O USO DA AROMATERAPIA NO COMBATE AO ESTRESSE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paganini, Tatiana
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Yolanda Flores e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5157
Resumo: O modelo biomédico tradicional, muitas vezes, realiza o atendimento fragmentado, não dá ênfase ao ser humano em sua totalidade. A correria do dia a dia faz com que o homem fique mais vulnerável aos agentes estressores, desestabilizando seu organismo. Por isso, há necessidade do atendimento acolhedor e humanitário por meio do cuidado integral, promovendo o bem-estar e qualidade de vida. As terapias complementares como a aromaterapia vem ganhando grande destaque nas áreas da estética e saúde. Essas terapias, segundo referenciais como os de Helman (2004), conseguem muitas vezes proporcionar para as pessoas que utilizam a sensação de equilíbrio corpóreo e bem-estar entre outros aspectos pessoais / individuais. Vários óleos essenciais são utilizados para o tratamento do estresse e devem ser manipulados por um profissional com conhecimento científico sobre os efeitos que proporciona. O objetivo do presente trabalho, consiste em uma levantamento bibliográfico da utilização dos óleos essenciais no tratamento do estresse, bem como em suas consequências a para a saúde. Conclui-se que a aromaterapia possui um papel significativo nos efeitos do estresse, pois proporciona momentos de satisfação e bem estar ao paciente.
id UNIPAR-1_d6c14945c46daa5aba80fc4de52e44b3
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/5157
network_acronym_str UNIPAR-1
network_name_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository_id_str
spelling O USO DA AROMATERAPIA NO COMBATE AO ESTRESSEO modelo biomédico tradicional, muitas vezes, realiza o atendimento fragmentado, não dá ênfase ao ser humano em sua totalidade. A correria do dia a dia faz com que o homem fique mais vulnerável aos agentes estressores, desestabilizando seu organismo. Por isso, há necessidade do atendimento acolhedor e humanitário por meio do cuidado integral, promovendo o bem-estar e qualidade de vida. As terapias complementares como a aromaterapia vem ganhando grande destaque nas áreas da estética e saúde. Essas terapias, segundo referenciais como os de Helman (2004), conseguem muitas vezes proporcionar para as pessoas que utilizam a sensação de equilíbrio corpóreo e bem-estar entre outros aspectos pessoais / individuais. Vários óleos essenciais são utilizados para o tratamento do estresse e devem ser manipulados por um profissional com conhecimento científico sobre os efeitos que proporciona. O objetivo do presente trabalho, consiste em uma levantamento bibliográfico da utilização dos óleos essenciais no tratamento do estresse, bem como em suas consequências a para a saúde. Conclui-se que a aromaterapia possui um papel significativo nos efeitos do estresse, pois proporciona momentos de satisfação e bem estar ao paciente.UNIPAR2015-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/515710.25110/arqsaude.v18i1.2014.5157Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 18 n. 1 (2014)1982-114X10.25110/arqsaude.v18i1.2014reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5157/2983Paganini, TatianaSilva, Yolanda Flores einfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-06T15:50:19Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/5157Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2017-07-06T15:50:19Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv O USO DA AROMATERAPIA NO COMBATE AO ESTRESSE
title O USO DA AROMATERAPIA NO COMBATE AO ESTRESSE
spellingShingle O USO DA AROMATERAPIA NO COMBATE AO ESTRESSE
Paganini, Tatiana
title_short O USO DA AROMATERAPIA NO COMBATE AO ESTRESSE
title_full O USO DA AROMATERAPIA NO COMBATE AO ESTRESSE
title_fullStr O USO DA AROMATERAPIA NO COMBATE AO ESTRESSE
title_full_unstemmed O USO DA AROMATERAPIA NO COMBATE AO ESTRESSE
title_sort O USO DA AROMATERAPIA NO COMBATE AO ESTRESSE
author Paganini, Tatiana
author_facet Paganini, Tatiana
Silva, Yolanda Flores e
author_role author
author2 Silva, Yolanda Flores e
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paganini, Tatiana
Silva, Yolanda Flores e
description O modelo biomédico tradicional, muitas vezes, realiza o atendimento fragmentado, não dá ênfase ao ser humano em sua totalidade. A correria do dia a dia faz com que o homem fique mais vulnerável aos agentes estressores, desestabilizando seu organismo. Por isso, há necessidade do atendimento acolhedor e humanitário por meio do cuidado integral, promovendo o bem-estar e qualidade de vida. As terapias complementares como a aromaterapia vem ganhando grande destaque nas áreas da estética e saúde. Essas terapias, segundo referenciais como os de Helman (2004), conseguem muitas vezes proporcionar para as pessoas que utilizam a sensação de equilíbrio corpóreo e bem-estar entre outros aspectos pessoais / individuais. Vários óleos essenciais são utilizados para o tratamento do estresse e devem ser manipulados por um profissional com conhecimento científico sobre os efeitos que proporciona. O objetivo do presente trabalho, consiste em uma levantamento bibliográfico da utilização dos óleos essenciais no tratamento do estresse, bem como em suas consequências a para a saúde. Conclui-se que a aromaterapia possui um papel significativo nos efeitos do estresse, pois proporciona momentos de satisfação e bem estar ao paciente.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5157
10.25110/arqsaude.v18i1.2014.5157
url https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5157
identifier_str_mv 10.25110/arqsaude.v18i1.2014.5157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5157/2983
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 18 n. 1 (2014)
1982-114X
10.25110/arqsaude.v18i1.2014
reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron:UNIPAR
instname_str Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron_str UNIPAR
institution UNIPAR
reponame_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
collection Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)
repository.mail.fl_str_mv ||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br
_version_ 1800218854094274560