RESPALDO LEGAL E IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM FRENTE A PUNÇÃO INTRAÓSSEA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reche, Luiz Matheus
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: da Rosa, Geraldo Antônio, da Silva Teixeira Junqueira, Nanci
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gepesvida
Texto Completo: http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/266
Resumo: A punção intraóssea é um procedimento de acesso a circulação sistêmica através da estrutura óssea do paciente, sendo de suma importância nos âmbitos de urgência e emergência, principalmente no atendimento em pacientes pediátricos. É a primeira alternativa, após a tentativa de acesso venoso periférico não obter sucesso no atendimento que necessite resposta rápida a condição clínica do paciente. O objetivo do presente estudo foi demonstrar a importância do enfermeiro frente ao procedimento de punção intraóssea, as competências e o embasamento legal dos cuidados relacionados à obtenção do acesso a rede circulatória pela estrutura óssea em urgência e emergência. Para o embasamento do estudo foi buscado em site científicos como: Scientific Eletronic Library Online (SciELO); Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Base de Dados em Enfermagem (BDENF), disponibilizados na íntegra, publicados no período de 2007 a 2017, além dos Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e Conselho Regional de Enfermagem (COREN), sendo utilizadas as seguintes palavras-chave cadastradas nas bibliotecas eletrônicas das Ciências da Saúde: infusões intraósseas, Enfermagem e Enfermagem intensiva. Fica evidente a necessidade de pesquisas relativas ao tema e um documento conciso a nível de Conselho Federal que respalde o procedimento e de um norte para a formatação de protocolos de instituições e pareceres de conselhos estaduais dos profissionais em saúde no atendimento de urgência e emergência principalmente no atendimento pediátrico no acesso vascular por via intraóssea.
id UNIPLAC_140cfc2c2a6145ae2ad5e5aa8bf5c280
oai_identifier_str oai:ojs.icepsc.com.br:article/266
network_acronym_str UNIPLAC
network_name_str Revista Gepesvida
repository_id_str
spelling RESPALDO LEGAL E IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM FRENTE A PUNÇÃO INTRAÓSSEAInfusões Intraósseas – Enfermagem - Enfermagem Intensiva.A punção intraóssea é um procedimento de acesso a circulação sistêmica através da estrutura óssea do paciente, sendo de suma importância nos âmbitos de urgência e emergência, principalmente no atendimento em pacientes pediátricos. É a primeira alternativa, após a tentativa de acesso venoso periférico não obter sucesso no atendimento que necessite resposta rápida a condição clínica do paciente. O objetivo do presente estudo foi demonstrar a importância do enfermeiro frente ao procedimento de punção intraóssea, as competências e o embasamento legal dos cuidados relacionados à obtenção do acesso a rede circulatória pela estrutura óssea em urgência e emergência. Para o embasamento do estudo foi buscado em site científicos como: Scientific Eletronic Library Online (SciELO); Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Base de Dados em Enfermagem (BDENF), disponibilizados na íntegra, publicados no período de 2007 a 2017, além dos Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e Conselho Regional de Enfermagem (COREN), sendo utilizadas as seguintes palavras-chave cadastradas nas bibliotecas eletrônicas das Ciências da Saúde: infusões intraósseas, Enfermagem e Enfermagem intensiva. Fica evidente a necessidade de pesquisas relativas ao tema e um documento conciso a nível de Conselho Federal que respalde o procedimento e de um norte para a formatação de protocolos de instituições e pareceres de conselhos estaduais dos profissionais em saúde no atendimento de urgência e emergência principalmente no atendimento pediátrico no acesso vascular por via intraóssea. Editora ICEPReche, Luiz Matheusda Rosa, Geraldo Antônioda Silva Teixeira Junqueira, Nanci2018-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/266Revista GepesVida; v. 4, n. 7 (2018): GepesVida2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/266/116info:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-30T00:34:27Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/266Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2018-07-30T00:34:27Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false
dc.title.none.fl_str_mv RESPALDO LEGAL E IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM FRENTE A PUNÇÃO INTRAÓSSEA
title RESPALDO LEGAL E IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM FRENTE A PUNÇÃO INTRAÓSSEA
spellingShingle RESPALDO LEGAL E IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM FRENTE A PUNÇÃO INTRAÓSSEA
Reche, Luiz Matheus
Infusões Intraósseas – Enfermagem - Enfermagem Intensiva.
title_short RESPALDO LEGAL E IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM FRENTE A PUNÇÃO INTRAÓSSEA
title_full RESPALDO LEGAL E IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM FRENTE A PUNÇÃO INTRAÓSSEA
title_fullStr RESPALDO LEGAL E IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM FRENTE A PUNÇÃO INTRAÓSSEA
title_full_unstemmed RESPALDO LEGAL E IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM FRENTE A PUNÇÃO INTRAÓSSEA
title_sort RESPALDO LEGAL E IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM FRENTE A PUNÇÃO INTRAÓSSEA
author Reche, Luiz Matheus
author_facet Reche, Luiz Matheus
da Rosa, Geraldo Antônio
da Silva Teixeira Junqueira, Nanci
author_role author
author2 da Rosa, Geraldo Antônio
da Silva Teixeira Junqueira, Nanci
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Reche, Luiz Matheus
da Rosa, Geraldo Antônio
da Silva Teixeira Junqueira, Nanci
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Infusões Intraósseas – Enfermagem - Enfermagem Intensiva.
topic Infusões Intraósseas – Enfermagem - Enfermagem Intensiva.
description A punção intraóssea é um procedimento de acesso a circulação sistêmica através da estrutura óssea do paciente, sendo de suma importância nos âmbitos de urgência e emergência, principalmente no atendimento em pacientes pediátricos. É a primeira alternativa, após a tentativa de acesso venoso periférico não obter sucesso no atendimento que necessite resposta rápida a condição clínica do paciente. O objetivo do presente estudo foi demonstrar a importância do enfermeiro frente ao procedimento de punção intraóssea, as competências e o embasamento legal dos cuidados relacionados à obtenção do acesso a rede circulatória pela estrutura óssea em urgência e emergência. Para o embasamento do estudo foi buscado em site científicos como: Scientific Eletronic Library Online (SciELO); Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Base de Dados em Enfermagem (BDENF), disponibilizados na íntegra, publicados no período de 2007 a 2017, além dos Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e Conselho Regional de Enfermagem (COREN), sendo utilizadas as seguintes palavras-chave cadastradas nas bibliotecas eletrônicas das Ciências da Saúde: infusões intraósseas, Enfermagem e Enfermagem intensiva. Fica evidente a necessidade de pesquisas relativas ao tema e um documento conciso a nível de Conselho Federal que respalde o procedimento e de um norte para a formatação de protocolos de instituições e pareceres de conselhos estaduais dos profissionais em saúde no atendimento de urgência e emergência principalmente no atendimento pediátrico no acesso vascular por via intraóssea.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/266
url http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/266/116
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
publisher.none.fl_str_mv Editora ICEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista GepesVida; v. 4, n. 7 (2018): GepesVida
2447-3545
reponame:Revista Gepesvida
instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron:UNIPLAC
instname_str Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
instacron_str UNIPLAC
institution UNIPLAC
reponame_str Revista Gepesvida
collection Revista Gepesvida
repository.name.fl_str_mv Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)
repository.mail.fl_str_mv andrade@technologist.com||
_version_ 1797174699271127040