandular são observados também no interior do estrato longitudinal. Verificamos, portanto, que o plexo mientérico não apresenta o mesmo padrão de localização dos seus gânglios quando se analisa as diferentes regiões que formam o estômago do rato.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1031
url https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/1031/895
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 4 n. 3 (2000)
1982-114X
reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron:UNIPAR
instname_str Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron_str UNIPAR
institution UNIPAR
reponame_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
collection Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)
repository.mail.fl_str_mv ||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br
_version_ 1800218852015996928