ISOLAMENTO E ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DE FUNGOS ENDOFÍTICOS DE Piper glabratum Kunth

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Kamyla Morais de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Boas, Edilene Vilas, Bonett, Lucimar Pereira, Júnior, Euclides Lara Cardozo, Bernardi-Wenzel, Juliana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5258
Resumo: Devido a capacidade dos endófitos em colonizar diferentes espécies de plantas, inclusive as medicinais, produzindo substâncias de interesse biotecnológico como antibióticos, o objetivo deste trabalho foi isolar fungos endofíticos de folhas de Piper glabratum Kunth e avaliar a atividade antibacteriana contra bactérias patogênicas humanas. O isolamento dos fungos endofíticos foi realizado utilizando-se a desinfestação superficial com hipoclorito de sódio 3%. Para avaliação da atividade antibacteriana, foi obtido extrato de 20 fungos endofíticos isolados que foram testados o extrato diretamente na fase aquosa, a fração obtida com acetato de etila e com clorofórmio P.A. Foi utilizado o teste de difusão em discos contra as bactérias patogênicas humanas Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Salmonella enterica e Shigella flexneri. Em placas de Petri com meio Muller Hinton (MH) contendo as bactérias foram inseridos quatro discos de papel estéreis inoculados com 10 µL de cada extrato metabólito. Avaliou-se a atividade antimicrobiana pela formação de halos de inibição. Foi possível isolar 98 de P. glabratum, com frequência de isolamento de 98%. Dentre os 20 fungos avaliados quanto a atividade antimicrobiana, catorze isolados apresentaram atividade antibacteriana para pelo menos uma das quatro bactérias patogênicas testadas, destacando-se potencial de inibição para a bactéria S. aureus a partir dos testes realizados diretamente com o extrato bruto e com acetato de etila.
id UNIPAR-1_f14dfdd795179f72de1268d9acdbcc68
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/5258
network_acronym_str UNIPAR-1
network_name_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository_id_str
spelling ISOLAMENTO E ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DE FUNGOS ENDOFÍTICOS DE Piper glabratum KunthDevido a capacidade dos endófitos em colonizar diferentes espécies de plantas, inclusive as medicinais, produzindo substâncias de interesse biotecnológico como antibióticos, o objetivo deste trabalho foi isolar fungos endofíticos de folhas de Piper glabratum Kunth e avaliar a atividade antibacteriana contra bactérias patogênicas humanas. O isolamento dos fungos endofíticos foi realizado utilizando-se a desinfestação superficial com hipoclorito de sódio 3%. Para avaliação da atividade antibacteriana, foi obtido extrato de 20 fungos endofíticos isolados que foram testados o extrato diretamente na fase aquosa, a fração obtida com acetato de etila e com clorofórmio P.A. Foi utilizado o teste de difusão em discos contra as bactérias patogênicas humanas Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Salmonella enterica e Shigella flexneri. Em placas de Petri com meio Muller Hinton (MH) contendo as bactérias foram inseridos quatro discos de papel estéreis inoculados com 10 µL de cada extrato metabólito. Avaliou-se a atividade antimicrobiana pela formação de halos de inibição. Foi possível isolar 98 de P. glabratum, com frequência de isolamento de 98%. Dentre os 20 fungos avaliados quanto a atividade antimicrobiana, catorze isolados apresentaram atividade antibacteriana para pelo menos uma das quatro bactérias patogênicas testadas, destacando-se potencial de inibição para a bactéria S. aureus a partir dos testes realizados diretamente com o extrato bruto e com acetato de etila.UNIPAR2015-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/525810.25110/arqsaude.v19i1.2015.5258Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 19 n. 1 (2015)1982-114X10.25110/arqsaude.v19i1.2015reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5258/3031Oliveira, Kamyla Morais deBoas, Edilene VilasBonett, Lucimar PereiraJúnior, Euclides Lara CardozoBernardi-Wenzel, Julianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-06T14:25:54Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/5258Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2017-07-06T14:25:54Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv ISOLAMENTO E ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DE FUNGOS ENDOFÍTICOS DE Piper glabratum Kunth
title ISOLAMENTO E ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DE FUNGOS ENDOFÍTICOS DE Piper glabratum Kunth
spellingShingle ISOLAMENTO E ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DE FUNGOS ENDOFÍTICOS DE Piper glabratum Kunth
Oliveira, Kamyla Morais de
title_short ISOLAMENTO E ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DE FUNGOS ENDOFÍTICOS DE Piper glabratum Kunth
title_full ISOLAMENTO E ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DE FUNGOS ENDOFÍTICOS DE Piper glabratum Kunth
title_fullStr ISOLAMENTO E ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DE FUNGOS ENDOFÍTICOS DE Piper glabratum Kunth
title_full_unstemmed ISOLAMENTO E ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DE FUNGOS ENDOFÍTICOS DE Piper glabratum Kunth
title_sort ISOLAMENTO E ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DE FUNGOS ENDOFÍTICOS DE Piper glabratum Kunth
author Oliveira, Kamyla Morais de
author_facet Oliveira, Kamyla Morais de
Boas, Edilene Vilas
Bonett, Lucimar Pereira
Júnior, Euclides Lara Cardozo
Bernardi-Wenzel, Juliana
author_role author
author2 Boas, Edilene Vilas
Bonett, Lucimar Pereira
Júnior, Euclides Lara Cardozo
Bernardi-Wenzel, Juliana
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Kamyla Morais de
Boas, Edilene Vilas
Bonett, Lucimar Pereira
Júnior, Euclides Lara Cardozo
Bernardi-Wenzel, Juliana
description Devido a capacidade dos endófitos em colonizar diferentes espécies de plantas, inclusive as medicinais, produzindo substâncias de interesse biotecnológico como antibióticos, o objetivo deste trabalho foi isolar fungos endofíticos de folhas de Piper glabratum Kunth e avaliar a atividade antibacteriana contra bactérias patogênicas humanas. O isolamento dos fungos endofíticos foi realizado utilizando-se a desinfestação superficial com hipoclorito de sódio 3%. Para avaliação da atividade antibacteriana, foi obtido extrato de 20 fungos endofíticos isolados que foram testados o extrato diretamente na fase aquosa, a fração obtida com acetato de etila e com clorofórmio P.A. Foi utilizado o teste de difusão em discos contra as bactérias patogênicas humanas Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Salmonella enterica e Shigella flexneri. Em placas de Petri com meio Muller Hinton (MH) contendo as bactérias foram inseridos quatro discos de papel estéreis inoculados com 10 µL de cada extrato metabólito. Avaliou-se a atividade antimicrobiana pela formação de halos de inibição. Foi possível isolar 98 de P. glabratum, com frequência de isolamento de 98%. Dentre os 20 fungos avaliados quanto a atividade antimicrobiana, catorze isolados apresentaram atividade antibacteriana para pelo menos uma das quatro bactérias patogênicas testadas, destacando-se potencial de inibição para a bactéria S. aureus a partir dos testes realizados diretamente com o extrato bruto e com acetato de etila.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5258
10.25110/arqsaude.v19i1.2015.5258
url https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5258
identifier_str_mv 10.25110/arqsaude.v19i1.2015.5258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/5258/3031
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 19 n. 1 (2015)
1982-114X
10.25110/arqsaude.v19i1.2015
reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron:UNIPAR
instname_str Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron_str UNIPAR
institution UNIPAR
reponame_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
collection Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)
repository.mail.fl_str_mv ||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br
_version_ 1800218854146703360