Avaliação dos Cronotipos dos Alunos do Curso Técnico em Celulose e Papel do Senai-Cetcep de Telêmaco Borba – PR, 1997

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mainardes, Ronilce Aparecida Gallo
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Stabille, Sandra Regina, Sant’Ana, Débora de Mello Gonçales
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/919
Resumo: Considerando que as características cronobiológicas do indivíduo afetam seu desempenho nos ambientes de trabalho e escolar, avaliou-se os cronotipos de 60 alunos do Curso Técnico em Celulose e Papel do SENAI-CETCEP de Telêmaco Borba - PR, no ano letivo de 1997. Para tanto, aplicou-se o questionário para avaliação dos tipos cronobiológicos proposto por HORNE & OSTBERG (1976) e modificado por CARDINALI et al. (1992). A análise das respostas permitiu detectar que entre os entrevistados 46,7% possuem cronotipo intermediário; 33,3% são moderadamente matutinos; 11,6% são moderadamente vespertinos; 6,7% são definidamente matutinos; e apenas 1,7% são definidamente vespertinos. Os resultados demonstram a necessidade de uma maior divulgação dos conceitos da cronobiologia, e da adoção dos seus preceitos nas avaliações e programações das atividades das escolas técnicas.
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