EDUCAÇÃO AMBIENTAL E METODOLOGIAS ATIVAS NO COMBATE A BIOPIRATARIA
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/15229 |
Resumo: | A biopirataria é um problema social, ambiental e econômico. Essa atividade pode ser definida como a utilização ou exploração de recursos naturais ou conhecimento tradicionais sem a devida autorização do Estado. Assim, este estudo teve por objetivo apresentar um relato de experiência docente sobre o uso de metodologias ativas na Educação Ambiental e no combate à biopirataria. As atividades foram desenvolvidas com turmas de 3º a 5º ano do ensino fundamental de uma Escola Municipal de Educação Básica de Lages-SC. Foram realizadas palestras sobre Educação Ambiental, visitas ao quartel da polícia ambiental, jogos da memória e trilha humana. A utilização de metodologias ativas demonstrou ser um método eficaz para abordar esse tema complexo e estimular uma visão crítica dos alunos. Na palestra foi possível perceber que o contato dos estudantes com a serpente, foi muito positivo, pois promoveu além de conscientização, a desmistificação desses seres tão importantes para a cadeia alimentar e para o ecossistema. A visita ao quartel da Polícia Ambiental proporcionou experiências práticas que complementaram o aprendizado. Após as experiências com as palestras e visitações, os jogos visaram a fixação dos conhecimentos. Com jogos da memória foi exercitado a capacidade de lembrar e recordar informações, sobre os animais mais traficados no Brasil. Já na trilha humana observou-se que os alunos tiveram oportunidade de vivenciar as consequências das decisões ambientais que tomaram durante o jogo, e eles não queriam cair nas casas de mensagens negativas. Conclui-se que a Educação Ambiental no ambiente escolar, desempenha um papel vital na formação de cidadãos conscientes, responsáveis e comprometidos com a proteção do meio ambiente, ela fornece as bases para um futuro mais sustentável, promovendo políticas e práticas sustentáveis. |
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EDUCAÇÃO AMBIENTAL E METODOLOGIAS ATIVAS NO COMBATE A BIOPIRATARIAEducação Ambiental. Metodologias ativas. Biopirataria.A biopirataria é um problema social, ambiental e econômico. Essa atividade pode ser definida como a utilização ou exploração de recursos naturais ou conhecimento tradicionais sem a devida autorização do Estado. Assim, este estudo teve por objetivo apresentar um relato de experiência docente sobre o uso de metodologias ativas na Educação Ambiental e no combate à biopirataria. As atividades foram desenvolvidas com turmas de 3º a 5º ano do ensino fundamental de uma Escola Municipal de Educação Básica de Lages-SC. Foram realizadas palestras sobre Educação Ambiental, visitas ao quartel da polícia ambiental, jogos da memória e trilha humana. A utilização de metodologias ativas demonstrou ser um método eficaz para abordar esse tema complexo e estimular uma visão crítica dos alunos. Na palestra foi possível perceber que o contato dos estudantes com a serpente, foi muito positivo, pois promoveu além de conscientização, a desmistificação desses seres tão importantes para a cadeia alimentar e para o ecossistema. A visita ao quartel da Polícia Ambiental proporcionou experiências práticas que complementaram o aprendizado. Após as experiências com as palestras e visitações, os jogos visaram a fixação dos conhecimentos. Com jogos da memória foi exercitado a capacidade de lembrar e recordar informações, sobre os animais mais traficados no Brasil. Já na trilha humana observou-se que os alunos tiveram oportunidade de vivenciar as consequências das decisões ambientais que tomaram durante o jogo, e eles não queriam cair nas casas de mensagens negativas. Conclui-se que a Educação Ambiental no ambiente escolar, desempenha um papel vital na formação de cidadãos conscientes, responsáveis e comprometidos com a proteção do meio ambiente, ela fornece as bases para um futuro mais sustentável, promovendo políticas e práticas sustentáveis.Editora ICEPBurigo, Gabriella Leiteda Silva, Bruna Fernanda2023-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/15229Revista GepesVida; v. 9, n. 22 (2023): GEPESVIDA2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/15229/323A revista GEPESVIDA é de acesso livre. É, portanto, fundamental que o autor ao utilizar-se dela para publicação de trabalhos observe conduta apoiada em princípios éticos, de modo a respeitar o direito de propriedade intelectual sobre a obra a ser submetida. Dessa maneira, a Revista GEPESVIDA busca agir sob uma política de publicação no intuito de proteger seus interesses como veículo divulgador da ciência, bem como garantir os interesses de seus colaboradores que aqui depositam sua confiança publicando o resultado de suas pesquisas científicas.O termo de cessão que segue é regido pela lei n° 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-19T18:53:10Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/15229Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2023-12-19T18:53:10Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
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