Acesso e avaliação dos serviços de saúde bucal em uma localidade rural da região sul do Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/618 |
Resumo: | O acesso da população aos serviços de saúde é um dos pré-requisitos para uma assistência à saúde efi ciente.Para avaliá-lo, a opinião e a satisfação dos usuários são reconhecidas como importantes indicadores de qualidade. Com oobjetivo de analisar o acesso e os serviços de saúde bucal segundo a visão dos moradores da Vila Rural Serra dos Dourados,situada no município de Umuarama/PR, foi aplicado um questionário contendo 07 questões, abordando há quanto tempotinha sido a última consulta ao dentista, o local, o motivo, a avaliação do atendimento, educação sobre saúde e satisfaçãocom as informações recebidas. A amostra foi constituída de 54 adultos e os dados obtidos revelaram que a maioria (94,5%) játinha ido ao dentista e boa parte (41%) não procurava o profi ssional há mais de 3 anos. O serviço público foi a principal viade acesso para os serviços (52%). Os principais motivos pela procura de atendimento foram presença de cavidades (41%) oudor nos dentes (31%). A maioria (86%) avaliou o atendimento como “bom” e 65% receberam informações sobre como evitarproblemas bucais, apesar de 17% ter relatado que estas informações foram insufi cientes. Concluiu-se que os moradores játiveram acesso ao consultório do dentista algum dia, mas, infelizmente, para a realização de tratamentos do tipo invasivo. |
id |
UNIPAR-1_c10dc107c672318355d878bc88c80a16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/618 |
network_acronym_str |
UNIPAR-1 |
network_name_str |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Acesso e avaliação dos serviços de saúde bucal em uma localidade rural da região sul do BrasilO acesso da população aos serviços de saúde é um dos pré-requisitos para uma assistência à saúde efi ciente.Para avaliá-lo, a opinião e a satisfação dos usuários são reconhecidas como importantes indicadores de qualidade. Com oobjetivo de analisar o acesso e os serviços de saúde bucal segundo a visão dos moradores da Vila Rural Serra dos Dourados,situada no município de Umuarama/PR, foi aplicado um questionário contendo 07 questões, abordando há quanto tempotinha sido a última consulta ao dentista, o local, o motivo, a avaliação do atendimento, educação sobre saúde e satisfaçãocom as informações recebidas. A amostra foi constituída de 54 adultos e os dados obtidos revelaram que a maioria (94,5%) játinha ido ao dentista e boa parte (41%) não procurava o profi ssional há mais de 3 anos. O serviço público foi a principal viade acesso para os serviços (52%). Os principais motivos pela procura de atendimento foram presença de cavidades (41%) oudor nos dentes (31%). A maioria (86%) avaliou o atendimento como “bom” e 65% receberam informações sobre como evitarproblemas bucais, apesar de 17% ter relatado que estas informações foram insufi cientes. Concluiu-se que os moradores játiveram acesso ao consultório do dentista algum dia, mas, infelizmente, para a realização de tratamentos do tipo invasivo.UNIPAR2008-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/618Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 10 n. 3 (2006)1982-114Xreponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/618/535Mialhe, Fábio LuizOliveira, Clícia dos Santos Rodrigues deSilva, Débora Dias dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-26T09:05:57Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/618Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2021-03-26T09:05:57Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Acesso e avaliação dos serviços de saúde bucal em uma localidade rural da região sul do Brasil |
title |
Acesso e avaliação dos serviços de saúde bucal em uma localidade rural da região sul do Brasil |
spellingShingle |
Acesso e avaliação dos serviços de saúde bucal em uma localidade rural da região sul do Brasil Mialhe, Fábio Luiz |
title_short |
Acesso e avaliação dos serviços de saúde bucal em uma localidade rural da região sul do Brasil |
title_full |
Acesso e avaliação dos serviços de saúde bucal em uma localidade rural da região sul do Brasil |
title_fullStr |
Acesso e avaliação dos serviços de saúde bucal em uma localidade rural da região sul do Brasil |
title_full_unstemmed |
Acesso e avaliação dos serviços de saúde bucal em uma localidade rural da região sul do Brasil |
title_sort |
Acesso e avaliação dos serviços de saúde bucal em uma localidade rural da região sul do Brasil |
author |
Mialhe, Fábio Luiz |
author_facet |
Mialhe, Fábio Luiz Oliveira, Clícia dos Santos Rodrigues de Silva, Débora Dias da |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Clícia dos Santos Rodrigues de Silva, Débora Dias da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mialhe, Fábio Luiz Oliveira, Clícia dos Santos Rodrigues de Silva, Débora Dias da |
description |
O acesso da população aos serviços de saúde é um dos pré-requisitos para uma assistência à saúde efi ciente.Para avaliá-lo, a opinião e a satisfação dos usuários são reconhecidas como importantes indicadores de qualidade. Com oobjetivo de analisar o acesso e os serviços de saúde bucal segundo a visão dos moradores da Vila Rural Serra dos Dourados,situada no município de Umuarama/PR, foi aplicado um questionário contendo 07 questões, abordando há quanto tempotinha sido a última consulta ao dentista, o local, o motivo, a avaliação do atendimento, educação sobre saúde e satisfaçãocom as informações recebidas. A amostra foi constituída de 54 adultos e os dados obtidos revelaram que a maioria (94,5%) játinha ido ao dentista e boa parte (41%) não procurava o profi ssional há mais de 3 anos. O serviço público foi a principal viade acesso para os serviços (52%). Os principais motivos pela procura de atendimento foram presença de cavidades (41%) oudor nos dentes (31%). A maioria (86%) avaliou o atendimento como “bom” e 65% receberam informações sobre como evitarproblemas bucais, apesar de 17% ter relatado que estas informações foram insufi cientes. Concluiu-se que os moradores játiveram acesso ao consultório do dentista algum dia, mas, infelizmente, para a realização de tratamentos do tipo invasivo. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-04-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/618 |
url |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/618 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/618/535 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIPAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIPAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 10 n. 3 (2006) 1982-114X reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) instname:Universidade Paranaense (UNIPAR) instacron:UNIPAR |
instname_str |
Universidade Paranaense (UNIPAR) |
instacron_str |
UNIPAR |
institution |
UNIPAR |
reponame_str |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
collection |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br |
_version_ |
1800218851567206400 |