DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO SOBRE AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS QUE PERMEIAM O COTIDIANO DO ENFERMEIRO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Júnior, José Renato Gatto
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Almeida, Edmar Jaime de, Bueno, Sonia Maria Villela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5433
Resumo: Na área da saúde, percebe-se grande influência de modelos biológicos de ensino, em que as questões humanas ficam em segundo plano. Sabendo que os processos de ensino-aprendizagem são influenciados por correntes filosóficas educacionais de várias origens, como é possível tomar o desafio de auxiliar na construção de um Sistema Único de Saúde sem ter ferramentas suficientes para entender, e operacionalizar metodologias de ensino capazes de preparar profissionais crítico-reflexivos, autônomos, conscientes, comprometidos com consolidação do mesmo? Buscou-se conhecer, por meio da revisão sistemática, quais as tendências pedagógicas que permeiam o cotidiano de enfermeiros docentes no processo de ensino-aprendizagem de cursos de graduação em enfermagem. Os resultados apontaram para a existência de grande uso de terminologias educacionais sem profundas discussões para entendimento das mesmas, resultando em uso indiscriminado de termos, para referir-se ao fazer - pedagógico, que muitas vezes não condizem com a realidade. Conclui-se que as tendências pedagógicas acabam sendo uma reprodução de práticas equivocadas, baseadas na experiência vivenciada pelos docentes em suas formações anteriores. Vale destacar que ainda se percebeu discussões que referiam a aprendizagem docente em redes de compartilhamento, o que é bastante promissor na aprendizagem docente permanente e significativa.
id UNIPAR-1_bb8507ee24857ee4306fc32485ec53e5
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/5433
network_acronym_str UNIPAR-1
network_name_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository_id_str
spelling DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO SOBRE AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS QUE PERMEIAM O COTIDIANO DO ENFERMEIRO DOCENTENa área da saúde, percebe-se grande influência de modelos biológicos de ensino, em que as questões humanas ficam em segundo plano. Sabendo que os processos de ensino-aprendizagem são influenciados por correntes filosóficas educacionais de várias origens, como é possível tomar o desafio de auxiliar na construção de um Sistema Único de Saúde sem ter ferramentas suficientes para entender, e operacionalizar metodologias de ensino capazes de preparar profissionais crítico-reflexivos, autônomos, conscientes, comprometidos com consolidação do mesmo? Buscou-se conhecer, por meio da revisão sistemática, quais as tendências pedagógicas que permeiam o cotidiano de enfermeiros docentes no processo de ensino-aprendizagem de cursos de graduação em enfermagem. Os resultados apontaram para a existência de grande uso de terminologias educacionais sem profundas discussões para entendimento das mesmas, resultando em uso indiscriminado de termos, para referir-se ao fazer - pedagógico, que muitas vezes não condizem com a realidade. Conclui-se que as tendências pedagógicas acabam sendo uma reprodução de práticas equivocadas, baseadas na experiência vivenciada pelos docentes em suas formações anteriores. Vale destacar que ainda se percebeu discussões que referiam a aprendizagem docente em redes de compartilhamento, o que é bastante promissor na aprendizagem docente permanente e significativa.UNIPAR2015-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/543310.25110/arqsaude.v19i2.2015.5433Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 19 n. 2 (2015)1982-114X10.25110/arqsaude.v19i2.2015reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5433/3120Júnior, José Renato GattoAlmeida, Edmar Jaime deBueno, Sonia Maria Villelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-06T14:24:16Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/5433Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2017-07-06T14:24:16Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO SOBRE AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS QUE PERMEIAM O COTIDIANO DO ENFERMEIRO DOCENTE
title DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO SOBRE AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS QUE PERMEIAM O COTIDIANO DO ENFERMEIRO DOCENTE
spellingShingle DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO SOBRE AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS QUE PERMEIAM O COTIDIANO DO ENFERMEIRO DOCENTE
Júnior, José Renato Gatto
title_short DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO SOBRE AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS QUE PERMEIAM O COTIDIANO DO ENFERMEIRO DOCENTE
title_full DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO SOBRE AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS QUE PERMEIAM O COTIDIANO DO ENFERMEIRO DOCENTE
title_fullStr DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO SOBRE AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS QUE PERMEIAM O COTIDIANO DO ENFERMEIRO DOCENTE
title_full_unstemmed DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO SOBRE AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS QUE PERMEIAM O COTIDIANO DO ENFERMEIRO DOCENTE
title_sort DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO SOBRE AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS QUE PERMEIAM O COTIDIANO DO ENFERMEIRO DOCENTE
author Júnior, José Renato Gatto
author_facet Júnior, José Renato Gatto
Almeida, Edmar Jaime de
Bueno, Sonia Maria Villela
author_role author
author2 Almeida, Edmar Jaime de
Bueno, Sonia Maria Villela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Júnior, José Renato Gatto
Almeida, Edmar Jaime de
Bueno, Sonia Maria Villela
description Na área da saúde, percebe-se grande influência de modelos biológicos de ensino, em que as questões humanas ficam em segundo plano. Sabendo que os processos de ensino-aprendizagem são influenciados por correntes filosóficas educacionais de várias origens, como é possível tomar o desafio de auxiliar na construção de um Sistema Único de Saúde sem ter ferramentas suficientes para entender, e operacionalizar metodologias de ensino capazes de preparar profissionais crítico-reflexivos, autônomos, conscientes, comprometidos com consolidação do mesmo? Buscou-se conhecer, por meio da revisão sistemática, quais as tendências pedagógicas que permeiam o cotidiano de enfermeiros docentes no processo de ensino-aprendizagem de cursos de graduação em enfermagem. Os resultados apontaram para a existência de grande uso de terminologias educacionais sem profundas discussões para entendimento das mesmas, resultando em uso indiscriminado de termos, para referir-se ao fazer - pedagógico, que muitas vezes não condizem com a realidade. Conclui-se que as tendências pedagógicas acabam sendo uma reprodução de práticas equivocadas, baseadas na experiência vivenciada pelos docentes em suas formações anteriores. Vale destacar que ainda se percebeu discussões que referiam a aprendizagem docente em redes de compartilhamento, o que é bastante promissor na aprendizagem docente permanente e significativa.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5433
10.25110/arqsaude.v19i2.2015.5433
url https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5433
identifier_str_mv 10.25110/arqsaude.v19i2.2015.5433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5433/3120
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 19 n. 2 (2015)
1982-114X
10.25110/arqsaude.v19i2.2015
reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron:UNIPAR
instname_str Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron_str UNIPAR
institution UNIPAR
reponame_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
collection Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)
repository.mail.fl_str_mv ||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br
_version_ 1800218854451838976