DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO SOBRE AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS QUE PERMEIAM O COTIDIANO DO ENFERMEIRO DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5433 |
Resumo: | Na área da saúde, percebe-se grande influência de modelos biológicos de ensino, em que as questões humanas ficam em segundo plano. Sabendo que os processos de ensino-aprendizagem são influenciados por correntes filosóficas educacionais de várias origens, como é possível tomar o desafio de auxiliar na construção de um Sistema Único de Saúde sem ter ferramentas suficientes para entender, e operacionalizar metodologias de ensino capazes de preparar profissionais crítico-reflexivos, autônomos, conscientes, comprometidos com consolidação do mesmo? Buscou-se conhecer, por meio da revisão sistemática, quais as tendências pedagógicas que permeiam o cotidiano de enfermeiros docentes no processo de ensino-aprendizagem de cursos de graduação em enfermagem. Os resultados apontaram para a existência de grande uso de terminologias educacionais sem profundas discussões para entendimento das mesmas, resultando em uso indiscriminado de termos, para referir-se ao fazer - pedagógico, que muitas vezes não condizem com a realidade. Conclui-se que as tendências pedagógicas acabam sendo uma reprodução de práticas equivocadas, baseadas na experiência vivenciada pelos docentes em suas formações anteriores. Vale destacar que ainda se percebeu discussões que referiam a aprendizagem docente em redes de compartilhamento, o que é bastante promissor na aprendizagem docente permanente e significativa. |
id |
UNIPAR-1_bb8507ee24857ee4306fc32485ec53e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/5433 |
network_acronym_str |
UNIPAR-1 |
network_name_str |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO SOBRE AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS QUE PERMEIAM O COTIDIANO DO ENFERMEIRO DOCENTENa área da saúde, percebe-se grande influência de modelos biológicos de ensino, em que as questões humanas ficam em segundo plano. Sabendo que os processos de ensino-aprendizagem são influenciados por correntes filosóficas educacionais de várias origens, como é possível tomar o desafio de auxiliar na construção de um Sistema Único de Saúde sem ter ferramentas suficientes para entender, e operacionalizar metodologias de ensino capazes de preparar profissionais crítico-reflexivos, autônomos, conscientes, comprometidos com consolidação do mesmo? Buscou-se conhecer, por meio da revisão sistemática, quais as tendências pedagógicas que permeiam o cotidiano de enfermeiros docentes no processo de ensino-aprendizagem de cursos de graduação em enfermagem. Os resultados apontaram para a existência de grande uso de terminologias educacionais sem profundas discussões para entendimento das mesmas, resultando em uso indiscriminado de termos, para referir-se ao fazer - pedagógico, que muitas vezes não condizem com a realidade. Conclui-se que as tendências pedagógicas acabam sendo uma reprodução de práticas equivocadas, baseadas na experiência vivenciada pelos docentes em suas formações anteriores. Vale destacar que ainda se percebeu discussões que referiam a aprendizagem docente em redes de compartilhamento, o que é bastante promissor na aprendizagem docente permanente e significativa.UNIPAR2015-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/543310.25110/arqsaude.v19i2.2015.5433Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 19 n. 2 (2015)1982-114X10.25110/arqsaude.v19i2.2015reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5433/3120Júnior, José Renato GattoAlmeida, Edmar Jaime deBueno, Sonia Maria Villelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-06T14:24:16Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/5433Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2017-07-06T14:24:16Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO SOBRE AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS QUE PERMEIAM O COTIDIANO DO ENFERMEIRO DOCENTE |
title |
DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO SOBRE AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS QUE PERMEIAM O COTIDIANO DO ENFERMEIRO DOCENTE |
spellingShingle |
DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO SOBRE AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS QUE PERMEIAM O COTIDIANO DO ENFERMEIRO DOCENTE Júnior, José Renato Gatto |
title_short |
DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO SOBRE AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS QUE PERMEIAM O COTIDIANO DO ENFERMEIRO DOCENTE |
title_full |
DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO SOBRE AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS QUE PERMEIAM O COTIDIANO DO ENFERMEIRO DOCENTE |
title_fullStr |
DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO SOBRE AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS QUE PERMEIAM O COTIDIANO DO ENFERMEIRO DOCENTE |
title_full_unstemmed |
DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO SOBRE AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS QUE PERMEIAM O COTIDIANO DO ENFERMEIRO DOCENTE |
title_sort |
DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO SOBRE AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS QUE PERMEIAM O COTIDIANO DO ENFERMEIRO DOCENTE |
author |
Júnior, José Renato Gatto |
author_facet |
Júnior, José Renato Gatto Almeida, Edmar Jaime de Bueno, Sonia Maria Villela |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Edmar Jaime de Bueno, Sonia Maria Villela |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Júnior, José Renato Gatto Almeida, Edmar Jaime de Bueno, Sonia Maria Villela |
description |
Na área da saúde, percebe-se grande influência de modelos biológicos de ensino, em que as questões humanas ficam em segundo plano. Sabendo que os processos de ensino-aprendizagem são influenciados por correntes filosóficas educacionais de várias origens, como é possível tomar o desafio de auxiliar na construção de um Sistema Único de Saúde sem ter ferramentas suficientes para entender, e operacionalizar metodologias de ensino capazes de preparar profissionais crítico-reflexivos, autônomos, conscientes, comprometidos com consolidação do mesmo? Buscou-se conhecer, por meio da revisão sistemática, quais as tendências pedagógicas que permeiam o cotidiano de enfermeiros docentes no processo de ensino-aprendizagem de cursos de graduação em enfermagem. Os resultados apontaram para a existência de grande uso de terminologias educacionais sem profundas discussões para entendimento das mesmas, resultando em uso indiscriminado de termos, para referir-se ao fazer - pedagógico, que muitas vezes não condizem com a realidade. Conclui-se que as tendências pedagógicas acabam sendo uma reprodução de práticas equivocadas, baseadas na experiência vivenciada pelos docentes em suas formações anteriores. Vale destacar que ainda se percebeu discussões que referiam a aprendizagem docente em redes de compartilhamento, o que é bastante promissor na aprendizagem docente permanente e significativa. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5433 10.25110/arqsaude.v19i2.2015.5433 |
url |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5433 |
identifier_str_mv |
10.25110/arqsaude.v19i2.2015.5433 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5433/3120 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIPAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIPAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 19 n. 2 (2015) 1982-114X 10.25110/arqsaude.v19i2.2015 reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) instname:Universidade Paranaense (UNIPAR) instacron:UNIPAR |
instname_str |
Universidade Paranaense (UNIPAR) |
instacron_str |
UNIPAR |
institution |
UNIPAR |
reponame_str |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
collection |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br |
_version_ |
1800218854451838976 |